sexta-feira, 26 de março de 2010

Novo reforço ao aprendizado (5)

LIÇÃO 85

A revisão de hoje abrangerá estas ideias:

1. (69) Minhas mágoas escondem a luz do mundo em mim.

Minhas mágoas me mostram o que não existe e escondem de mim o que quero ver. Reconhecendo isto, para que quero minhas mágoas? Elas me mantêm nas trevas e escondem a luz. Mágoas e luz não podem combinar, mas luz e visão têm de estar unidas para eu ver. Para ver, tenho de abandonar as mágoas. Eu quero ver, e este será o meio pelo qual serei bem-sucedido.

2. Formas específicas para esta ideia poderiam ser feitas destas maneiras:

Que eu não use isto como uma barreira à visão.
A luz do mundo limpará tudo isto com seu brilho.
Não tenho nenhuma necessidade disto. Eu quero ver.

3. (70) Minha salvação vem de mim.

Hoje reconhecerei onde está minha salvação. Ela está em mim porque aí está sua Fonte. Ela não deixa sua Fonte e por isto não pode deixar minha mente. Não procurarei por ela fora de mim mesmo. Ela não é encontrada fora e, em seguida, trazida para dentreo. Mas, de dentro de mim, ela alcançará o que está além, e tudo o que vejo refletirá apenas a luz que brilha em mim e em si mesma.

4. Estas formas da ideia são adequadas para aplicações mais específicas:

Que isto não tente a procurar minha salvação fora de mim.
Eu não deixarei que isto se intrometa com minha consciência da Fonte de minha salvação.
Isto não tem nenhum poder para afastar de mim a salvação.

Um comentário:

  1. Prezado Moises
    Finalmente o fire wall do escritório me deixou entrar neste seu importante blog.
    E vou usar o text abaixo que a Carmen Thiago enviou ontem que tem sido a tonica do meu dia.
    Love
    Roberto
    NA ILUSÃO, O TEMPO É UM MESTRE CRUEL
    Na ilusão vocês passam muito tempo esperando pelas coisas acontecerem, ou esperando e tendo esperança de que certas coisas não aconteçam. De qualquer modo vocês esperam muito, o que é estressante, aborrecido e inútil. Na ilusão o tempo é o principal problema para vocês e parece controlar suas vidas - porque sem ele não haveria causa e efeito.

    Na Realidade há somente o eterno agora.
    Aqui, causa e efeito são um, sempre presentes, não divididos.

    Estando tão imersos na ideia de tempo vocês não conseguem conceber a vida sem ele, deixam de imaginar como poderia ser. Na Realidade vocês não têm necessidades, então o tempo seria irrelevante.

    Na ilusão o tempo é mestre cruel de quem todos vocês parecem ser escravos. Vocês são governados pelo passar do tempo porque o que vocês esperam com um entusiasmo alegre irá passar junto com ele, deixando vocês outra vez desolados e desencorajados.

    Viver no momento do agora - aceitando o que existe, sem se preocupar com o que passou ou o que ainda está para vir - é o caminho para a paz.


    E o tempo corre, deixando-os ansiosos e confusos, então vocês correm mais ainda, preocupando-se o tempo todo. Não é tão insano assim?

    Na Realidade tudo é sublimemente alegre e em paz, já que não há o tempo ameaçando vocês com desperdício dele ou com prazos finais que ele lhes impõe.

    A Realidade apenas é.

    Este é um conceito difícil de compreender quando vocês estão tão profundamente imersos na ilusão. A ilusão impõe em vocês estresse e ansiedade porque ela não pode oferecer certezas. A qualquer momento pode irromper uma catástrofe - vocês veem isto acontecendo com os outros todos os dias - e então vocês têm de tomar todos os tipos de precauções preventivas. Aí descobrem que essas são inadequadas e precisam planejar outras.

    A vida é um esforço constante para providenciar proteção e segurança, e na ilusão isso é impossível. Vocês se distraem com grandes planos e esquemas que parecem funcionar, e então ocorrem outros eventos imprevistos e imprevisíveis, jogando-os mais uma vez num estado de perplexidade e aflição, no qual vocês sentem uma forte necessidade de se afixarem em alguém para julgar, culpar e punir.

    Despertar e sair da ilusão é um caminho para a alegria e a liberdade; e vocês irão despertar - isso é inevitável.

    Quando os outros solicitarem sua opinião, a incrível impressão que eles terão será uma de natureza tranquila e pacífica que não contém nenhuma necessidade de julgar, condenar ou considerar alguém inaceitável.

    Se vocês continuarem fazendo assim durante o tempo remanescente que vocês passarão na ilusão, vocês estarão acrescentando mais auxílio e força à intensidade do campo divino que envolve o planeta e que está assistindo no processo de despertar. E, claro, vocês também colherão os benefícios deste modo satisfatório de viver.

    Vocês todos são divinamente amados e apreciados em todos os momentos e vocês são infinitamente honrados e respeitados pelo caminho que vocês escolheram seguir - um caminho que os está levando infalivelmente para fora da ilusão e em direção à sua destinação celestial.

    Com muito amor,

    ResponderExcluir