domingo, 14 de março de 2010

Aprender e aceitar a vontade verdadeira

LIÇÃO 73

Eu quero que haja luz.

1. Vamos considerar, hoje, a vontade que compartilhas com Deus. Ela não é a mesma coisa que os desejos fúteis do ego, dos quais surgem a escuridão e o nada. A vontade que compartilhas com Deus tem todo o poder da criação em si. Os desejos fúteis do ego não são compartilhados e, por isto, não têm absolutamente nenhum poder. Eles não são fúteis considerando-se que podem fazer um mundo de ilusões no qual tua crença pode ser muito forte. Mas eles são fúteis, de fato, em termos de criação.

2. Desejos fúteis e mágoas são associados ou co-autores em retratar o mundo que vês. Os desejos do ego deram origem ao mundo que vês e a necessidade do ego de mágoas, que são imprescindíveis para garantir sua existência, o povoa de imagens que parecem te atacar e exigir um julgamento "justo". Estas imagens se tornam os intermediários que o ego emprega para lidar com as mágoas. Elas se colocam entre tua consciência e a realidade de teus irmãos. Ao vê-las, tu não conheces teus irmãos, nem teu Ser.

3. Tua vontade está perdida para ti neste estranho intercâmbio, no qual se troca a culpa de um lado para o outro e as mágoas aumentam a cada troca. Um mundo assim pode ter sido criado pela Vontade que o Filho de Deus compartilha com seu Pai? Deus criou a desventura para Seu Filho? A criação é a Vontade de Ambos simultaneamente. Deus criaria um mundo que matasse a Ele Mesmo?

4. Hoje vamos tentar mais uma vez alcançar o mundo que está em harmonia com tua vontade. A luz está nele porque ele não se opõe à Vontade de Deus. Não é o Céu, mas a luz do Céu brilha sobre ele. A escuridão desapareceu. Os desejos fúteis do ego se retiraram. Mas a luz que brilha sobre este mundo reflete tua vontade e, por isso, tem de ser em ti que vamos procurá-la.

5. Teu retrato do mundo só pode espelhar o que está dentro. Não se pode encontrar nem a fonte da luz nem a das trevas fora. As mágoas escurecem tua mente, e buscas e geras um mundo sombrio. O perdão dissipa a escuridão, reafirma tua vontade e te permite olhar para um mundo de luz. Enfatizamos repetidas vezes que a barreira das mágoas é facilmente ultrapassada e não pode se interpor entre tu e tua salvação. A razão é muito simples. Tu queres realmente ficar no inferno? Tu queres realmente chorar e sofrer e morrer?

6. Esquece os argumentos do ego, que buscam provar que tudo isto é, de fato, o Céu. Tu sabes que não é verdade. Tu não podes querer isto para ti mesmo. Há um ponto além do qual as ilusões não podem ir. Sofrer não é felicidade, e é a felicidade que queres realmente. Na verdade, esta é tua vontade. E, por isso, a salvação também é tua vontade. Tu queres ser bem-sucedido naquilo que tentas fazer hoje. Nós o empreendemos com tua bênção e teu feliz consentimento.

7. Seremos bem-sucedidos hoje, se te lembrares de que queres a salvação para ti mesmo. Tu queres aceitar o plano de Deus porque fazes parte dele. Tu não tens nenhuma vontade que possa, de fato, se opor a ele, e não queres fazê-lo. A salvação é para ti. Acima de tudo, queres a liberdade para te lembrares de Quem és verdadeiramente. Hoje é o ego que fica impotente diante de tua vontade. Tua vontade é livre e nada pode vencê-la.

8. Por isto, empreendemos os exercícios para hoje com alegre confiança, certos de que acharemos o que for tua vontade achar e de que lembraremos o que for tua vontade lembrar. Nenhum desejo fútil pode nos impedir, nem nos enganar com uma ilusão de força. Permite que tua vontade seja feita hoje, e põe fim para sempre na crença louca de que escolhes o inferno em lugar do Céu.

9. Começaremos nossos períodos de prática mais longos com o reconhecimento de que o plano de Deus para a salvação, e apenas o d'Ele, está totalmente de acordo com tua vontade. Ele não é o propósito de um poder estranho a que és forçado a aceitar a contragosto. É o único propósito neste momento com o qual tu e teu Pai estão em perfeito acordo. Serás bem-sucedido hoje, o tempo estabelecido para a liberação do Filho de Deus do inferno e de todos os desejos vãos. Agora sua vontade é devolvida a sua consciência. Ele está disposto, neste dia mesmo, a olhar para a luz em si e ser salvo.

10. Depois de te lembrares disto e de te decidires a manter tua vontade com clareza em tua mente, dize a ti mesmo com paciente firmeza e convicção serena:

Eu quero que haja luz. Que eu veja a luz
que reflete a Vontade de Deus e a minha.

Em seguida, deixa que tua vontade se afirme, unida ao poder de Deus e unida a teu Ser. Coloca o restante do período de prática sob a orientação d'Eles. Une-te a Eles enquanto Eles mostram o caminho.

11. Nos períodos de prática mais breves, faze mais uma vez uma declaração daquilo que realmente queres. Dize:

Eu quero que haja luz. A escuridão não é minha vontade.

Isto deve ser repetido várias vezes por hora. É mais importante, porém, aplicar a ideia de hoje desta forma imediatamente caso sejas tentado a guardar uma mágoa de qualquer tipo. Isto te ajudará a abandonar tuas mágoas, em lugar de nutrí-las e escondê-las na escuridão.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, 14 de março, a ideia que a lição que o Curso nos oferece, de certa forma, amplia e estende o alcance da ideia que praticamos ontem. Uma vez que já aprendemos que são nossas mágoas que escondem a luz do mundo que trazemos conosco, de nós mesmos e do mundo, não é equivocado dizer que nossas mágoas são a forma que o ego encontra para nos fazer mergulhar na escuridão e rejeitar a luz, que é nossa vontade por ser o que somos, na verdade.

Ao fazer isto, estamos, ao mesmo tempo, rejeitando o plano de Deus para a salvação e atacando-o, com a intenção de destruí-lo, tomando o ego por Deus, conforme vimos na lição de ontem.

É para nos libertar destes equívocos que a ideia e as práticas de hoje vêm em nosso auxílio. Para que aprendamos a trazer de volta à consciência aquilo que é nossa vontade, da qual nos esquecêramos, iludidos pelas artimanhas do ego. Somos luz, na verdade. E nossa vontade só pode ser a luz. Pratiquemos, pois.

2 comentários:

  1. Olá Moisés, pessoal do grupo, tudo bem?

    Tenho percebido um silêncio por aqui, pouca gente escrevendo... o que será que está acontecendo?
    Estou afastada dos encontros e há tempos não tenho falado com o pessoal das 3as feiras, estou com saudades, mas em breve estarei de novo com vocês.

    Queria deixar aqui registrado o que tem acontecido comigo nestes dias ao longo destas lições. Lidar com as mágoas tem sido algo muito difícil, é algo que exige uma coragem que é difícil buscar dentro de si. Em alguns dias, em algumas lições, é mais fácil achar que não dá tempo de fazer. O blog tem ajudado muito a não caminhar sozinha. As palavras que eu leio aqui muitas vezes são meus minutos de férias ao longo do dia.
    Então, meu silêncio tem sido um silêncio de reflexão, concentração, e até preparação para enfrentar a resistência e criar coragem de olhar de frente para as mágoas.

    Há trechos nestas lições aos quais me parece que poderíamos concentrar nossos esforços de aprendizado, que resumem boa parte do que temos que buscar. Quantas vezes por dia pensamos: “se isso fosse diferente, eu seria salvo”?
    Tenho percebido que manter as mágoas são uma estratégia para manter o vínculo com algumas pessoas, quase como a criança que quer chamar a atenção para si. Pois é mais fácil soltar as mágoas de quem não é tão “importante” prá mim. Ou seja, soltar as mágoas dá uma sensação de vazio, de solidão... alguém consegue me ajudar a entender isso?

    Beijos a todos e uma excelente semana!
    Cristina.

    ResponderExcluir
  2. Ola Cristina,

    gostei muto do seu comentario e me identifiquei com ele tb.
    Para mim tb tem sido um desafio lidar com minhas magoas, as licoes tem me ajudado muito.
    Tem tb um texto que li a respeito das emoces, "Lidando com as Emocoes" um texto canalizado com 11 folhas por isso nao da pra colocar tudo aqui.
    Posso te mandar por email.

    "Algumas coisas podem ter entrado na vida de vocês, que provocaram, justificadamente, emoções de raiva e ressentimento em vocês. Isto pode ter acontecido na sua juventude, mais tarde, ou até em vidas passadas. É muito importante que vocês contatem essas emoções conscientemente, e percebam a raiva, a tristeza e qualquer outra energia intensamente carregada, dentro de vocês. Mas, num certo momento, vocês precisam responsabilizar-se pelas suas emoções, pois elas constituem as suas reações a um acontecimento externo.
    Estar centrado, ser claro e poderoso e espiritualmente equilibrado, significa que vocês assumem a responsabilidade por todas as emoções que estão em vocês. Vocês podem, então, reconhecer a emoção da raiva (por exemplo) dentro de si mesmos e, ao mesmo tempo, dizer: “Esta foi a minha reação a certos acontecimentos. Eu envolvo esta reação com compreensão mas, ao mesmo tempo, eu tenho a intenção de liberá-la.”
    Em última análise, a vida não é uma questão de estar certo; é uma questão de ser livre e inteiro. É muito libertador liberar as velhas reações emocionais que acabaram tornando-se um “estilo de vida”.
    Pode-se dizer que tudo se trata de um caminho intermediário sutil entre suprimir as emoções e afogar-se nelas. Dos dois lados, vocês foram criados com opiniões e ideais que não estão de acordo com a natureza da alquimia espiritual. A essência do crescimento espiritual é que vocês não suprimem nada, mas, ao mesmo tempo, assumem total responsabilidade por isso.
    “Eu sinto isto, eu escolho esta reação, para que eu possa curá-la.” Reivindicar a sua maestria – na verdade, é disto que se trata a minha mensagem de hoje.
    Talvez não seja realmente um caminho intermediário, mas um caminho diferente. Trata-se da maestria espiritual. Ao aceitarem tudo que existe dentro de vocês, vocês elevam-se acima disso e tornam-se o seu mestre. A maestria é tanto forte, quanto gentil. Ela é muito tolerante, mas também exige muita disciplina: a disciplina da coragem e da honestidade.
    Reivindiquem a sua maestria, tornem-se mestres de todas as porções de emoção que os torturam, muitas vezes pelas suas costas. Entrem em contato com elas, assumam a responsabilidade. Não se deixem levar por feridas emocionais inconscientes, que desviam vocês e bloqueiam o seu caminho para a liberdade interior. É a sua consciência que cura. Ninguém mais pode restaurar o poder sobre as suas próprias emoções, além de vocês mesmos. Não existem ferramentas ou meios externos para tirar essas emoções de vocês. É quando vocês se tornam conscientes delas, com força, determinação e compaixão, que elas são liberadas para a Luz.
    Tornar-se inteiro e livre, no nível emocional, é um dos aspectos mais importantes do crescimento espiritual."

    Eu quero que haja Luz

    ResponderExcluir