terça-feira, 2 de março de 2010

Recomeçando a caminhada

A jornada em direção à luz recomeça. Neste dia 2 de março, após o período de revisão da primeiras 50 lições, retomamos nossa caminhada, certos de que seremos bem-sucedidos, certos de que nada poderá nos impedir de alcançar nosso objetivo. O Espírito Santo é nosso guia, protetor e conselheiro. Podemos recorrer a Ele a qualquer instante, certos de que nunca ficaremos desamparados.

Vou mudar um pouquinho a forma pela qual lhes vinha apresentando as lições. Em lugar de lhes oferecer a lição e acrescentar um breve comentário no fim, a partir de hoje, vou fazer apenas uma pequena introdução, como esta, e, em seguida dispor do texto da lição do dia. Uma tentativa de não indicar a melhor forma de praticar ou de lhes dizer qualquer coisa que tire o foco do exercício que o Curso oferece. Certo?

Os comentários, como de costume, podem ser feitos no espaço que o blogue reserva para tanto por quem quer que deseje se manifestar. Seja para compartilhar uma experiência, uma vivência, um insight, seja para oferecer uma crítica construtiva ou uma colaboração que enriqueça nosso contato com o ensinamento. Ou ainda para corrigir eventuais falhas nos textos oferecidos, que são uma tentativa de revisar, corrigir e atualizar a tradução de que dispomos.

Aí vai então.

LIÇÃO 61

Eu sou a luz do mundo.

1. Quem é a luz do mundo senão o Filho de Deus? Esta, então, é simplesmente uma declaração da verdade acerca de ti mesmo. É o contrário de uma declaração de orgulho, de arrogância ou de auto-engano. Ela não descreve teu próprio auto-conceito. Ela não está relacionada a nenhuma das características com as quais dotas teus ídolos. Ela se aplica a ti tal como foste criado por Deus. Ela simplesmente declara a verdade.

2. Para o ego, a ideia de hoje é o epítome da auto-exaltação. Mas o ego não compreende a humildade e a confunde com auto-humilhação. A humildade consiste em aceitar teu papel na salvação e em não assumires nenhum outro. Não é humildade teimar que não podes ser a luz do mundo se esta é a função que Deus estabeleceu para ti. É só a arrogância que pode afirmar que esta função não pode ser para ti, e a arrogância é sempre do ego.

3. A humildade verdadeira pede que aceites a ideia de hoje porque é a Voz de Deus que te diz que ela é verdadeira. Este é um passo inicial na aceitação de tua função verdadeira na terra. É um passo gigantesco para assumires teu lugar legítimo na salvação. É uma afirmação indiscutível de teu direito a ser salvo, e um reconhecimento do poder que te é dado para salvar outros.

4. Vais querer pensar a respeito desta ideia tantas vezes quanto possível hoje. Ela é a resposta perfeita a todas as ilusões e, por isso, a toda tentação. Ela traz à verdade todas as imagnes que fazes de ti mesmo e te ajuda a ir em paz, aliviado e seguro de teu objetivo.

5. Deve-se empreender tantos períodos de prática quantos possíveis hoje, embora cada um deles não precise exceder um ou dois minutos. Deves começá-los dizendo a ti mesmo:

Eu sou a luz do mundo. Esta é minha única função.
É por esta razão que estou aqui.

Pensa, em seguida, nestas declarações por um breve momento, de preferência de olhos fechados se a situação permitir. Deixa que alguns pensamentos afins venham a ti e repete a ideia, se tua mente se desviar do pensamento centrarl.

6. Certifica-te tanto de começar quanto de terminar o dia com um período de prática. Deste modo, despertarás com um reconhecimento da verdade acerca de ti mesmo, tu a reforçarás ao longo do dia, e voltarás a dormir enquanto reafirmas tua função e teu único objetivo aqui. Estes dois períodos de prática podem ser mais longos do que os outros, se os achares proveitosos e quiseres estendê-los.

7. A ideia de hoje vai muito além das perspectivas mesquinhas do ego a respeito do que és e de qual é teu propósito. Na condição de um portador da salvação, isto é obviamente necessário. Este é o primeiro de vários passos gigantescos que daremos nas próximas semanas. Tenta começar a construir um alicerce firme para estes avanços. Tu és a luz do mundo. Deus construiu sobre ti Seu plano para a salvação de Seu Filho.

8 comentários:

  1. Bom dia Moisés, bom dia a todos!

    Não sei qual o motivo desta mudança em relação aos comentários, mas queria dizer que os comentários tem me ajudado muito a aprofundar a prática dos exercícios.

    Ontem mesmo deixei um post relatando que a prática desta revisão foi mais proveitosa que de anos anteriores e com certeza isso está relacionado à "ajudinha" que os comentários finais fornecem através do blog.

    Portanto, fica aqui minha opinião de que muitas vezes este empurrão numa direção certeira é mais valioso do que a liberdade de se deixar ir por onde quiser (o que na verdade todos nós continuamos tendo, mesmo com os comentários).

    Acho que, se eu puder opinar, os comentários poderiam ser mantidos...

    Beijos a todos
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Oi Moises querido estou morrendo de saudades.

    Estou de pleno acordo com a Cristina os seus comentarios me ajudavam e muito.
    mil bjs com todo meu amor
    Marilisa

    ResponderExcluir
  3. Cristina, querida,

    Obrigado por compartilhar. Obrigado por sua presença.

    É óbvio que você pode opinar, assim como todos que se disponham a tanto.

    A mudança a que me propus não significa que não vai haver comentário, só o mudei de lugar na tentativa de permitir que cada um se aproxime da lição da forma que lhe parecer melhor, uma vez direcionado o assunto das práticas na introdução.

    Em todo o caso, vamos ver se mais alguém se manifesta em relação a isso. Em minha opinião, se é que posso opinar, rsrsrsrs... a palavra final tem de ser do ensinamento. Isto é, o comentário, o direcionamento, me parece, ficam melhor no início, como introdução. O texto da lição, depois, só confirma aquilo de que se fala.

    O que você(s) acha(m)?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Moisés,

    Eu acho que ler a lição primeiro é que dá espaço para se entender sem nenhum direcionamento prévio, e seu comentário posterior ajuda a entender melhor.

    Ou seja: ao meu ver, esta ótimo como está, e se melhorar, estraga... rsss

    beijos a todos
    cristina

    ResponderExcluir
  5. Marilisa, querida,

    Saudade também de você. O grupo inteiro sente sua falta. Quando é que você vai nos dar o prazer de sua presença novamente?

    Obrigado por se manifestar. Veja o que respondi a respeito do comentário da Cristina, por favor. Vamos aguardar, então, o que outros têm a dizer. Mas acho que, na verdade, só muda a posição do comentário. E para os amantes da matemática há sempre que se lembrar daquela regrinha que diz que "a ordem dos fatores não altera o produto", não é mesmo?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. .
    Oi meus queridos...

    Não posso deixar de me manisfestar tmb...
    já que concordo com as meninas acima...
    Embora entenda a intenção e o argumento do Moiss, ainda acho que para a maioria dos estudantes, a fórmula antiga do comentário abaixo, ajudava a reforçar a leitura da lição que vinha primeiro... como um tipo de "explicativo" numa linguagem mas simples, que dava uma complementação excelente na sua compreenção...

    Milagres a todos...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  7. Moisa,

    gostava da forma anterior,mas se o comentario esta antes ou depois da licao realmente pra mim nao importa.
    O importante e que seu comentario esteja ali.
    Bj Miracle Friend

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Carmen.

    Obrigado, Dani.

    Tudo bem, tudo bem... foi apenas uma tentativa de deixar que a última palavra fosse dada ao texto, que julgo ser o mais importante. Mas não há problema em voltar à forma inicial.

    Obrigado a todas(os) pelas manifestações.

    ResponderExcluir