quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Praticando um novo modo de olhar

LIÇÃO 34

Eu poderia ver paz em vez disso.

1. A ideia para hoje começa a descrever as condições que predominam no outro modo de ver. Paz de espírito é evidentemente uma questão interior. Ela tem de começar com teus próprios pensamentos e, então, se estender para fora. É de tua paz de espírito que surge uma percepção pacífica do mundo.

2.Pede-se três períodos mais longos de prática para os exercícios de hoje. Aconselha-se um pela manhã e um à noite, com um período adicional a ser empreendido no intervalo a qualquer momento que pareça o mais adequado à disposição. Todas as aplicações devem ser feitas de olhos fechados. É para teu mundo interior que as aplicações da ideia de hoje devem ser feitas.

3. Pede-se cerca de cinco minutos de exame mental para cada um dos períodos mais longos de prática. Examina tua mente em busca de pensamentos de medo, situações que provoquem ansiedade, pessoas ou acontecimentos "desagradáveis", ou qualquer outra coisa a respeito da qual nutras pensamentos não amorosos. Observa-os todos despreocupadamente, repetindo a ideia para hoje devagar enquanto os observa surgirem em tua mente e deixa que cada um seja substituído pelo seguinte.

4. Se começares a sentir dificuldade para pensar em sujeitos específicos, continua a repetir a ideia para ti mesmo de uma maneira calma, sem aplicá-la a nada em particular.Certifica-te, porém, de não fazer nenhuma exclusão específica.

5. As aplicações mais breves têm de ser frequentes e devem ser feitas sempre que sentires que tua paz de espírito está ameaçada de algum modo. O objetivo é o de te protegeres da tentação durante o dia inteiro. Se surgir uma forma específica de tentação em tua consciência, o exercício deve tomar esta forma:

Eu poderia ver paz nesta situação em vez do que vejo nela agora.

6. Se as invasões a tua paz de espírito tomarem a forma de emoções adversas mais genéricas, tais como depressão, ansiedade ou angústia, usa a ideia em sua forma original. Se achares que precisas de mais do que uma aplicação da ideia de hoje para te ajudar a mudar o modo de pensar em qualquer contexto específico, tenta reservar alguns minutos e dedicá-los à repetição da ideia até experimentares alguma sensação de alívio. Ela te será útil se disseres a ti mesmo especificamente:

Eu posso substituir minhas sensações de depressão,
ansiedade ou angústia [ou meus pensamentos
a respeito desta situação, pessoa ou acontecimento] pela paz.

*


COMENTÁRIO:

Exatamente da mesma maneira que a ideia da lição de ontem, a lição deste dia 3 de fevereiro, traz uma alternativa para a substituição dos pensamentos que se baseiam na crença na separação por outros que nos indicam a direção da paz e da alegria.

Em qualquer situação pela qual passamos, para qualquer pessoa que encontremos, ou para qualquer acontecimento que nos chegue aos ouvidos ou mesmo um de que sejamos testemunhas, e que possam despertar sensações desagradáveis em nós, há outro modo de olhar que pode mostrar a paz em lugar do que vemos e experimentamos no primeiro momento de modo irrefletido e inconsequente.

Por que não experimentar?

Post Scriptum: Aproveito para agradecer e dar as boas vindas ao ou à OaujzDOms8yFlziHDXJLz._Ln4ei3hT1lo, que se juntou a nós no último dia 29, estendendo os agradecimentos e as boas vindas a Denise que também o fez há alguns dias. Se alguém tiver a curiosadade pode ? xeretar o blogue dela, Tecendo ideias, que é muito bacana. Basta clicar sobre a foto dela, que o Blogger vai fornecer o link para o endereço. Bem-vinda, Denise. Fique à vontade para contribuir, compartilhar, criticar ou acrescentar suas observações e experiências sempre que julgar necessário e pertinente. E bem-vindo(a) anônimo(a). Vale o mesmo convite.

3 comentários:

  1. É Moisés...é verdade! Eu realmente poderia...Ontem esqueci de pegar a xerox da lição para hoje no escritório, como costumo fazer toods os dias e hoje saí voando atrasada. Resultado: Só fui ler ao chegar em casa e agora no blog.
    Então, por favor desconsidere tudo que te falei ao telefone, porque eu REALMENTE poderia ter visto PAZ em tudo o que não vi.
    Me perdoe e obrigada por tudo...sempre...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Complementando: Não lembro se é assim, mas acho que dá para entender a intenção:
    * Sinto muito
    * Obrigada
    * Eu te amo.
    É quase isso, não?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Moisa e amigos do UCEM
    Impressionante como as licoes se encaixam perfeitamente pelo que estou passando.
    E como me pego envolvida pelo ego mesmo praticando a um certo tempo, pelo menos agora eu sei q ele agindo :-)).
    As licoes e nossas escolhas traz muitas coisas a tona para a auto-cura e assumir a responsabilidade sobre nos mesmos e consequentemente o todo.
    E hj qdo li esta licao que "eu poderia ver a paz em vez disso"
    Me pegou mais uma vez ou melhor meu ego.

    Sinto muito Me perdoe Te amo Sou grato

    Sou grato sou grato sou grato.

    um bj pra vcs todos ai

    Dani
    P.S: e meu portugues esta uma maravilha que beleza.
    Fugi da escola, eu e a Sania :-)))

    ResponderExcluir