quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O mundo não oferece nenhum perigo

LIÇÃO 48

Não há nada a temer.

1. A ideia para hoje simplesmente declara um fato. Não é um fato para aqueles que acreditam em ilusões, mas ilusões não são fatos. Na verdade, não há nada a temer. É muito fácil reconhecer isto. Mas, para aqueles que querem que as ilusões sejam verdadeiras, é muito difícil reconhecê-lo.

2. Os períodos de prática de hoje serão muito breves, muito simples e muito frequentes. Repete simplesmente a ideia tantas vezes quanto possível. Podes usá-la de olhos abertos a qualquer momento e em qualquer situação. Recomenda-se com veemência, porém, que reserves cerca de um minuto sempre que possível para fechar os olhos e repetir a ideia lentamente para ti mesmo várias vezes. É particularmente importante que utilizes a ideia imediatamente, se alguma coisa perturbar tua paz de espírito.

3. A presença do medo é um forte indício de que estás confiando em tua própria força. A consciência de que não há nada a temer demonstra que em algum lugar em tua mente, embora não necessariamente em um lugar que já reconheças, tu te lembraste de Deus e deixaste a força d'Ele tomar o lugar de tua fraqueza. No instante em que estiveres disposto a fazer isto, de fato, não há nada a temer.

*

COMENTÁRIO:

Quem neste mundo cheio de ilusões tem consciência de que "não há nada a temer" nunca? Todos os perigos que o mundo nos apresenta são apenas ilusões. Tudo aquilo em que se baseiam nossas formas de viver, nossos valores e nossas buscas pela felicidade não passam de auto-enganos a que nos induz o sistema de pensamento do ego. Pois, se pensarmos bem, há tantas formas de viver quanto seres humanos ou não-humanos neste mundo. Nenhuma é melhor do que qualquer outra. Nenhuma está totalmente fundamentada na verdade. Todas sofrem com a falta dela em algum momento. E todas estão coalhadas dos enganos que as ilusões provocam e dos perigos que as ilusões tentam vender.

A ideia da lição deste dia 17 de fevereiro, a quarta-feira de cinzas, é uma das mais importantes que o Curso nos oferece neste início das práticas do Livro de Exercícios, que objetivam a desfazer o modo com que vemos tudo agora, preparando-nos para a percepção verdadeira que a segunda parte do Livro dos Exercícios vai nos apresentar.

Pratiquemos, pois, com afinco, para aprender que não há nada que o mundo possa fazer que ofereça qualquer perigo ao Filho de Deus, que somos todos e cada um de nós.

5 comentários:

  1. *
    Olá meus queridos...

    Estive sem computador nesses últimos dias em que estou em Santos... só agora consegui um " emprestado "...rsss... Que lição maravilhosa essa e de que profundidade...

    Sei que nesse mundo das ilusões em que "pensamos" estar, esse pensamento não é muito fácil de se adotar plenamente... onde cremos que ele está cheio de ameaças, e de motivos de "medo", dos quais temos que nos "precaver" ou nos "defender ", e com base na idéia de que estamos sozinhos em nós mesmos, tendo que fazer e providenciar tudo sozinhos, e certos de que nesse mundo é assim mesmo, se "eu" não fizer, quem vai fazer por mim ...( nesse computer, não tem ponto de interrogação - P.I).

    ou seja... onde é "cada um por si "... e um "Deus por todos", meio duvidoso, já que não confiamos muito nessa Presença... que nem sequer conseguimos " ver "... P.I.
    mas pensemos assim...

    Se eu "creio " que Deus me habita, se creio que sou Seu Filho verdadeiramente, se creio que todo o Poder e a Perfeição Divinos estão em mim e por mim, então realmente...
    Nada tenho a temer...

    Mas a que ponto eu "creio" nisso - P.I.)

    A que ponto eu creio que em qualquer que seja a situação, a Voz de Deus em mim não apenas está presente, como tmb sendo a minha Luz, com todas as respostas e soluções a qualquer que seja a idéia de "problema" ou desconforto ou dor... cabendo a mim, apenas me dispôr a "ouvir " e "seguir " em confiança...

    A que ponto minha "certeza é absoluta" nessa verdade ... P.I.

    Não sei se percebem, que este é o único bloqueio que nos separa da Paz verdadeira que tanto buscamos... Pela Confiança !

    Pois se estivermos nessa confiança plena, estaremos com certeza e como consequência, nos sentindo plenamente ... seguros !
    E se estamos plenamente seguros...
    O que temos à temer ... P.I.

    Essa colocação é apenas um ponto de reflexão que apresento, para que examinemos em nosso ponto mais íntimo, sobre qual realmente é o nível de nossa confiança nessa verdade.

    Refletindo...
    Quando ouço os noticiários,com todas as "notícias" de corrupção, roubos excessivos, calamidades, etcc... sinto essa segurança plena em meu íntimo... consigo me manter na mais perfeita paz ... P.I.

    Se a resposta fôr sim, então estamos experimentando a verdade, a única...
    de que esse mundo é uma ilusão, e que não importa o que se apresente, não corresponde a minha verdadeira "natureza" de Filho de Deus.

    Se a resposta fôr não, então estamos experimentando apenas nossa "fé" na ilusão, e nessa fé na insanidade, realmente é impossível se ter qualquer "confiança".

    As vezes até nos enganamos nos dizendo que acreditamos em Deus, mas apenas como forma de "consolo"... não na forma de fé e confiança verdadeiros...

    Mas, se nos lembramos, de que tudo no mundo é neutro, dependendo apenas da nossa interpretação... e se o interpretamos como realmente o é, uma ilusão, e se além disso, estamos em plena confiança...
    Realmente...
    - " Não a nada a temer "

    Milagres e Milagres...
    Obrigada...

    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Esta é a menor lição do livro, a que eu mais gosto, a que sei de cor e também aquela em que penso que resume todo o ensinamento.
    O que não significa que já a aprendi, rs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nina. Olá, Carmen.

    Obrigado por se manterem a postos, apesar do carnaval e da falta de computador e outros imprevistos. E obrigado por comentarem.

    Aproveito para dar aqui as boas vindas ao Robert, que se juntou a nós nos últimos dias, e para lhe pedir que fique à vontade para compartilhar conosco suas experiências, vivências, seus comentários e suas críticas, sempre que ele julgar necessário.

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Ola Moisés,
    Esse exercício me fez lembrar um dos livros que minha mãe me indicou: Amar é libertar-se do medo,o livro é baseado no curso e é de uma linguagem mais simples o que facilitou um pouco para essa jovem iniciante.
    Obrigada pelas reuniões em casa, tem me ajudado muito... vou sentir falta quando voltar para Campinas mas pelo menos terei seu blog para acompanhar.
    Andei procurando na internet alguns grupos, mas não achei, se souber de algum agradeço!!!
    Até amanhã...

    Tamara

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tamara, querida, que prazer contar com sua presença por aqui. E com sua contribuição.

    É verdade, o livro do Jampolski é baseado no que ele aprendeu com o UCEM que, diga-se de passagem, foi a tábua de salvação para ele que se encontrava em um momento muito difícil de sua vida quando foi apresentado ao Curso.
    Vale a pena ler. Assim como o livro da Marianne Williamson, "Um retorno ao amor", que também é um UCEM dito de forma mais simples e com exemplos extraídos da vida da autora.

    Estou à procura de informações a respeito de grupos em Campinas. Pode deixar que aviso você tão logo tenha notícias de algum.

    Obrigado por se manifestar.

    ResponderExcluir