sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Se Deus é por nós, quem será contra?

LIÇÃO 50

É o Amor de Deus que me anima.

1. Eis aqui a resposta a todos os problemas com os quais te defrontarás hoje e amanhã e ao longo do tempo. Neste mundo, tu acreditas que tudo te dá forças, menos Deus. Colocas tua fé nos símbolos mais insignificantes e loucos; pílulas, dinheiro, roupa "de proteção", influência, prestígio, ser querido, conhecer as pessoas "certas" e uma infinidade de formas do nada às quais dotas de poderes mágicos.

2. Todas estas coisas são teus substitutos para o Amor de Deus. Todas estas coisas são alimentadas para assegurar uma identificação com o corpo. Elas são cantos de louvor ao ego. Não ponhas tua fé naquilo que é inútil. Ele não te dará forças.

3. Só o Amor de Deus te protegerá em todas as circunstâncias. Ele te elevará acima de todas as provações e te erguerá bem alto, acima de tudo o que se considera serem os perigos deste mundo, na direção de um clima de paz e segurança perfeitas. Ele te transportará a um estado de espírito que nada pode ameaçar, nada pode perturbar e no qual nada pode se intrometer na serenidade eterna do Filho de Deus.

4. Não ponhas tua fé em ilusões. Elas te abandonarão. Põe toda a tua fé no Amor de Deus dentro de ti; eterno, imutável e infalível para sempre. Esta é a resposta para qualquer coisa que enfrentares hoje. Por meio do Amor de Deus em ti podes resolver todas as aparentes dificuldades sem esforço e com confiança infalível. Dize isto a ti mesmo com frequência hoje. É uma declaraão de libertação de tua crença em ídolos. É teu reconhecimento da verdade a teu próprio respeito.

5. Por dez minutos, duas vezes hoje, pela manhã e à noite, deixa a ideia para hoje mergulhar profundamente em tua consciência. Repete-a, pensa a respeito dela, deixa que ideias afins venham te ajudar a reconhecer sua verdade, e permite que a paz flua sobre ti como um manto de proteção e segurança. Não deixes que nenhum pensamento inútil e tolo entre para perturbar a mente santa do Filho de Deus. Assim é o Reino do Céu. Assim é o local de repouso em que teu Pai te colocou para sempre.

*

COMENTÁRIO:

Neste dia 19 de fevereiro chegamos à lição de número 50 e vamos, a partir de amanhã, começar o primeiro período de revisão, em que vamos nos dedicar a lembrar e a relembrar de cada uma das 50 primeiras ideias que o Curso nos oferece como forma de limpar a mente dos ensinamentos equivocados do ego, isto é, de desaprender o que o mundo nos ensinou e busca ensinar com o objetivo de perpetuar nossa crença na ilusão, na separação.

Atentemos, pois, para praticar com fé, na certeza de que as práticas vão nos levar a alcançar os objetivos com que nos comprometemos ao aceitar as orientações do Espírito Santo de fazer os exercícios diariamente. A ideia para as práticas de hoje traz em si aquilo de que falei outro dia, ao me referir ao adesivo "Deus é fiel". É nisto, e apenas nisto, que precisamos aprender a acreditar. Pois, se tivermos consciência da fidelidade de Deus, nunca mais teremos nada a temer, nenhuma ilusão jamais vai nos enganar e a paz e a alegria perfeitas estarão permanentemente ao nosso alcance. Alguém precisa mais do que isso?

Para encerrar com outro dito bastante conhecido, a respeito do qual também vale a pena refletir de modo mais demorado e profundo, a ideia de hoje, nos permite fazer a pergunta - Se Deus é por nós, quem será contra? -, certos de que a resposta para quem confia vai ser a de que nada nem ninguém tem qualquer poder para desafiar a força de Deus que nos anima.

2 comentários:

  1. Oi Moisa,

    se temos a visao alem do alcance, (como se dizia no desenho "thundercats", do meu tempo esse rsrs)
    O que vemos e simplesmente essa forca que nos anima o amor que e Deus em nos.
    E esse amor que e nosso sustento que nos anima ou seja Deus em nos.
    Essa confianca em se entregar a esse amor infinito e o que faz a diferenca.
    E assim nao reconhcer-mos a ilusao e simplesmente o amor.

    Espada justiceira dei-me a visao alem do alcance...Thunder thunder thunder cats oh oh (tempos de infancia :-))

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Dani, querida,

    O melhor de tudo é que podemos escolher que nossa vida inteira seja este tempo mágico da infância, onde nada pode contaminar a alegria, a pureza, a inocência e a fé em que tudo é possível.

    Só Deus nos dá esta certeza!

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir