quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Reconhecer nas dádivas nossa herança

LIÇÃO 42

Deus é minha força. A visão é Sua dádiva.

1. A ideia para hoje combina dois pensamentos muito poderosos, ambos de importância vital. Ela também demonstra uma relação de causa e efeito que explica a razão pela qual não podes fracassar em teus esforços para alcançar a meta do curso. Tu verás porque é a Vontade de Deus. É a força d'Ele, não a tua, que te dá poder. E é a dádiva d'Ele, em lugar de tua própria, que te oferece a visão.

2. Deus é, de fato, tua força e o que Ele dá é dado verdadeiramente. Isto significa que podes recebê-lo a qualquer momento, em qualquer lugar, aonde quer que estejas e em qualquer circunstância em que te encontrares. Tua passagem pelo tempo e pelo espaço não é fruto do acaso. Tu não podes senão estar no lugar certo, no momento certo. Assim é a força de Deus. Assim são Suas dádivas.

3. Hoje teremos dois períodos de prática de três a cinco minutos, um assim que possível depois de acordares e outro tão próximo quanto possível da hora em que fores dormir. É melhor, porém, esperar até que possas te sentar tranquilamente sozinho, em um momento em que te sintas preparado, do que te preocupares com a hora da prática em si.

4. Começa estes períodos de prática com a repetição da ideia para hoje lentamente, de olhos abertos, olhando ao teu redor. Em seguida, fecha os olhos e repete a ideia outra vez, ainda mais devagar do que antes. Depois disso, tenta não pensar em nada, a não ser nos pensamentos relacionados com a ideia para o dia que te ocorrerem. Poderias pensar, por exemplo:

A visão tem de ser possível. Deus dá verdadeiramente.

ou:

As dádivas de Deus têm de ser minhas, porque Ele as deu a mim.

5. Qualquer pensamento claramente relacionado à ideia para hoje é adequado. Podes, de fato, ficar bastante surpreso com o tamanho da compreensão a respeito do curso que alguns de teus pensamentos contêm. Deixa-os virem sem censura, a menos que aches que tua mente está apenas divagando e que deixaste pensamentos obviamente inoportunos se intrometerem. É possível também que chegues a um ponto em que absolutamente nenhum pensamento pareça vir a tua mente. Se tais intromissões ocorrerem, abre os olhos e repete o pensamento mais uma vez enquanto olhas lentamente a tua volta; fecha os olhos, repete a ideia uma vez mais e, então, continua a buscar em tua mente os pensamentos relacionados a ela.

6. Lembra-te, contudo de que uma busca por pensamentos afins que exija muito esforço não é apropriada aos exercícios de hoje. Tenta apenas dar um passo atrás e permitir que os pensamentos venham. Se achares isto difícil, é melhor passar o período de prática alternando entre as repetições lentas da ideia de olhos abertos e de olhos fechados do que te esforçares para achar pensamentos adequados.

7. Não há nenhum limite para o número de períodos de prática breves que seriam benéficos hoje. A ideia para o dia é um passo inicial para reunir os pensamentos e para te ensinar que estás estudando um sistema de pensamento unificado ao qual nada de necessário está faltando e no qual não se inclui nada contraditório ou inoportuno.

8. Quanto mais vezes repetires a ideia durante o dia, tanto mais vezes lembrarás a ti memso de que a meta do curso é importante para ti e de que não te esqueces dela.

*

COMENTÁRIO:

Depois de aprender com as práticas de ontem que Deus vai comigo aonde eu for, nada melhor do que aprender que é d'Ele que vem minha força e que a dádiva que Ele reserva para mim é a visão, uma vez que ando cego e surdo pelo mundo, equivocado ao me perceber fraco e impotente.

É, no mínimo, reconfortante saber, mesmo que ainda não acreditemos nisso, que não há modo de fracassar em nossos esforços para alcançar a meta do Curso. A Vontade de Deus para nós é a visão, que Ele nos oferece tão logo nos voltemos para a busca de conhecer-nos e de conhecer a santidade que herdamos d'Ele.

Utilizando também a fonte à qual a Carmen se refere nos últimos dias [Obrigado pela indicação, Carmen, querida.], O Livro de Mirdad, cada um de nós precisa aprender a reconhecer que:

Deus não vos dotou de nenhuma fração de Si - pois Ele é indivisível; mas de toda a sua divindade, indivisível, impronunciável, Ele vos dotou a vós todos. A que maior herança podeis vós aspirar? E quem ou o que vos impede de vos apossardes dela senão a vossa própria timidez e cegueira?
As práticas deste dia 11 de fevereiro certamente vão nos orientar na direção do reconhecimento disso.

2 comentários:

  1. oi Moises td bem?? Como havia lhe prometido vou deixar noticias Irlandesas por aqui!!(ah vou escrever sem aentuacao...nao repare)
    Eu cheguei bem, o voo teve mta turbulencia, fiz conexao em Paris e fui recepcionada com muita neve ... rsrsrs
    Aqui esta bastante frio, adorooo, consigo usar roupa, praticamente usei o guarda roupa inteiro em um dia!!
    Ja andei um pouco sozinha me virando com o meu ingles, fui no mercado comprar coca ai fiquei esperando a pessoa colocar em uma sacola, ele nao fez nda entao eu pedi a sacola, foi ai que eu descobri que vc tem que pagar pela sacola rs nao e igual ao mercado no Brasil ... agora ja sei ... tenho que levar sacola para o mercado, e contribuir para ajudar o meio ambiente...
    O mais engracado aqui e que nao tem predio alto, os predios tem no maximo 4 andares, me fez lembrar mto o filme Nothing Hill ...
    as casas sao de tijolos lembra aquele lego antigo? entao sao assim ...
    Logico que eu trouxe o meu UCEM comigo ... alias so acontecerem milagres comigo!! Eu sempre sonhei com a Europa, meu sonho sempre foi conhecer Paris, bom ja fiz uma conexao la e assim que der vou la visitar!!!Gracas a Deus!!
    Ai Moises to mto feliz!!!
    Mto obrigada pela ajuda e pelo apoio depois eu mando mais noticias e qd eu tirar fotos vou colocar la no orkut ai vc ve ...desculpe a falta de acentuacao mas e dificil achar acentos nesse teclado rsrs
    Bjsssssss Saudadessssssss

    ResponderExcluir
  2. Oba, oba, obrigado, Duda, por dar notícias e por continuar contribuindo com suas informações acerca de seu próprio aprendizado. Que serve também para o de nós todos.

    Muito bom saber que você está feliz. Nosso desejo, e falo por todos os amigos e amigas do UCEM que conhecem você, é que você se encontre, onde quer que você esteja, e que você se conheça cada vez mais aonde estiver. Pois, de acordo com o Curso, aquele que se conhece conhece a Deus.E também porque, como nos dizia a lição de ontem, Deus viajou com você e está aí com você. Já pensou, um deus irlandês, rsrsrsrs....

    Você vai ter de se esforçar para entender o que Ele diz a todo momento. Em inglês, é claro. E só no começo. Mas seu coração pode traduzir o que Ele disser para a língua universal do amor.

    Obrigado por dar notícias e por compartilhar.

    ResponderExcluir