terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Deixar-se envolver no Abraço Amoroso de Deus

LIÇÃO 47

Deus é a força na qual eu confio.

1. Se tua confias na tua própria força, tens todas as razões para ficar apreensivo, ansioso e amedrontado. O que podes prever ou controlar? O que há em ti com que se possa contar? O que te daria a capacidade de estar ciente de todas as características de qualquer problema e de resolvê-lo de tal modo que apenas o bem pudesse advir dele? O que há em ti que te dê o reconhecimento da solução correta e a garantia de que ela será alcançada?

2. Tu não podes fazer nenhuma destas coisas por ti mesmo. Acreditar que podes é colocar tua confiança onde a confiança não é justificada e confirmar o medo, a ansiedade, a depressão, a raiva e o pesar. Quem pode colocar sua fé na fraqueza e se sentir seguro? Mas quem pode colocar sua fé na força e se sentir fraco?

3. Deus é tua segurança em todas as circunstâncias. Sua Voz fala por Ele em todas as situações e em todos os aspectos de todas as situações, dizendo-te exatamente o que fazer para invocar Sua força e Sua proteção. Não há nenhuma exceção porque Deus não tem nenhuma exceção. E a Voz que fala por Ele pensa da mesma forma que Ele.

4. Hoje tentaremos ir além de tua própria fraqueza e alcançar a Fonte da força verdadeira. Quatro períodos de prática de cinco minutos são necessários hoje e insiste-se em períodos mais longos e frequentes. Fecha os olhos e começa, como de costume, pela repetição da ideia para o dia. Em seguida, passa um ou dois minutos em busca de situações às quais revestiste de medo em tua vida, descartando cada uma delas dizendo a ti mesmo:

Deus é a força na qual eu confio.

5. Tenta, agora, escapar de todas as preocupações relativas a tua percepção de falta de capacidade. É óbvio que qualquer situação que te cause preocupação está associada a sensações de falta de capacidade, pois, do contrário, acreditarias que podes lidar com a situação com sucesso. Não é acreditando em ti mesmo que vais adquirir confiança. Mas a força de Deus em ti é bem-sucedida em todas as coisas.

6. O reconhecimento de tua própria fragilidade é um passo necessário na correção de teus erros, mas raramente é um passo suficiente para te dar a confiança de que necessitas e à qual tens direito. Tu também tens de ganhar a consciência de que a confiança em tua força verdadeira é inteiramente justificada sob todos os aspectos e em todas as circunstâncias.

7. Na fase final do período de prática tenta ir fundo em tua mente para alcançar um lugar de segurança verdadeira. Tu reconhecerás que o alcançaste se experimentares uma sensação de paz profunda, ainda que breve. Abandona todas as coisas sem importâncias que se agitam e borbulham na superfície de tua mente, e desce mais para alcançar o Reino do Céu. Há um lugar em ti onde existe a paz perfeita. Há um lugar em ti onde a força de Deus habita.

8. Repete a ideia com frequência durante o dia. Utiliza-a como a tua resposta a qualquer inquietação. Lembra-te de que a paz é teu direito porque depositas tua confiança na força de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Um adesivo que é comum vermos hoje em dia em muitos dos carros que circulam pelas cidades do país tem estampada a seguinte frase: "Deus é fiel."

Muito poucas vezes, porém, acredito, nos damos ao trabalho de pensar, de refletir no significado desta frase. Acho que nem mesmo aqueles que a carregam em seus carros pensam de modo mais demorado e profundo na ideia que há por trás dela.

"Deus é fiel". Acho que é possível dizer que só Deus é fiel, ou que Deus é o Único fiel a Seus Compromissos, fiel a Sua Criação, a cada um de Seus Filhos e à Filiação toda. Ele é o Único que não nos abandona nunca e que mantém a Força de Seu Amor sempre à disposição de quem quer de nós que se volte para Ele em qualquer momento de sua vida.

Em outras palavras, parafraseando o dito de Mirdad citado em um dos comentários de uma lição recente, Deus é o único que Se dá por inteiro a toda a Filiação para todo o sempre. Basta confiar n'Ele, reconhecer nossas fraquezas e nos voltarmos para Ele para que Ele nos envolva e acolha em Seu Infinito Abraço Amoroso, de onde nunca saímos.

As práticas deste dia 16 de fevereiro, nesta terça-feira de carnaval, vão permitir que aprendamos a reconhecer isso. Tomara possamos aprender também a dar graças por tudo aquilo que Deus reserva a cada um de nós em todos os momentos de nossas vidas. É d'Ele que vem nossa força. É n'Ele que podemos confiar sempre. De fato, só "Deus é fiel".

3 comentários:

  1. Nossa!
    Só consegui me concectar hoje, pois tive um imprevisto e fiquei surpresa ao ver que todos os nossos colegas no blog, sumiram...
    Carnaval?
    Nem sabia que eram todos tão carnavalescos,rs, rs...estou brincando...é que estava tão ansiosa para ler os comentários dos colegas que me surpreendi em não ter nenhum, principalmente porque as lições deste últimos dias são absolutamente maravilhosas, na minha percepção.
    Moisés, os teus comentários também.
    Estive atenta e fazendo as lições. Sobre o adesivo, achei muito bem lembrado, pois nunca tinha pensado nele desta forma.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Ola a todos,
    A cada dia, ( bem cedinho) rejubilo com as nossas licoes. Cada uma delas eh uma " cobertura" aos nossos sentidos. ( cobertura no sentido de que, se estou retirando as minhas camadas de ilusoes, estou repondo o que ja verdadeiramente esta conosco...)
    A cada noite entrego os meus sonhos ao Divino Espirito Santo, que se "eles" forem parte do meu aprendizado/ ensinamento que eu possa ve-los desta forma e possar aplica-los durante o meu dia. Ontem tive um sonho aonde uma catastrofe estava para acontecer. Entre varias outras coisas que aconteceram no sonho, presenciei o inicio desta catastrofe. Lembro varias coversacoes como tambem o que estava sentindo - ' tudo eh so parte de um aprendizado, uma experiencia, uma escolha, um ensinamento.-
    " Deus eh a forca na qual eu confio"
    Sei que essa foi a minha licao, eu ja tinha conhecimento dela antes mesmo que eu a lesse no livro do curso em Milagres. Mas do que tudo esta licao nos nostra que ja sabemos o caminho, so temos que Abraca-lo. ( we only need to reach for It...)
    Bjs. Luz

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nina. Olá, Sania.

    Obrigado por continuarem firmes com as lições e por compartilharem suas impressões e experiências.

    Obrigado.

    ResponderExcluir