terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Revisando o aprendizado (4)

LIÇÃO 54

Estas são as ideias para a revisão de hoje:

1. (16) Eu não tenho nenhum pensamento neutro.

Pensamentos neutros são impossíveis porque todos os pensamentos têm poder. Eles tanto criarão um mundo falso quanto me conduzirão para o mundo verdadeiro. Mas os pensamentos não podem deixar de ter efeitos. Da mesma forma que o mundo que vejo surge dos erros de meu modo de pensar, o mundo verdadeiro também despontará diante de meus olhos quando eu permitir qeu meus erros sejam corrigidos. Meus pensamentos não podem ser verdadeiros e falsos ao mesmo tempo. Eles têm de ser uma coisa ou outra. O que vejo me mostra qual das duas coisas eles são.

2. (17) Eu não vejo nenhuma coisa neutra.

O que vejo testemunha o que penso. Se eu não pensasse, não existiria, porque vida é pensamento. Que eu olhe para o mundo que vejo como a representação de meu próprio estado de espírito. Sei que meu estado de espírito pode mudar. E, por isso, sei também que o mundo que vejo pode mudar do mesmo modo.

3. (18) Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meu modo de ver.

Se não tenho nenhum pensamento privado, não posso ver um mundo privado. Até mesmo a ideia louca de separação teve de ser compartilhada antes de poder dar forma à base do mundo que vejo. Contudo, esse compartilhar foi um compartilhar do nada. Eu também posso apelar a meus pensamentos verdadeiros, que compartilham tudo com todos. Uma vez que meus pensamentos de separação convocam os pensamentos de separação dos outros, meus pensamentos verdadeiros também despertam os pensamentos verdadeiros neles. E o mundo que meus pensamentos verdadeiros me mostram depontará tanto na sua vista quanto na minha.

4. (18) Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos.

Não estou sozinho em nada. Tudo o que penso, ou digo, ou faço ensina a todo o universo. Um Filho de Deus não pode pensar ou falar ou agir à toa. Ele não pode estar sozinho em coisa alguma. Por isso, está ao meu alcance mudar todas as mentes junto com a minha, porque o poder de Deus me pertence.

5. (20) Eu estou decidido a ver.

Reconhecendo a natureza fracionada de meus pensamentos, estou decidido a ver. Quero olhar para as testemunhas que me mostram que o modo de pensar do mundo mudou. Quero ver a prova de que aquilo que foi realizado por meu intermédio capacitou o amor a substituir o medo, o riso a substituir as lágrimas e a abundância a substituir a perda. Quero olhar para o mundo verdadeiro e deixar que ele me ensine que minha vontade e a Vontade de Deus são uma só.

2 comentários:

  1. Olá geral,

    Estou passando aqui neste horário apenas para registrar as boas vindas a Marcia Olívia, que se juntou a nós ontem. E para dizer a ela que fique à vontade para comentar, partilhar, criticar e oferecer sua contribuição a esta experiência coletiva de busca de auto-conhecimento, que os exercícios de UCEM proporcionam, não só neste espaço, mas de todas as formas de estudo de que as pessoas se valem para aprender mais sobre o Curso e sobre si mesmas.

    Aproveito também para confirmar nosso encontro de hoje à noite, às 20 horas, como de costume. Na clínica da Marisa, na Vila Mariana. Se alguém estiver interessado e não tiver o endereço, entre, por favor, em contato via e-mail que passo as informações.

    Uma observação mais: pelo visto este período de revisão está deixando todo mundo sem fôlego, rsrsrsrsr...... Emudeceram todas as vozes. Hummmm... bom sinal?

    Obrigado a todos pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. *
    Olá meus queridos...

    Realmente, essa revisão é de extrema profundidade, e nos leva a uma reflexão igualmente mais profunda...

    Dizer que nossos pensamentos criam, a realidade como nós pensamos que a conhecemos, e que absolutamente "nenhum" pensamento é neutro, pois todos resultam numa experiência, realmente nos obriga a um aprofundamento e avaliação sobre o que escolhemos pensar, e sobretudo, avaliar o "estado de espírito" em que eles são criados...
    Ou seja...
    Onde estamos gereando esses pensamentos... em que estados, de amor ou de medo ???

    E esses estados de espírito, também são por sua vez, resultados dessas nossas escolhas...

    Se escolho me manter em estado de amor... sem nenhum julgamento, então todos os meus pensamentos serão amorosos e destemidos, pois no amor, consequentemente, estaremos em paz, em segurança e alegria.

    Mas se escolhemos nos manter no estado de medo, de julgamento e separacão, este refletirá minha escolha no meu pensamente de medo... e se projetará, para que eu os experimente... pois são nessas nossas escolhas, que estamos dizendo ao universo que eu "os desejo"... já que este, não interpreta seus desejos, se eles são bons ou "ruins"... pois ele é puro e neutro, até para poder respeitar seu direito do livre arbítrio, e assim, seus desejos apenas serão "realiados" segundo a "sua vontade"... que é expressa pela sua "escolha"... entendendo-se que, um pensamento é uma escolha, e uma escolha, é um desejo...

    Essa revisão é extremamente importante, no sentido de que, podemos para nosso próprio bem estar, nos tornarmos mais "vigilantes" sobre o que pensamos, sobretudo, nos tornar mais "resposáveis" pelo que escolhemos pensar, numa forma clara de estarmos "criando" as próximas experiências...

    E sem deixar de lembrar, de pedir sempre ao ES. para que nos ajude a nos "perdoar" pelas nossas escolhas feitas no passado, pelos nossos julgamentos e idéia de separação, e que me trouxeram as experiências que tenho hoje... e que nos ilumine para que façamos as novas escolhas na "mente certa", para que assim criemos nossas novas experiências no amor,
    sem nenhum temor.

    Isso é perfeitamente possível, quando conseguirmos "entregar"à Ele, nosso passado, nos livrando do nosso "apego" a ele e as memórias do que pensamos ter criado a "nossa" imagem e semelhança, esse nosso "eu" que amamos tanto, com a certeza no coração de que não estamos perdendo nada, mas sim ganhando, uma realidade mais próxima do nosso verdadeiro Ser, ou da nossa perfeição natural.

    Pois a partir dessa escolha responsável, é que conseguiremos mudar nosso estado de espírito, que consequentemente, também ajudará a mudar os "novos" pensamentos...

    Resumindo...
    Sou o que escolho pensar e crêr, e igualmente, vivo e experimento o que escolho pensar e crêr.

    Milagres e Milagres...

    Carmen.

    ResponderExcluir