domingo, 14 de fevereiro de 2010

Existe apenas uma Mente

LIÇÃO 45

Deus é a Mente com a qual eu penso.

1. A ideia de hoje contém a chave para o que teus pensamentos verdadeiros são. Eles não são nada do que pensas que pensas, do mesmo modo que nada do que pensas ver está relacionado à visão de nenhuma forma. Não há nenhuma relação entre o que é verdadeiro e o que pensas ser verdadeiro. Nada do que pensas serem teus pensamentos verdadeiros se assemelha a teus pensamentos verdadeiros em nenhum aspecto. Nada do que pensas ver tem qualquer semelhança com aquilo que a visão te mostrará.

2. Tu pensas com a Mente de Deus. Por isso, compartilhas teus pensamentos com Ele, do mesmo modo que Ele compartilha os d'Ele contigo. Eles são os mesmos pensamentos, porque é a mesma Mente que os pensa. Compartilhar é tornar igual, ou tornar um só. Os pensamentos que pensas com a Mente de Deus também não deixam tua mente, porque pensamentos não deixam sua fonte. Por isso, teus pensamentos estão na Mente de Deus, do mesmo modo que tu estás. Eles também estão em tua mente, aonde Ele está. Uma vez que és parte da Mente d'Ele, teus pensamentos também são parte da Mente d'Ele.

3. Onde, então, estão teus pensamentos verdadeiros? Hoje tentaremos alcançá-los. Teremos de procurá-los em tua mente, porque é aí que eles estão. Eles ainda têm de estar aí, porque não podem deixar sua fonte. Aquilo que a Mente de Deus pensa é eterno, por ser parte da criação.

4. Nossos três períodos de prática de cinco minutos para hoje terão a mesma forma geral que utilizamos para aplicar a ideia de ontem. Experimentaremos abandonar o irreal e buscar o real. Negaremos o mundo em favor da verdade. Não permitiremos que os pensamentos do mundo nos detenham. Não deixaremos que as crenças do mundo nos digam que o que Deus quer que façamos é impossível. Ao contrário, tentaremos reconhecer que somente aquilo que Deus quer que façamos é possível.

5. Também vamos tentar compreender que só aquilo que Deus quer que façamos é o que queremos fazer. E também tentaremos nos lembrar de que não podemos deixar de fazer aquilo que Ele quer que façamos. Tudo nos leva a nos sentirmos confiantes de que seremos bem-sucedidos hoje. É esta a Vontade de Deus.

6. Começa os exercícios para hoje pela repetição da ideia para ti mesmo, fechando os olhos ao fazê-lo. Em seguida, passa um período relativamente breve pensando acerca de alguns poucos de teus próprios pensamentos que tenham relação com a ideia, mantendo-a em mente. Depois de acrescentares quatro ou cinco de teus próprios pensamentos à ideia, repete-a mais uma vez e dize a ti mesmo silenciosamente:

Meus pensamentos verdadeiros estão em minha mente.
Eu gostaria de achá-los.

Tenta, então, ir além de todos os pensamentos irreais que escondem a verdade em tua mente para alcançar o eterno.

7. Os pensamentos que pensaste com Deus no princípio estão sob todos os pensamentos sem sentido e as ideias loucas com as quais entulhaste tua mente. Eles estão aí em tua mente agora, completamente imutáveis. Eles sempre vão estar em tua mente exatamente como sempre estiveram. Tudo o que pensas desde então mudará, mas a Base sobre a qual isto se funda é totalmente imutável.

8. É na direção desta Base que os exercícios de hoje se orientam. Nela tua mente está unida à Mente de Deus. Nela todos os teus pensamentos são um só com os d'Ele. Para este tipo de prática é necessário apenas uma coisa: que te aproximes dela como te aproximarias de um altar dedicado a Deus, o Pai, e a Deus, o Filho, no Céu. Pois é este o lugar que tentas alcançar. É provável que ainda não sejas capaz de perceber claramente quão alto estás tentando ir. No entanto, mesmo com a pouca compreensão que já adquiriste, deves ser capaz de te lembrar de que isto não é nenhuma brincadeira à toa, mas um exercício em santidade e uma tentativa de alcançar o Reino do Céu.

9. Nos períodos dos exercícios mais breves para hoje, tenta lembrar quão importante é para ti compreender a santidade da mente que pensa com Deus. Reserva um minuto ou dois, enquanto repetes a ideia ao longo do dia, para refletir a respeito da santidade de tua mente. Por mais breve que seja, afasta-te de todos os pensamentos indignos d'Aquele de Quem és o anfitrião. E agradece a Ele pelos pensamentos que Ele está tendo contigo.

*

COMENTÁRIO:

Como vimos nas primeiras lições deste Curso, aquilo que pensamos ser nossos pensamentos não significam nada e nada do que pensamos ver se nos mostra com seu significado verdadeiro na aparência que enxergamos. Isto é, com os olhos do corpo, no mundo, vemos apenas a ilusão porque é apenas dela que o mundo se alimenta. É apenas a ilusão que o mundo nos ensina a valorizar, a preservar e a construir. A ilusão é tudo o que o mundo quer perpetuar. Mas a ilusão não nos satisfaz, porque em nosso íntimo vive um anseio que a ilusão não pode satisfazer.

As práticas deste dia 14 de fevereiro certamente vão nos devolver ao caminho certo, porque vão uma vez mais nos ensinar a abrir espaço em nós mesmos e em nossa mente para encontrar os verdadeiros pensamentos que nos animam. Os pensamentos que podem nos dar a visão. Os pensamentos que pensamos com Deus. Vamos, hoje, começar de novo nossa caminhada na direção do reconhecimento de que existe apenas uma Mente, A que compartilhamos com Deus. Isso, com certeza, vai nos devolver ao que somos na verdade. Mesmo que por breves momentos. Mas vai servir de estímulo e incentivo para que continuemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário