quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Deus está em todos os caminhos

LIÇÃO 41

Deus vai comigo aonde eu for.

1. Mais cedo ou mais tarde, a ideia de hoje superará por completo a sensação de solidão e abandono que todos os separados experimentam. Depressão é uma consequência inevitável da separação. Ansiedade, angústia, uma sensação de profundo desamparo, miséria, sofrimento e medo intenso de perda também são.

2. Os separados inventam muitas "curas" para o que acreditam serem "os males do mundo". Mas a única coisa que eles não fazem é questionar a realidade do problema. No entanto, seus efeitos não podem ser curados porque o problema não é real. A ideia para hoje tem o poder para pôr fim a toda essa tolice para sempre. E é tolice, apesar das formas perigosas e trágicas que pode tomar.

3. Tudo o que é perfeito está no mais íntimo de ti, pronto para se irradiar por meio de ti para o mundo. Isso vai curar todo o pesar, e a dor, e a perda, porque vai curar a mente que pensou que essas coisas fossem verdadeiras e sofreu em função de sua sujeição a elas.

4. Tu não podes ser privado nunca de tua santidade perfeita porque a Fonte dela vai contigo aonde fores. Tu não podes sofrer nunca porque a Fonte de toda a alegria vai contigo aonde fores. Tu não podes nunca estar só porque a Fonte de toda vida vai contigo aonde fores. Nada pode destruir tua paz de espírito porque Deus vai contigo aonde fores.

5. Compreendemos que não acredites em tudo isso. Como poderias, se a verdade está escondida no mais íntimo de ti, sob uma nuvem pesada de pensamentos insanos, impenetráveis e disfarçados, que representam, não obstante, tudo o que vês? Hoje faremos nossa primeira tentativa verdadeira de ultrapassar essa nuvem escura e pesada, e atravessá-la para chegar à luz que está além.

6. Hoje haverá apenas um período de prática longo. Pela manhã, se possível assim que levantares, senta tanquilamente durante três a cinco minutos, de olhos fechados. No início do período de prática, repete a ideia de hoje bem devagar. Em seguida, não faças nenhum esforço para pensar em nada. Tenta, em vez disso, obter uma sensação de te voltares para dentro, além de todos os pensamentos vãos do mundo. Tenta penetrar bem fundo em tua própria mente, mantendo-a livre de quaisquer pensamentos que possam distrair tua atenção.

7. Se achares útil, podes repetir a ideia de vez em quando. Mas, acima de tudo, tenta ir o mais fundo dentro de ti, longe do mundo e de todos os pensamentos tolos do mundo. Estás tentando ir além de todas essas coisas. Estás tentando abandonar as aparências e te aproximar da realidade.

8. É bem possível alcançar Deus. De fato, é bem fácil, porque é a coisa mais natural no mundo. Poder-se-ia até dizer que é a única coisa natural no mundo. O caminho se abrirá, se acreditares que é possível. Este exercícios pode trazer resultados muito surpreendentes, mesmo na primeira tentativa e, mais cedo ou mais tarde, ele é sempre bem-sucedido. Entraremos em mais detalhes acerca deste tipo de prática à medida que avançarmos. Mas ela nunca fracassará por completo, e é possível o sucesso imediato.

9. Usa a ideia de hoje com frequência durante todo o dia, repetindo-a bem devagar, de preferência de olhos fechados. Pensa no que dizes; no que as palavras significam. Concentra-te na santidade que elas pressupõem em ti; na companhia infalível que tens; na proteção total que te envolve.

10. De fato, podes te dar ao luxo de rir de pensamentos de medo, ao te lembrares de que Deus vai contigo aonde fores.

*

COMENTÁRIO:

A ideia da lição para este dia 10 de fevereiro me remeteu ao Salmo 138, que aprendi a partir de uma música que cantávamos nas celebrações da Igreja que frequentei há muitos anos. Na verdade, a música é inspirada no salmo e diz assim:

Tu me conheces quanto estou sentado/Tu me conheces quanto estou em pé/
Vês claramente quando estou andando/Quando repouso Tu também me vês/
Se pelas costas, sinto que me abranges/ Também de frente sei que me percebes/
Para ficar longe do Teu Espírito, o que farei aonde irei não sei.

Para onde irei? Para onde fugirei?/Se subo aos céus ou se me prostro no abismo,/
Eu Te encontro lá/Para onde irei?/ Para onde fugirei?/
Se estás no alto da montanha verdejante ou nos confins do mar.

Dá-me Tuas mãos, ó meu Senhor bendito/ Benditas sejam sempre as Tuas mãos/
Prova-me, Deus, e vê meus pensamentos/ Olha-me, Deus, e vê meu coração/
Livra-me, Deus, de todo mau caminho/ Quero viver, quero sorrir, cantar/
Pelo caminho da eternidade, Senhor terei toda a felicidade.

Para onde irei?...

Não há, pois, como fugir. Como diz a primeira frase da lição de hoje, mais cedo ou mais tarde, vamos nos render à ideia de que nunca nos separamos de Deus. Não há como estar separado d'Ele e viver. Mais dia, menos dia, vamos aprender que só alcançaremos a felicidade sonhada, no caminho da eternidade. E reconheceremos que Deus vai conosco aonde formos.

4 comentários:

  1. UAU !! SOCORRO!! POLÍCIA!! Brincadeirinha, rs...
    A lição de hoje só reafirma que este caminho (milagres) é REAL e eu tive hoje, a prova de diferentes maneiras e totalmente CHOCANTES de tão lindas!!! O blog (que só consegui ler agora) só confirmou de que DEUS VAI (MESMO)COMIGO AONDE EU FOR e hoje SOCORRO!!! deixou CLARÍSSIMO ! Como estou em choque, conto amanhã o que me aconteceu, ok?
    Bjs
    MOUSS TE AMO P'RA SEMPRE !! OBRIGADUUU !!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Moisa,

    pois e, quem e vivo sempre aparece :-)

    E isso e a liberdade!

    O que me tocou nesta licao de hj:

    "To reach God...The way will open, if you believe that it's possible.
    ...and instant sucesses is possible...you can indeed afford to laugh at fear thoughts."

    Nao levemos nosso ego a serio, podemos nos dar ao luxo de uma boa gargalhada deste mundo irreal que criamos apenas nos lembrando que aonde quer que eu va Deus vai comigo Ele esta em TODOS os caminhos.

    Outra musicas dos tempos de igreja:
    1. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar
    Segura na mão de Deus e vai
    Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar
    Segura na mão de Deus e vai
    Segura na mão de Deus, segura na mãe de Deus,
    pois ela, ela te sustentará
    Não temas segue adiante e não olhes para trás
    Segura na mão de Deus e vai

    2. Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada
    Segura na mão de Deus e vai
    Orando, jejuando, confiando e confessando
    Segura na mão de Deus e vai

    3. O Espírito do Senhor sempre te revestirá
    Segura na mão de Deus e vai
    Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará
    Segura na mão de Deus e vai

    Amem.

    Dani

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Nina.

    Obrigado por compartilhar.

    Não há mesmo dúvida de que Deus vai conosco aonde formos. Só dúvida quem tem medo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Dani, dearest,

    Eu achei particularmente interessante aquela afimação que diz ser "quite possible to reach God. In fact it is very easy, because it is the most natural thing in the world. You might say it is the only natural thing in the world", que vem um pouquinho antes daquela que você cita.

    Entendo, a partir disso, o motivo pelo qual o Curso busca nos ensinar a olhar para o mundo, e para tudo e para todos, de modo diferente. É para aprendermos a ver Deus em tudo e em todos. O que é a única coisa natural do mundo.

    É muito "bacana", para usar uma gíria do tempo das músicas da igreja, esta "Segura na mão de Deus". A gente cantava também lá no Sul.

    Obrigado por sua presença entre nós. E por compartilhar.

    ResponderExcluir