sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Entrar em contato com a santidade

LIÇÃO 36

Minha santidade envolve tudo o que vejo.

1. A ideia de hoje estende a de ontem daquele que percebe para o percebido. Tu és santo porque tua mente é parte da Mente de Deus. E, porque és santo, tua visão também tem de ser santa. "Impecável" quer dizer sem pecado. Tu não podes ser ligeiramente sem pecado. És impecável ou não. Se tua mente é parte da Mente de Deus, tens de ser impecável, ou uma parte da Mente d'Ele seria pecadora. Tua visão está relacionada à Santidade d'Ele, não a teu ego e, por isso, não a teu corpo.

2. Pede-se para hoje quatro períodos de prática de três a cinco minutos. Tenta distribuí-los de modo razoavelmente uniforme e faz as aplicações mais breves com frequência, para preservar tua proteção o dia inteiro. Os períodos de prática mais longos devem tomar esta forma:

3. Primeiro, fecha os olhos e repete a ideia para hoje várias vezes, lentamente. Em seguida, abre os olhos e olha bem devagar a tua volta, aplicando a ideia de modo específico a qualquer coisa que observares em teu exame casual. Dize, por exemplo:

Minha santidade envolve aquele tapete.
Minha santidade envolve aquela parede.
Minha santidade envolve estes dedos.
Minha santidade envolve aquela cadeira.
Minha santidade envolve aquele corpo.
Minha santidade envolve esta caneta.

Durante estes períodos de prática, fecha os olhos e repete a ideia para ti mesmo. Em seguida, abre os olhos e continua como antes.

4. Para os períodos mais breves, fecha os olhos e repete a ideia; olha a tua volta quando repetires mais uma vez e conclui com mais uma repetição de olhos fechados. Todas as aplicações devem, é claro, ser feitas bem devagar, tão sem esforço e sem pressa quanto possível.

*

COMENTÁRIO:

"Sede santos assim como o Pai que está no Céu é santo". Esta fala de Jesus, que nos foi legada pela história, tem de servir como ponto de partida, o ponto a partir do qual decidimos de que forma queremos olhar para o mundo. Isto é, a partir de nosso olhar santo, a partir da condição de santidade, que é nossa herança divina. E já lhes disse de que forma penso que devemos ouvir a palavra "santo", e o que significa e qual deve ser nossa forma de agir a partir da ideia de "santidade", e de nosso reconhecimento desta condição como a nossa condição verdadeira.

Se aprendermos a reconhecer e a assumir nossa santidade como o meio pelo qual podemos nos salvar - ou nos vermos salvos - e, por consequência, salvar o mundo inteiro, vamos ser capazes de olhar para o mundo de modo diferente. E de ver nele apenas aquilo que Deus criou perfeitamente santo. Tudo o que não nos parecer assim, saberemos, é apenas fruto de um modo equivocado de olhar. Um modo que aprendemos com o mundo, a partir do sistema de pensamento do ego, e que precisamos cada vez mais deixar de usar. Por ser o modo de olhar que nos afasta de nós mesmos, daquilo que somos na verdade, da unidade e de Deus. Um modo que reforça a crença equivocada na separação, que nunca existiu, não existe e nunca existirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário