domingo, 7 de fevereiro de 2010

Uma ideia que nos devolve todo o poder

LIÇÃO 38

Não há nada que minha santidade não possa fazer.

1. Tua santidade inverte todas as leis do mundo. Ela está além de todas as restrições do tempo, do espaço, da distância e de qualquer tipo de limites. Tua santidade é totalmente sem limites em seu poder, porque ela te estabelece como um Filho de Deus, na unidade com a Mente de seu Criador.

2. O poder de Deus se manifesta por intermédio de tua santidade. O poder de Deus se faz disponível por intermédio de tua santidade. E não há nada que o poder de Deus não possa fazer. Então, tua santidade pode eliminar toda dor, pode pôr fim a todo pesar e pode resolver todos os problemas. Ela pode fazê-lo com relação a ti mesmo e com qualquer outra pessoa. Ela é igual em poder para ajudar qualquer um porque ela é igual em seu poder para salvar qualquer um.

3. Se tu és santo, tudo o que Deus criou também é. Tu és santo porque todas as coisas que Ele criou são santas. E todas as coisas que Ele criou são santas porque tu és. Nos exercícios de hoje aplicaremos o poder de tua santidade a todos os problemas e dificuldades ou a qualquer tipo de sofrimento em que por acaso pensares, em relação a ti mesmo ou em relação a outra pessoa. Não faremos nenhuma distinção porque não há nenhuma distinção.

4. Nos quatro perídos de prática mais longos, cada um dos quais deve durar cinco minutos completos de preferência, repete a ideia para hoje, fecha os olhos e, então, examina tua mente em busca de qualquer sensação de perda ou de infelicidade tal como a vês. Tenta fazer a menor distinção possível entre uma situação que seja difícil para ti e uma que seja difícil para outra pessoa. Identifica a situação de forma específica e também o nome da pessoa envolvida. Para a aplicação da ideia para hoje, utiliza esta forma:

Na situação que envolve _____________ na qual me vejo,
não há nada que minha santidade não possa fazer.
Na situação que envolve _________ na qual ________ se vê,
não há nada que minha santidade não possa fazer.

5. Podes querer variar este procedimento de vez em quando e acrescentar alguns de teus próprios pensamentos pertinentes. Poderias gostar, por exemplo, de incluir pensamentos tais como:

Não há nada que minha santidade não possa fazer
porque o poder de Deus está nela.

Introduz quaisquer variações que te agradem, mas mantém os exercícios focalizados no tema: "Não há nada que minha santidade não possa fazer". O objetivo dos exercícios de hoje é começar a inspirar em ti uma sensação de que tens domínio sobre todas as coisas em razão daquilo que tu és.

6. Nas aplicações mais breves e frequentes, utiliza a ideia em sua forma original, a menos que um problema específico relacionado a ti ou a alguma outra pessoa surja, ou venha à mente. Nesse caso, usa a forma mais específica da aplicação da ideia a ele.

*

COMENTÁRIO:

Quantas vezes já não surpreendemos ouvindo-nos dizer, "este não é um problema meu", "eu não tenho nada ver com isso", na tentativa de, por assim dizer, "tirar o corpo fora", "livrar a cara" de alguma situação, acontecimento ou problema com que não queremos nos envolver nem pensar a respeito?

É óbvio que a ideia para as práticas deste dia 7 de fevereiro vem nos lembrar de nossa responsabilidade em relação a tudo o que experimentamos, a toda e qualquer situação ou pessoa que se apresente em nosso caminhos. E à nossa capacidade de envolver a tudo e a todos em nossa santidade para promover e facilitar a cura e a solução dos problemas.

Se, em função daquilo que somos, temos domínio sobre todas as coisas, não há, pois, como fugir às responsabilidades que este domínio nos dá. Como lidar com tudo, então? Apelando para nossa santidade. Pois, como as práticas nos orientam, tudo o que precisamos aprender para salvar a nós mesmos, e ao mundo inteiro, é que não há nada que nossa santidade não possa fazer.

4 comentários:

  1. *
    Olá meus queridos..
    Segue aqui um trecho do " O Livro de Mirdad" que reflete bem o exercício de hoje sobre a nossa santidade e do poder nela contido ...

    Basta a Deus sua divindade, da qual tendes a semente.
    Se Deus, tendo-vos dado a semente de Sua divindade, tivesse que cuidar dela ao invés de vós, qual seria a vossa virtude? E qual será o trabalho de vossa vida? E se vós não tiverdes trabalho algum a executar, mas Deus precisar executá-lo para vós, que sentido terá, então, a vossa vida? E de que valerão todas as vossas preces?
    Não leveis a Deus as vossas inúmeras preocupações e esperanças. Não Lhe peçais para abrir as portas das quais Ele vos deu as chaves. Mas buscai-as na vastidão de vossos corações, pois na vastidão do coração se encontra a chave de todas as portas. E na vastidão do coração estão todas as coisas pelas quais tendes sede e fome, sejam do bem ou do mal!.

    E não é outro, esse exército, que aqueles diminutos corpúsculos vermelhos que estão agora, silenciosamente, a circular em vossas veias; cada um deles um milagre de força, cada um deles um registro completo e exato de toda vossa vida e de toda Vida, nos seus mais ínfimos pormenores.
    É no coração que este exército se reúne, pois o coração é que faz o seu treinamento. Eis porque é o coração tão famoso e tão reverenciado. Dele brotam as vossas lágrimas de alegria e de tristeza. A ele acorrem os vossos temores da Vida e da Morte.
    Vossos anseios e vossos desejos são o equipamento deste exército. Vossa Mente é que o disciplina. Vossa Vontade, seu instrutor e comandante.

    Quando sois capazes de equipar o vosso sangue com um Desejo-Mestre que silencia e ultrapassa todos os desejos; e entrega a um Pensamento-Mestre a disciplina; e encarregais uma Vontade-Mestra do treinamento e do comando, então por certo vereis realizado esse desejo.

    Como o santo atinge a Santidade, senão eliminando de sua corrente sangüínea todo desejo e todo pensamento incompatível com a santidade e depois dirigindo-o com uma vontade determinadora a nada mais buscar senão a santidade ?
    Em verdade vos digo que todos os desejos santos e todos os pensamentos santos, de Adão até hoje, correrão a ajudar o homem assim inclinado a atingir a Santidade, pois sempre foi assim que em toda parte as águas procuram o mar e os raios de luz procuram o sol.

    Orar, pois é infundir no sangue um Desejo-Mestre, uma Vontade-Mestra. É pois afinar o eu para que fique em perfeita harmonia com o objetivo da prece.
    A atmosfera deste planeta, refletida, com todos os seus pormenores, dentro de vossos corações, está fervendo com as memórias de todas as coisas que testemunhou desde o seu nascimento.

    Nenhuma palavra ou ação; nenhum desejo ou suspiro; nenhum pensamento passageiro ou sonho transitório; nenhuma aspiração de homem ou animal; nenhuma sombra, nenhuma ilusão há, que nela não tenha registrado até hoje o seu curso místico e assim farão pelos séculos dos século. Afinai o vosso coração a qualquer um deles e ele certamente correrá a tocá-lo nas cordas assim afinadas.

    Para orardes não precisais de língua nem de lábios. Mas antes necessitais de um coração silencioso e desperto; de um Desejo-Mestre e, acima de tudo de uma Vontade-Mestra que não duvide nem hesite, pois as palavras de nada valeriam se o coração não estiver presente e desperto em cada sílaba. E quando o coração está presente e desperto, melhor é que a língua durma ou que se esconda atrás dos lábios fechados.

    Nem precisais de templos para neles orardes.
    Quem não pode encontrar um templo em seu coração, jamais encontrará seu coração num templo.

    Milagres e Milagres...

    Carmen

    ResponderExcluir
  2. Olá Moisés, olá a todos!

    Queria dizer que é muito bom ler e fazer os exercícios contando com o blog e com o grupo, sabendo que não estou sozinha!

    Os comentários têm me ajudado a interpretar melhor e com mais profundidade o texto das lições.

    Moisés, no comentário da lição 36, de 6ª feira, você diz: “E já lhes disse de que forma penso que devemos ouvir a palavra "santo", e o que significa e qual deve ser nossa forma de agir a partir da ideia de "santidade", e de nosso reconhecimento desta condição como a nossa condição verdadeira.”

    Você poderia repetir esta explicação, pois acho que eu perdi?

    Obrigada!
    Cristina.

    PS - Muito obrigada pela bola de luz na 3a feira, estou de molho, me recuperando bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cristina...

    Tudo bem com você? Como está, "de molho"?

    Obrigado por suas palavras. Obrigado por compartilhar.

    Quanto a sua pergunta, as respostas estão na lição 35 e em seu comentário.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir