segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Liberdade é confiar o futuro às Mãos de Deus.

LIÇÃO 214

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (194) Entrego o futuro nas Mãos de Deus.

O passado se foi; o futuro ainda não existe. Agora estou livre de ambos. Pois o que Deus dá só pode ser para o bem. E eu aceito apenas o que Ele dá como aquilo que me pertence.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

A ideia que revisamos nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, se lembrarmos bem das orientações que recebemos para as práticas com ela há vinte dias, é um passo gigantesco na direção da salvação rápida, pois cobre uma distância tão grande que nos "coloca bem perto do Céu".

É esta ideia, em conjunto com as que unificam nossas práticas nesta revisão, que vai nos permitir "ultrapassar toda ansiedade, todos os abismos do inferno, todo o negror da depressão, dos pensamentos de pecado e da desolação trazida pela [crença na ideia da] culpa", que se origina da crença na separação.

Uma vez aceita esta ideia, o que podemos temer? Já não há passado e qualquer coisa que possamos esperar do futuro, que ainda não existe, está nas Mãos de Deus. Isto não é absolutamente libertador? Salvar-se - salvar o mundo - não é apenas isto: confiar o futuro às Mãos de Deus?

De que nos valeram até agora todos os esforços - e o orgulho que os motiva - para controlar nossos próprios caminhos? Alguém, alguma vez, conseguiu, consegue, ou virá a conseguir, de fato, prever ou mudar o papel que lhe cabe no plano de Deus para a salvação do mundo, sem se render por completo a Ele?

Não é este tipo de esforço que nos desgasta, que nos apavora e que nos enche de terror ao se revelar inútil? Quanto nos debatemos e quanto ainda vamos nos debater antes de aceitar que basta nos rendermos à Vontade de Deus para que tudo se ilumine e encha de alegria, de amor e de paz todos os caminhos que trilhamos?

Uma última observação: Já estou postando as lições em São Paulo, de volta após quinze dias maravilhosos de férias. Muitas experiências, muitos acontecimentos, muitas leituras e muito a partilhar. Vou fazê-lo aos poucos. Aproveito esta observação final para dar as boas vindas a Geane Cristina Schuh, que se juntou a nós neste período em que estive ausente. Bem-vinda, Geane! Como digo sempre a todos que se apresentam, fique, por favor, à vontade para comentar, dividir suas experiências e contar a respeito de você mesma e de seu contato com o UCEM e com os exercícios diários.

9 comentários:

  1. Moisa, bem vindo de volta!! Ficamos com saudades!
    Nao tenho muito a adicionar no que ja foi falado por aqui, acho que essas licoes sao as minhas prediletas, pq se seguirmos o caminho de Deus, somos LIVRES de todo preconceito, medo, culpa, e so temos que aproveitar a VIDA!!
    Bjs a todos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cris... obrigado.

    Estas últimas lições da primeira parte do Livro de Exercícios, que são também as que praticamos na revisão, antes de passarmos à segunda parte, são, de fato, muito lindas. E, como todas, cada uma delas apenas, bem aprendida, praticada, aceita e aplicada, é suficiente para a nossa salvação.

    É preciso, porém, que nos lembremos constantemente de sair do transe a que o sistema de pensamento do ego nos induz, quando nos distraímos.

    Aí, sim, podemos nos sentir livres, em paz e aproveitar tudo o que a vida nos oferece.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. *
    Huebaaa ... Nosso Moises voltou ....
    Estávamos com saudades,querido ...
    E fico feliz, de saber, que suas férias tenham lhe trazido boas experiênciasm, alegrias e um bom descanso ... Bem vindo de volta irmaozão ...

    E vc tmb Geane Schuh... seja bem vinda a compartilhar conosco esse espaço abençoado.

    E sobre a lição de hoje, é realmente reveladora e confortante ...

    Nos render a Vontade de Deus, nada mais é que sair do controle de tudo, entrega-lo a Ele. O que não pode nos custar tanto, tendo em vista que o que controlamos em nossas vidas, nunca nos trouxe a felicidade e a alegria perfeitas, o que nos dá a certeza, de que realmente não sabemos escolher.. e que portanto, nossa própria vontade vive nos traindo.

    E sabendo que, a Vontade de Deus para nós, é a nossa própria vontade santa, da qual apenas esquecemos, fica mais fácil fazer essa entrega, em plena confiança, para nos presentear com a possibilidade real, de vivermos enfim, o sonho feliz .

    Sendo assim ...

    "Que seja feita a Sua Vontade, Agora e sempre"

    Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mouss
    Feliz retorno!!!!!!
    Sem ter conseguido ler a minha lição logo cedo e apesar de só agora ter entrado no blog, estive entregando a Deus cada segundo deste meu dia. Quer dizer que ficar SUPER atenta dá resultado, pois sem ter lido a lição eu já a estava praticando. Muito bom!!
    Claro que tem também a ver com o efeito causado pela leitura do livro "Hipnotizando Maria" e por isso quero te agradecer também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carmen.

    Obrigado pelo carinho. Eu também fiquei com saudade de vocês todos(as). Espero vê-los(las) amanhã no grupo.

    Render-se à Vontade de Deus é exatamente isto que você diz: abrir mão do controle. O que é uma das coisas mais difíceis de se fazer no ego. Uma vez que o ego sempre prefere ter razão a ser feliz.

    E, como você diz também, descobrir, ou dar-se conta de que a Vontade de Deus e a nossa são uma só, facilita fazer a entrega. No entanto, é importante lembrar sempre de que é a prática diária que vai permitir que fiquemos alertas para quaiquer escorregadas a que o ego queira nos induzir.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Nina, querida,

    Obrigado. Pelo carinho, pela constância e pela dedicação. Ao voltar e ao acessar o blogue vi que tinhas feito um novo comentário para cada lição postada durante minha ausência.

    Precisamos todos ser gratos pelo teu exemplo, de te manteres firme nas práticas. Isso é sempre um incentivo. E dá a certeza de que, por mais que as coisas nos queiram levar na direção contrária à do amor, as práticas diárias constantes e continuadas, dia após dia, podem nos afastar do julgamento e nos levar na direção da paz e da alegria.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. *
    Assino em baixo das palavras do Mouss, sobre a dedicação da Nina, que é mais que um exemplo a todos nós, é uma força a mais à nossa dedicação e constância ... nosso grande incentivo dentro desse grupo ....

    Portanto... sou-lhe imensamente grata por existir in my life,"minha" Nina "Hagen".. rsrs
    ... Te amo irmãzona ...
    ... O meu Mega Obrigada ...

    ResponderExcluir
  8. e mesmo Moisa!!! Sempre agradecemos a vc, mas sem querer tirar seu merito, Nina sempre presente aqui no blog!! E Carmem tambem!!
    Gostaria muito de um dia participar desse grupo do UCEM em SP.. mas como sou do Rio e so vou ao BR 1 vez ao ano fica dificil, mas nao impossivel! hahaha
    Super beijos amigos de fe! , Cris

    ResponderExcluir
  9. Ora, ora... vivas!

    Que maravilha tantas manifestações.

    Obrigado, Carmen.

    Obrigado, Cristiane.

    ResponderExcluir