sábado, 5 de maio de 2018

Para abrir os caminhos à felicidade, à alegria, à paz


LIÇÃO 125

Eu recebo a Palavra de Deus em paz hoje.

1. Que este dia seja um dia de serenidade e de escuta tranquila. Teu Pai quer que ouças a Palavra d'Ele hoje. Ele te chama das profundezas de tua mente onde Ele habita. Ouve-O hoje. Nenhuma paz é possível até que Sua Palavra seja ouvida por todo o mundo; até que tua mente, em escuta tranquila, aceite a mensagem que o mundo tem de ouvir para anunciar o tempo sereno da paz.

2. Este mundo mudará por teu intermédio. Nenhum outro meio pode salvá-lo, pois o plano de Deus é este simplesmente: o Filho de Deus é livre para salvar a si mesmo, recebeu a Palavra de Deus para ser seu Guia, para estar sempre em sua mente e a seu lado para conduzi lo em segurança a casa de seu Pai por sua própria vontade, sempre tão livre quanto a de Deus. Ele não é conduzido pela força, mas apenas pelo amor. Ele não é julgado, mas apenas santificado.

3. Hoje ouvimos a Voz de Deus em serenidade, sem a intromissão de nossos pensamentos mesquinhos, sem nossos desejos pessoais e sem qualquer julgamento de Sua Palavra santa. Não nos julgaremos hoje, pois não é possível julgar aquilo que somos. Estamos além de quaisquer julgamentos que o mundo impõe ao Filho de Deus. O mundo não o conhece. Não daremos ouvidos ao mundo hoje, mas esperaremos em silêncio pela Palavra de Deus.

4. Ouve teu Pai falar, Filho santo de Deus. Sua Voz quer te dar Sua Palavra santa, para espalhares pelo mundo as boas novas da salvação e do tempo sagrado da paz. Hoje nos reunimos no trono de Deus, o lugar sereno dentro da mente aonde Ele habita para sempre, na santidade que Ele criou e que nunca deixará.

5. Ele não espera até que voltes tua mente para Ele para te dar Sua Palavra. Ele não Se esconde de ti, enquanto te desvias d'Ele por algum tempo. Ele não nutre as ilusões que tu manténs acerca de ti mesmo. Ele conhece Seu Filho e quer que ele permaneça como parte d'Ele independente de seus sonhos; independentemente de sua loucura de achar que sua própria vontade não lhe pertence.

6. Ele fala contigo hoje. A Voz d'Ele espera teu silêncio, pois Sua Palavra não pode ser ouvida enquanto tua mente não estiver tranquila por algum tempo e enquanto os desejos sem sentido não estiverem calados. Espera pela Palavra d'Ele em paz. Há paz em teu interior, à qual se invocar, para te ajudar a preparar tua mente mais sagrada para ouvir falar a Voz por seu Criador.

7. Nos momentos adequados ao silêncio, três vezes hoje, dá dez dos minutos reservados à escuta do mundo para, em lugar disto, escolher uma escuta tranquila da Palavra de Deus. Ele te fala desde um lugar mais perto do que teu coração. A Voz d'Ele está mais próxima do que tua mão. Seu Amor é tudo o que és e o que Ele é; o mesmo que tu e tu o mesmo que Ele.

8. É tua voz que escutas quando Ele fala contigo. É tua Palavra que Ele diz. É a Palavra da liberdade e da paz, da unidade de vontade e de objetivo, sem nenhuma separação nem divisão na Mente única do Pai e do Filho. Escuta em paz teu Ser hoje e deixa Ele te dizer que Deus nunca abandona Seu Filho e que tu nunca abandonas teu Ser.

9. Apenas fica em paz. Não necessitarás de nenhuma regra a não ser esta para permitir que tua prática hoje te eleve acima do modo de pensar do mundo e liberte tua visão dos olhos do corpo. Apenas fica em silêncio e escuta. Ouvirás a Palavra na qual a Vontade de Deus Filho se junta à Vontade do Pai, na unidade com ela, sem nenhuma ilusão se interpondo entre o totalmente indivisível e verdadeiro. À passagem de cada hora, hoje, fica quieto por um momento e lembra a ti mesmo de que tens um objetivo particular para este dia: receber a Palavra de Deus em paz.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 125

"Eu recebo a Palavra de Deus em paz hoje."

É esta a lição que vai abrir os caminhos todos para a chegada e permanência da felicidade, da alegria e da paz a nossa vida. Pois a aceitação da Palavra de Deus e, com Ela, de Seu Amor é o que vai nos devolver à consciência da unidade com Deus, que praticamos há pouco com a lição de ontem.

Deixemos, pois, que hoje seja um dia de serenidade e de paz, em que nos colocamos à disposição para ouvir a Palavra de Deus em nós mesmos, como a lição nos convida a fazer:

Que este dia seja um dia de serenidade e de escuta tranquila. Teu Pai quer que ouças a Palavra d'Ele hoje. Ele te chama das profundezas de tua mente onde Ele habita. Ouve-O hoje. Nenhuma paz é possível até que Sua Palavra seja ouvida por todo o mundo; até que tua mente, em escuta tranquila, aceite a mensagem que o mundo tem de ouvir para anunciar o tempo sereno da paz.

E, ao receber a Palavra de Deus em nós, fiquemos também dispostos a estendê-la ao mundo, para que todos o possam ver de modo diferente, para que o mundo mude a partir da mudança que a Palavra de Deus oferece a cada um de nós. Pois, conforme a lição:

Este mundo mudará por teu intermédio. Nenhum outro meio pode salvá-lo, pois o plano de Deus é simplesmente este: o Filho de Deus é livre para salvar a si mesmo, recebeu a Palavra de Deus para ser seu Guia, para estar sempre em sua mente e a seu lado para conduzi lo em segurança a casa de seu Pai por sua própria vontade, sempre tão livre quanto a de Deus. Ele não é conduzido pela força, mas apenas pelo amor. Ele não é julgado, mas apenas santificado.

Pratiquemos, então, com calma e serenidade em silêncio, calar o que não sabemos dizer, para ouvir o que precisamos aprender a dizer. Para aprender o que Deus quer que saibamos - ou lembremos -  a respeito de nós mesmos e a respeito d'Ele também. Para aprender que nossa vontade e a d'Ele são a mesma e que tudo o que precisamos fazer é permitir que Sua Voz Se faça ouvir em nós, e no mundo inteiro, por nosso intermédio. 

Eu recebo a Palavra de Deus em paz hoje.

Isto é tudo o que precisamos fazer. E não apenas hoje. Mas, a partir de hoje, todos os dias. É para isso que a lição nos treina. As práticas são um treinamento para que mudemos nosso modo de pensar, para que sejamos capazes de calar a voz do falso eu, este ser mesquinho que inventamos e pensamos que é o que somos. Uma imagem de nós mesmos que nem de longe se aproxima do Ser em nós, que a Palavra de Deus quer revelar.

Assim:

Hoje ouvimos a Voz de Deus em serenidade, sem a intromissão de nossos pensamentos mesquinhos, sem nossos desejos pessoais e sem qualquer julgamento de Sua Palavra santa. Não nos julgaremos hoje, pois não é possível julgar aquilo que somos. Estamos além de quaisquer julgamentos que o mundo impõe ao Filho de Deus. O mundo não o conhece. Não daremos ouvidos ao mundo hoje, mas esperaremos em silêncio pela Palavra de Deus.

É da Palavra de Deus que precisamos, para fazer calar "o falso eu" - o ego. É da Palavra de Deus que precisamos para nos libertarmos da ideia de um "eu", que não é o que somos. Um "eu" que não tem nada a ver com o Ser, que permanece em contato constante com o Pai e só quer ouvir a Voz que fala por Ele.

Eu recebo a Palavra de Deus em paz hoje.

Apesar de nos valermos, com o Curso, das palavras comuns de nossa linguagem do dia-a-dia, quando nos abrimos por inteiro para ouvir a Voz que fala por Deus em nós, as palavras assumem outro significado, as entrelinhas significam muito mais do que quaisquer palavras, quando estamos de mente e coração abertos. É assim com a música. São as pausas entre as notas que nos permitem ouvir e perceber a beleza da música, de qualquer música que ouçamos.

Assim também é com a Palavra de Deus. Para recebê-La e chegar à consciência de seu significado é preciso que façamos silêncio. Como pedia uma música antiga que a liturgia utilizava nas missas há algum tempo antes das leituras dos evangelhos: "Faça silêncio em seu coração, pois o Senhor lhe quer falar".

A lição nos orienta no mesmo sentido:

Ouve teu Pai falar, Filho santo de Deus. Sua Voz quer te dar Sua Palavra santa, para espalhares pelo mundo as boas novas da salvação e do tempo sagrado da paz. Hoje nos reunimos no trono de Deus, o lugar sereno dentro da mente aonde Ele habita para sempre, na santidade que Ele criou e que nunca deixará.

Ele não espera até que voltes tua mente para Ele para te dar Sua Palavra. Ele não Se esconde de ti, enquanto te desvias d'Ele por algum tempo. Ele não nutre as ilusões que tu manténs acerca de ti mesmo. Ele conhece Seu Filho e quer que ele permaneça como parte d'Ele independente de seus sonhos; independentemente de sua loucura de achar que sua própria vontade não lhe pertence.

Ele fala contigo hoje. A Voz d'Ele espera teu silêncio, pois Sua Palavra não pode ser ouvida enquanto tua mente não estiver tranquila por algum tempo e enquanto os desejos sem sentido não estiverem calados. Espera pela Palavra d'Ele em paz. Há paz em teu interior, à qual se invocar, para te ajudar a preparar tua mente mais sagrada para ouvir falar a Voz por seu Criador.

O fato é que, como já disse aqui antes, o Curso fala o tempo todo de Jesus [a Voz], que se refere a si mesmo em letras minúsculas, colocando-se como um igual a nós, um irmão mais velho, por assim dizer, do Filho de Deus, da Filiação [todos os Filhos de Deus, na unidade], do Espírito Santo e do Próprio Deus, referindo-se a qualquer um deles, por força de expressão e de sintaxe, das leis gramaticais, além das letras maiúsculas iniciais, como sendo uma pessoa, um ser, uma entidade, diferente de nós. Isto não é verdade! E é para isto que devemos ficar atentos. Quando, no Curso, Jesus [a Voz] nos fala de Deus ou do Espírito Santo, a Voz por Deus, ele não está falando de nada "fora de nós". Não! Não pode nem mesmo haver um Jesus fora de nós, que nos ensine como chegar a Deus, uma vez que como o próprio Curso diz, a viagem, a jornada que fazemos é uma jornada sem distância. Uma jornada ao interior de nós mesmos apenas. Uma viagem na direção do Coração de Deus. Em nós mesmos, é claro.

Eu recebo a Palavra de Deus em paz hoje. 

Por isso podemos, sem sombra de dúvida, fazer o que a lição pede. Isto é:

Nos momentos adequados ao silêncio, três vezes hoje, dá dez dos minutos reservados à escuta do mundo para, em lugar disto, escolher uma escuta tranquila da Palavra de Deus. Ele te fala desde um lugar mais perto do que teu coração. A Voz d'Ele está mais próxima do que tua mão. Seu Amor é tudo o que és e o que Ele é; o mesmo que tu e tu o mesmo que Ele.

É tua voz que escutas quando Ele fala contigo. É tua Palavra de Ele diz. É a Palavra da liberdade e da paz, da unidade de vontade e de objetivo, sem nenhuma separação nem divisão na Mente única do Pai e do Filho. Escuta em paz teu Ser hoje e deixa Ele te dizer que Deus nunca abandona Seu Filho e que tu nunca abandonas teu Ser.

Pois como já sabemos não existe nada fora de nós! Lembram-se? E é aí que mora o xis da questão. Quando nos colocamos na posição de ouvintes de algo exterior a nós, corremos o risco de nos tornarmos idólatras, reverenciando algo que não pede reverência. 

Na verdade, quando o Curso fala do divino, ele só fala do divino em cada um de nós. Porque não há divino sem "um" de nós, qualquer que seja esse "um". É apenas para ouvir o divino em nós que precisamos fazer silêncio e abrir os ouvidos.

Eu recebo a Palavra de Deus em paz hoje. 

Quando não estamos ouvindo o "divino" em nós estamos apenas dando ouvidos à estática sem sentido, ao que nos diz o "falso eu", a quem o Curso recomenda que fechemos os ouvidos, abrigando-nos no silêncio e calando quaisquer vozes que não sejam a de Deus, a de Seu Espírito Santo em nós.

Para tanto, atentemos ao que nos aconselha, por fim a lição:

Apenas fica em paz. Não necessitarás de nenhuma regra a não ser esta para permitir que tua prática hoje te eleve acima do modo de pensar do mundo e liberte tua visão dos olhos do corpo. Apenas fica em silêncio e escuta. Ouvirás a Palavra na qual a Vontade de Deus Filho se junta à Vontade do Pai, na unidade com ela, sem nenhuma ilusão se interpondo entre o totalmente indivisível e verdadeiro. À passagem de cada hora, hoje, fica quieto por um momento e lembra a ti mesmo de que tens um objetivo particular para este dia: receber a Palavra de Deus em paz.

Sim! É preciso que calemos todas as vozes do mundo em nós, ou não seremos capazes de ouvir a Voz por Deus em nossas mentes e corações. A menos que aprendamos a silenciar todos os desejos e anseios sem sentido pelas coisas e situações do mundo da ilusão, não seremos capazes de abrir espaço em nossas mentes e corações para preenchê-los com a única coisa capaz de satisfazer todas as nossas necessidades e de realizar todos as nossas aspirações: o Amor que Deus [em nós - poderia ser diferente?] nos oferece a cada passo da caminhada, quando escolhemos dedicá-los a Ele [em nós, não pode ser diferente], deixando a Seu cargo [a cargo do divino em nós] o controle de nossas vidas, sabedores de que não conhecemos nada. Pois, de fato, não sabemos o que pode nos fazer felizes, se não nos abrimos para a Voz por Deus em nós mesmos. 

Às práticas?


*
ADENDO

Jornada num tempo sem tempo (ou viagem de volta no tempo?)

2017. Maio, dia 5: De Mansilla de las Mulas a Léon (20 km)

Depois de todas as tarefas de praxe, com os pés, com a mochila e com todas as coisas que há para se providenciar antes de recomeçar a caminhada - e do café da manhâ -, saio de Mansilla às oito

A caminhada é tranquila: vinte quilômetros apenas. Sete quilômetros menos do que a do dia anterior.

Fiz uma breve parada para tomar um suco de laranja (numa vending machine) numa área de descanso livre. Por aqui só há as máquinas - para vários tipos de bebidas e comidas, uma para café, outra para cerveja - e câmeras. Aproveito para acertar a posição de minha mochila que está me incomodando.

Daí para a frente, uma caminhada ritmada num passo constante, à exceção de umas poucas subidas que forçam a diminuir o ritmo e a usar os bastões.

Chego à entrada de Léon (há um posto com policiais civis que recebem os peregrinos oferecendo um mapa, indicando o caminho na cidade, e uma bala), a do Caminho, por volta de meio-dia e trinta, o que dá pouco mais de quatro horas para os vinte quilômetros. Nada mal para quem está com os pés meio detonados, não?

Agora, o pior não é isso. O pior é que depois de se chegar à entrada há muito que andar. Só consigo chegar ao hostal que me foi indicado por Pedro, "El Chinche", em Bercianos, perto das duas da tarde. Andei, andei e andei. E nada. Começou a chover e demorei muito para achar o lugar, mesmo com o mapa nas mãos. Pior é que depois de encontrá-lo é muito fácil se localizar por toda Léon. 

Bom! Estou em Léon. E aí?

Acomodo-me e saio para comer alguma coisa. Já estamos perto das três horas. Chego ao "La Ribera", um bar muito bom de "tapas y raciones" verdadeiramente muito especiais.

Após, o que chamei de "almoço" visito a Catedral e ando um pouco pela cidade. O comércio fecha por volta das duas e só volta depois das cinco, ou seis, nalguns casos.

Volto ao hostal para um banho muito bom, com toalha de algodão limpa e cheirosa. Para quem não sabe ainda, o peregrino carrega consigo uma daquelas toalhas que absorvem a água para seus banhos nos albergues.

Depois do banho, envio algumas mensagens aos que caminharam a maior parte dos trechos comigo, ou aqueles com quem me encontrei no dia a dia nas paradas, e saio. Quero ver se compro um tênis reserva para as botas e para dar um descanso aos pés.

Tina e Márcio estão por perto e vão visitar a catedral. Combinamos de nos encontrar após a visita e vamos até uma loja de tênis e de materiais para peregrinos: Armeria Castro. Márcio também precisa de um tênis. Acabo comprando um par de tênis Salomon, próprio para caminhadas no tipo de caminho que estamos fazendo e sou apresentado para meias anti-bolhas, um achado. Compro dois pares também. Em seguida, paramos na farmácia. Compro um creme para os pés, similar à pomada Minâncora, ou a Gelol - indicação do Lincoln lá atrás - uma caixa de band-aids (Hansaplast) e um sabonete de glicerina. O meu, o que trouxe comigo, está chegando ao fim. 

Aí, já é hora de jantar. No caminho em que estamos, chegamos ao "El Besugo", uma casa fundada em 1924. Dentre as opções escolho um entrecote de ternera fenomenal.

Enfim, já é tempo de dormir de novo, esperando por uma nova jornada amanhã. Apesar de eu achar que vou ficar em Léon mais um dia para esperar Lincoln e Azevedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário