quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Só Deus é sempre digno de nossa confiança

LIÇÃO 47

Deus é a força na qual eu confio.

1. Se tua confias na tua própria força, tens todas as razões para ficar apreensivo, ansioso e amedrontado. O que podes prever ou controlar? O que há em ti com que se possa contar? O que te daria a capacidade de estar ciente de todas as características de qualquer problema e de resolvê-lo de tal modo que apenas o bem pudesse advir dele? O que há em ti que te dê o reconhecimento da solução correta e a garantia de que ela será alcançada?

2. Tu não podes fazer nenhuma destas coisas por ti mesmo. Acreditar que podes é colocar tua confiança onde a confiança não é justificada e confirmar o medo, a ansiedade, a depressão, a raiva e o pesar. Quem pode colocar sua fé na fraqueza e se sentir seguro? Mas quem pode colocar sua fé na força e se sentir fraco?

3. Deus é tua segurança em todas as circunstâncias. Sua Voz fala por Ele em todas as situações e em todos os aspectos de todas as situações, dizendo-te exatamente o que fazer para invocar Sua força e Sua proteção. Não há nenhuma exceção porque Deus não tem nenhuma exceção. E a Voz que fala por Ele pensa da mesma forma que Ele.

4. Hoje tentaremos ir além de tua própria fraqueza e alcançar a Fonte da força verdadeira. Quatro períodos de prática de cinco minutos são necessários hoje e insiste-se em períodos mais longos e frequentes. Fecha os olhos e começa, como de costume, pela repetição da ideia para o dia. Em seguida, passa um ou dois minutos em busca de situações às quais revestiste de medo em tua vida, descartando cada uma delas dizendo a ti mesmo:

Deus é a força na qual eu confio.

5. Tenta, agora, escapar de todas as preocupações relativas a tua percepção de falta de capacidade. É óbvio que qualquer situação que te cause preocupação está associada a sensações de falta de capacidade, pois, do contrário, acreditarias que podes lidar com a situação com sucesso. Não é acreditando em ti mesmo que vais adquirir confiança. Mas a força de Deus em ti é bem-sucedida em todas as coisas.

6. O reconhecimento de tua própria fragilidade é um passo necessário na correção de teus erros, mas raramente é um passo suficiente para te dar a confiança de que necessitas e à qual tens direito. Tu também tens de ganhar a consciência de que a confiança em tua força verdadeira é inteiramente justificada sob todos os aspectos e em todas as circunstâncias.

7. Na fase final do período de prática tenta ir fundo em tua mente para alcançar um lugar de segurança verdadeira. Tu reconhecerás que o alcançaste se experimentares uma sensação de paz profunda, ainda que breve. Abandona todas as coisas sem importâncias que se agitam e borbulham na superfície de tua mente, e desce mais para alcançar o Reino do Céu. Há um lugar em ti onde existe a paz perfeita. Há um lugar em ti onde a força de Deus habita.

8. Repete a ideia com frequência durante o dia. Utiliza-a como a tua resposta a qualquer inquietação. Lembra-te de que a paz é teu direito porque depositas tua confiança na força de Deus.

*

COMENTÁRIO:

Quando todas as nossas tentativas para solucionar um problema se esgotam sem resultado, para quem nos voltamos? Quando uma situação é aparentemente insolúvel, para quem voltamos nossos pensamentos? Quando, depois de andar e andar e andar aparentemente sem destino, chegamos a uma encruzilhada e não sabemos que caminho tomar, a quem recorremos?

Quando, inesperadamente, recebemos a notícia de que alguém de quem gostamos muito foi diagnosticado como sofrendo de uma doença incurável, para quem nos dirigimos? Quem pode nos trazer o alívio, a paz e a alegria, ao tomar para si todas as responsabilidades por tudo o que nos acontece? Em quem confiar, quando estamos próximos do desespero e nada parece mostrar uma pequena réstia de luz na direção da qual caminharmos?

É disto que trata a ideia para nossas práticas nesta quarta-feira, 16 de fevereiro.

Lembram-se de que no ano passado, ao comentar esta lição, chamei a atenção para aquele adesivo que vemos estampados em muitos carros pelas ruas, que diz: "Deus é fiel"?

Pois acho que vale a pena lembrar que, se pensarmos de forma mais profunda e refletida a respeito desta frase, vamos descobrir que, na verdade, só Deus é cem por cento fiel. Ou mais. Pois, ainda tendo em mente o comentário feito no ano passado, acho se pode dizer que somente Deus é fiel, a Sua Vontade para nós, a Seus Compromissos, a Sua Criação, a cada um de Seus Filhos e à Filiação toda.

Podemos confiar n'Ele em qualquer circunstância. Pois Deus é o Único que não nos abandona nunca e que mantém a Força de Seu Amor sempre à disposição de qualquer um de nós que se volte para Ele em qualquer momento de sua vida. Ou como diz a ideia que praticamos na lição de hoje: Deus é a força na qual confio. É só d'Ele que pode vir a força em que podemos confiar em nós mesmos. Pois só Ele se dá por inteiro a Seus Filhos e criaturas o tempo todo.

Confiemos, pois, a partir das práticas, que sempre poderemos nos voltar para Deus em busca de forças e em busca de salvação para toda e qualquer tribulação que nos deixe nas trevas da dúvida, do medo, da dor e do sofrimento. Pois só Deus pode nos devolver a luz e a força necessárias para o cumprimento de nossa função de salvadores do mundo.

4 comentários:

  1. Querido Moises!!!

    Não pude ir ao grupo, mas confesso que vcs fizeram faltam. Amo cada um de vcs, meus queridos!! rsrssrsrs.

    É simplesmente maravilhosa esta lição!
    Deus e a confiança Nele deve estar presente em todas as situações do nosso dia à dia;trazendo Paz aos nossos corações ... "Deus é tua segurança em todas as circunstâncias."
    Praticando é que percebo como a separação aparece ....E como vivi separada Dele, mas estou tentar resgatar e me sinto mais em paz por diversos momentos do meu dia.
    Enfim, agradeço a todos e especialmente á vc, Moisés por favorecer o mundo olhar ..
    bjs
    e fiquem em Paz

    Denise

    ResponderExcluir
  2. Ocorreu-me que, além da lição 41, "Deus vai comigo aonde eu for" e também da 48, "Não há nada a temer", esta é uma lição que pode, de fato, nos livrar de todos os medos. Sejam eles quais forem, de andar de avião, de ficar no escuro, de andar à noite por uma grande cidade e outros mais. Pois, uma vez que coloquemos nossa confiança na força de Deus, nada nos pode ameaçar.

    Ainda a respeito do comentário da Duda e aproveitando também as vezes em que a Cristiane falou de seu medo de andar de avião, pensando um pouco mais no assunto, parece-me que, na verdade, este medo não ser refere a nada mais do que o medo do ego de abrir mão do controle da situação. É o medo da entrega, o medo de entregar-se nas mãos de Deus e de Seu Espírito Santo.

    É muito interessante pensar, por exemplo, que em geral não temos o controle de nada. Não podemos nem ao menos saber o que vai acontecer em nossa vida daqui a alguns segundos.

    Se, de alguma maneira, nos sentimos ansiosos ou amedrontados, tudo o que fazemos é exatamente abandonar o controle às mãos do ego. Isto é, o ego, a partir de seu sistema de pensamento, assume o comando de forma avassaladora e em poucos segundos entramos em pânico e não somos capazes sequer de vislumbrar nenhuma saída para a situação que nos assustou.

    É isto que acontece e que leva as pessoas, inclusive aquelas a respeito de quem pensamos como equilibradas, centradas, a fazerem coisas estranhas, a tomarem atitudes impensáveis e impensadas. Depois elas dizem: "não sei o que aconteceu, eu estava fora de mim".

    De fato, estamos "fora de nós mesmos" a maior parte do tempo, quando nossa atenção vagueia de uma coisa para outra e parecemos nos perder em algum lugar ou tempo longínquo porque não queremos estar onde estamos ou porque gostaríamos de estar fazendo uma coisa diferente daquela a que nos dedicamos.

    Isto também é perder o controle, pois deixamos mais uma vez que o ego nos impedisse de ficar no presente, de experimentar a eternidade do momento, estando e sendo ao mesmo tempo parte daquilo de que nos ocupávamos. É disto que falam os mestres quando dizem que passamos a maior parte de nossas vidas dormindo.

    Os exercícios diários postos em prática, sejam eles os do UCEM, sejam os de qualquer outro ensinamento que ofereça como meta o autoconhecimento, visam a nos lembrar de nossa capacidade de ficar atentos. Quando atentos, ainda que por breve instante a cada vez, somos capazes de abrir mão do controle de forma consciente e de entregá-lo às mãos certas, às de Deus ou às do espírito em nós mesmos, entregando-nos à situação ou à experiência que se apresenta, integrando-nos à unidade.

    O segredo evidente é se estar presente em toda e qualquer situação que se apresente.

    ResponderExcluir
  3. Denise, querida,

    Nós também sentimos sua falta... Aliás é, aparentemente, sempre uma parte de nós que não está presente quando falta alguém...

    Na verdade, nem você, nem eu, nem ninguém vivemos separados de Deus em nenhum momento. Ele vai conosco aonde formos, como diz a lição 41. O que acontece é que, muitas vezes feito filhos desatentos, esquecemo-nos da presença d'Ele.

    Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Nós é que agradecemos por você fazer parte de nossa vida e nos mostrar alguns aspectos de nós mesmos de que ainda não nos tinhamos apercebido.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Moisa!!! Adorei seu comments a respeito da licao!!! E isso mesmo, medo de perder o controle... Estou trabalhando nisso!
    Bj grande

    ResponderExcluir