quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A percepção resulta de nosso modo de ver

LIÇÃO 54

Estas são as ideias para a revisão de hoje:

1. (16) Eu não tenho nenhum pensamento neutro.

Pensamentos neutros são impossíveis porque todos os pensamentos têm poder. Eles tanto criarão um mundo falso quanto me conduzirão para o mundo verdadeiro. Mas os pensamentos não podem deixar de ter efeitos. Da mesma forma que o mundo que vejo surge dos erros de meu modo de pensar, o mundo verdadeiro também despontará diante de meus olhos quando eu permitir qeu meus erros sejam corrigidos. Meus pensamentos não podem ser verdadeiros e falsos ao mesmo tempo. Eles têm de ser uma coisa ou outra. O que vejo me mostra qual das duas coisas eles são.

2. (17) Eu não vejo nenhuma coisa neutra.

O que vejo testemunha o que penso. Se eu não pensasse, não existiria, porque vida é pensamento. Que eu olhe para o mundo que vejo como a representação de meu próprio estado de espírito. Sei que meu estado de espírito pode mudar. E, por isso, sei também que o mundo que vejo pode mudar do mesmo modo.

3. (18) Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meu modo de ver.

Se não tenho nenhum pensamento privado, não posso ver um mundo privado. Até mesmo a ideia louca de separação teve de ser compartilhada antes de poder dar forma à base do mundo que vejo. Contudo, esse compartilhar foi um compartilhar do nada. Eu também posso apelar a meus pensamentos verdadeiros, que compartilham tudo com todos. Uma vez que meus pensamentos de separação convocam os pensamentos de separação dos outros, meus pensamentos verdadeiros também despertam os pensamentos verdadeiros neles. E o mundo que meus pensamentos verdadeiros me mostram depontará tanto na sua vista quanto na minha.

4. (18) Não estou sozinho ao experimentar os efeitos de meus pensamentos.

Não estou sozinho em nada. Tudo o que penso, ou digo, ou faço ensina a todo o universo. Um Filho de Deus não pode pensar ou falar ou agir à toa. Ele não pode estar sozinho em coisa alguma. Por isso, está ao meu alcance mudar todas as mentes junto com a minha, porque o poder de Deus me pertence.

5. (20) Eu estou decidido a ver.

Reconhecendo a natureza fracionada de meus pensamentos, estou decidido a ver. Quero olhar para as testemunhas que me mostram que o modo de pensar do mundo mudou. Quero ver a prova de que aquilo que foi realizado por meu intermédio capacitou o amor a substituir o medo, o riso a substituir as lágrimas e a abundância a substituir a perda. Quero olhar para o mundo verdadeiro e deixar que ele me ensine que minha vontade e a Vontade de Deus são uma só.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, fazemos nossa quarta prática revisando as ideias das lições que vão da décima-sexta à vigésima, que cobrem os primeiros 20 dias do ano. São ideia inétidas para o sistema de pensamento do ego. O mundo é incapaz de pensar nestes termos e, se experimentarmos comentar com alguém que não conheça o ensinamento, seremos chamados de louco por querer acreditar em tal forma de pensar.

Conforme o Curso propõe, os exercícios desta primeira parte do livro se destinam a nos ensinar a desaprender tudo aquilo que o mundo nos ensinou de modo equivocado. Na verdade, nós não fazemos ideia da força de nossos pensamentos. São eles, de fato, que criam e constróem as experiências pelas quais passamos.

Como já comentei antes, logo no início do capítulo 21 do texto, o Curso nos diz: "O mundo que vês é o que deste ao mundo, nada mais do que isso. Mas, embora não seja mais do que isso, não é menos. Por isso, ele é importante para ti. Ele [o mundo] é a testemunha do teu estado de espírito, o retrato externo de uma condição interna. O modo com que um homem pensa é também o modo com que ele percebe. Por isso, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar tua forma de pensaar a respeito do mundo. A percepção é um resultado e não uma causa".

É por esta razão que precisamos tomar consciência da veracidade das quatro primeiras ideias que revisamos para, após praticá-las e internalizá-las em nós mesmos, chegarmos à decisão que nos aconselha a última das ideias das práticas de hoje.

3 comentários:

  1. oi Moisa,

    aqui em Sampa e firme no compromisso incessante de mudar essa percepcao da separacao.

    Beijo
    Paz e Luz
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dani...

    Que prazer. Até quando você fica em Sampa, vizinha? Você vai conseguir desta vez ir a um de nossos encontros? Com ou sem a Renata?

    É isso aí... Quando aprendermos a não nos vermos separados, abandonaremos o julgamento de uma vez por todas.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Vizinho Moisa,

    A principio ficarei aqui ate meio de marco, depende de qdo meu marido fofo Bob vier pra ca.

    Gostaria muito de ir em uma das reunioes com ou sem minha irma :-), verei com ela.

    Voce me passa, fazendo favor, onde e qdo as reunioes sao realizadas?

    Obrigada
    Dani

    ResponderExcluir