terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Um mundo de serenidade, de alegria e de paz

LIÇÃO 46

Deus é o Amor no qual eu perdoo.

1. Deus não perdoa porque Ele nunca condena. E tem de haver condenação antes que o perdão seja necessário. O perdão é a grande necessidade deste mundo, mas isto porque ele é um mundo de ilusões. Aqueles que perdoam estão, deste modo, se liberando das ilusões, enquanto aqueles que negam o perdão estão se comprometendo com elas. Uma vez que só condenas a ti mesmo, tu também só perdoas a ti mesmo.

2. Contudo, embora Deus não perdoe, Seu Amor é, apesar de tudo, a base do perdão. O medo condena e o amor perdoa. Deste modo, o perdão desfaz o que o mundo produz, devolvendo a mente à consciência de Deus. Por esta razão, o perdão pode verdadeiramente ser chamado de salvação. É ele o meio pelo qual as ilusões desaparecem.

3. Os exercícios de hoje pedem, pelo menos, três períodos de cinco minutos completos e tantos períodos mais breves quantos possíveis. Começa os períodos de prática mais longos com a repetição da ideia para ti mesmo, como de costume. Fecha os olhos ao fazê-lo e passa um minuto ou dois examinando tua mente à procura daqueles a quem não perdoas. Não importa "o quanto" não os perdoas. Tu os perdoas inteiramente ou não os perdoas em absoluto.

4. Se estiveres fazendo bem os exercícios não deves ter nenhuma dificuldade para encontrar várias pessoas a quem não perdoas. Um critério seguro é o de que qualquer pessoa de quem não gostes é um sujeito adequado. Cita cada um pelo nome e dize:

Deus é o Amor no qual eu te perdoo, [nome].

5. O objetivo da primeira fase dos períodos de prática de hoje é te colocar em uma posição para perdoares a ti mesmo. Depois de aplicares a ideia a todos que te vieram à mente, dize a ti mesmo:

Deus é o Amor no qual eu me perdoo.

Em seguida, dedica o restante do período de prática a acrescentar ideias afins tais como:

Deus é o Amor com o qual amo a mim mesmo.
Deus é o Amor no qual sou abençoado.

6. A forma da aplicação pode variar consideravelmente, mas não se deve perder de vista a ideia central. Poderias dizer, por exemplo:

Eu não posso ser culpado porque sou um Filho de Deus.
Eu já estou perdoado.
Nenhum medo é possível em uma mente amada por Deus.
Não há nenhuma necessidade de atacar porque o amor me perdoa.

O período de prática deve terminar, porém, com uma repetição da ideia de hoje conforme sua declaração original.

7. Os períodos de prática mais breves podem consistir tanto em uma repetição da ideia na forma original quanto em uma forma afim, conforme preferires. Certifica-te, no entanto, de fazer aplicações mais específicas, se necessário. Elas serão necessárias a qualquer momento, durante o dia, em que ficares ciente de qualquer tipo de reação negativa a qualquer pessoa, presente ou não. Neste caso, dize-lhe em silêncio:

Deus é o Amor no qual eu te perdoo.

*

COMENTÁRIO:

No prefácio de O Livro do Perdão, de Robin Casarjian, Joan Borysenko diz que a autora afirma que "o perdão é tanto um sinal de cura quanto a chave para ela". E mais: que "todo o entendimento do mundo vale muito pouco se nos ressentimos cada vez que um ato de um estranho [ou mesmo de um conhecido, eu diria] nos recorda nossas relações mal resolvidas".

Ela pergunta: "De que adianta o autoconhecimento, se nós o usamos para alimentar o nosso ódio a nós mesmos e a culpa que nos diz que, apesar dos nossos esforços, nunca seremos o bastante, nunca faremos o bastante, nem nos importaremos o bastante ou nos ajudaremos o bastante para sermos dignos do nosso próprio amor"?

Para ela, "o perdão acarreta a autêntica aceitação do nosso valor como seres humanos, a compreensão de que erros são oportunidades para o crescimento, para a consciência e para o cultivo da compaixão, e a percepção de que a extensão do amor para nós mesmos e para os outros é o cimento que mantém o universo coeso".

É disto também que trata a ideia que vamos praticar nesta terça, 15 de fevereiro, na lição que começa por nos dizer que o perdão é a maior necessidade do mundo. Porque tudo o que este mundo quer nos ensinar a fazer é comparar, julgar e condenar.

É claro que sabemos que tudo isso só acontece na ilusão, como a própria lição afirma. Mas, como disse no comentário do ano passado, estamos a maior parte do tempo imersos por demais na ilusão para que isso se mostre a nós com alguma clareza. É só quando, nalgum instante de nossas vidas, passamos por uma experiência de silêncio, de beleza, de dor profunda ou por um trauma qualquer, que paramos para pensar e, com sorte, vislumbramos um mundo diferente deste que a ilusão nos apresenta. Um mundo perdoado.

É na direção desse mundo que os exercícios com a ideia de hoje querem nos levar. Ao nos ensinar a perdoar o mundo, e a tudo e a todos nele, a nós mesmos inclusive, a partir do Amor de Deus, as práticas podem nos levar mais perto da experiência que o perdão oferece a todos que já aprenderam a perdoar. Uma experiência de um mundo de calma, de tranquilidade, de serenidade, de alegria e de paz.

7 comentários:

  1. É simplesmente maravilhosa esta lição! É o Ho'Oponopono! Sinto muito ,me perdoe,Eu Te Amo,Obrigada!Nos perdoando,perdoando nossos antepassados,nosso presente e todas as situações do nosso dia à dia. Trazendo Paz aos nossos corações ...Obrigada à todos do nosso querido grupo,obrigada Moisés por todo o carinho,dedicação e Amor que dedica no seu dia à dia e Nina querida,por se preocupar em dividir e nos lembrar desses tão ricos exercicíos.Um lindo dia à todos .bjs até + tarde.Beth

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço, Beth.

    É um privilégio e uma honra, além, é claro, do prazer enorme ter a companhia de pessoas como as que frequentam este espaço, você entre elas.

    É maravilhoso, além de enormemente gratificante, perceber o interesse em experimentar uma nova maneira de olhar para o mundo, tanto de parte dos que conseguem se manifestar eventualmente, quanto dos que, por qualquer razão ainda não o fazem.

    Obrigado por sua generosidade e por estar conosco partilhando destes momentos de unidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu também, Helena.

    Obrigado por sua participação.

    Viram só, viramos a marca das 30.000 visitas.

    Viva...

    Tomara que isso seja o início de uma mudança de nosso modo de olhar para o mundo. Para vê-lo perdoado.

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  4. Ola... gostaria de expor aqui uma sensacao de desconforto que me acompanha e me encomoda, talvez nao tenha nada haver com o assunto de hoje, mas enfim.
    Uma amiga minha mto querida que ja foi na nossa reuniao do Ucem a Vanessa, nao sei se voce lembra dela,vem passar o carnaval em madri, e eu gostaria muito de encontra-la, fiquei super empolgada, estamos fazendo mil planos etc... ate ai td otimo, mas quando me lembro que tenho que entrar em um aviao me da vontade de desistir de td, esse desconforto esta me encomodando mto, eu sei da entrega e etc, mas a sensacao de ter que enfrentar o aviao realmente me encomoda. Sei la talvez isso seja algo meio Supérfluo, mas ta me encomodando, tambem nao sei se eh algo que voce possa me ajudar, mas enfim, gostaria de compartilhar, talez voce tenha uma outra visao sobre esse assunto, que ja foi comentado anteriormente, mas talvez agora voce possa ter outra visao sobre isso. Sei la...obrigada Bjsssssss

    ResponderExcluir
  5. Duda, querida,

    Você lembra dos comentários da Cristiane a respeito dos voos que ela costuma fazer e do receio que de repente a assalta? Acho que ela até falou disso ontem ou anteontem se não me engano.

    Talvez a experiência dela possa lhe servir de ajuda. Mas este seu incômodo me lembra de uma historinha da Anna Sharp, que disse ter comentado com uma amiga certa ocasião que tinha medo de andar de avião, que se senti insegura e coisa e tal... Ela disse que a amiga lhe disse para não se preocupar, porque nós estamos mais seguros no avião, voando do que parados sobre um planeta que gira sobre seu próprio eixo [o movimento de rotação que dura cerca de 24 horas] a uma velocidade de cerca de 1.674 km/h, uma velocidade maior do que a de propagação do som que é de cerca de 1.200 km/h.

    Não bastasse a Terra, o planeta, estar girando vertiginosamente sobre seu próprio eixo, ele também gira a uma velocidade ainda muito mais espantosa em torno do sol para completar seu ciclo anual [o movimento de translação]. Esta velocidade é de aproximadamente 107.500 km/h. Isto é, não fosse a força da gravidade a nos segurar estaríamos girando como piões enlouquecidos.

    O que o avião faz é, com a ajuda de toda a tecnologia de que dispomos hoje, desafiar a força da gravidade para nos levar de um lugar para outro mais depressa do que qualquer outro meio de transporte.

    Em todo o caso, sugiro que você leia e traga sempre em mente a lição desta próxima quinta-feira, dia 17, a de número 48: Não há nada a temer. E, por fim, para não me estender demais, que veja se não há outra forma de chegar até lá. Não há trem de um destino a outro?

    Lembre-se de que "medo é desejo".

    Pense na maravilha que a viagem reserva. Ponha o foco de sua atenção não na forma como você vai chegar lá, mas naquilo, na alegria, que o encontro vai lhe trazer.

    Boa sorte.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  6. Oi mouss, adorei a explicacao da Anna, e alem de td o aviao eh o meio de transporte mais seguro e Deus vai comigo aonde quer que eu va :)
    Quanto ao trem, a Irlanda eh uma ilha, infelizmente nao da para ir de trem para nenhum pais, oq eu acho mto triste, apenas de navio e aviao, mas acho que nao tem navio para Madri.
    Enfim, tenho que enfrentar essa bobagem.
    Obrigada!!
    Bjsss

    ResponderExcluir