quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Para ver no mundo a alegria e a paz perfeitas

LIÇÃO 33

Existe outro modo de olhar para o mundo.

1. A ideia de hoje é uma tentativa de reconhecer que podes mudar tua percepção do mundo, tanto em seu aspecto externo quanto no interno. Deve-se dedicar cinco minutos completos às aplicações da manhã e da noite. Nestes períodos de prática a ideia deve ser repetida tantas vezes quanto achares agradável, apesar de essencial que as aplicações sejam feitas sem pressa. Alterna entre o exame de tuas percepções externa e interna, mas sem uma sensação de mudança brusca.

2. Olha apenas casualmente o mundo que percebes como exterior a ti, em seguida, fecha os olhos e examina teus pensamentos interiores com a mesma casualidade. Tenta permanecer igualmente indiferente a ambos e manter este desapego enquanto repetes a idea ao longo do dia.

3. Os períodos mais breves de exercícios devem ser tão frequentes quanto possível. Aplicações específicas da ideia de hoje também devem ser feitas de imediato, quando surgir qualquer situação que te tente a ficar inquieto. Para estas aplicações, dize:

Existe outro modo de olhar para isto.

4. Lembra-te de aplicar a ideia de hoje no instante em que te conscientizares da angústia. Pode ser necessário reservar cerca de um minuto para te sentares tranquilamente e repetir a ideia para ti mesmo várias vezes. É provável que fechar os olhos ajude nesta forma de aplicação.

*

COMENTÁRIO:

Vou tomar a liberdade de repetir todo o comentário feito para esta mesma lição no ano passado. E não é por preguiça de pensar em alguma coisa diferente, não. Acho que ele permite que nos aproximemos da ideia com um jeito diferente de questionar o mundo e o que vemos no mundo, que é, afinal, tudo o que precisamos fazer em relação a tudo o que as nossas percepções nos oferecem a partir dos sentidos, vocês não acham?

Então, aí vai:

A palavra modo, na ideia que praticamos neste dia 2 de fevereiro, traduz a palavra way, do original. E, a se pensar no momento em que as emoções de Bill Thetford explodiram na expressão "tem de haver outro jeito" [vejam o Prefácio do UCEM], o que, de certa forma, desencadeou para Helen e Bill o processo de escritura do Curso, a palavra mais indicada para se usar na tradução de way talvez fosse mesmo jeito e não modo, conforme a escolha de Lillian. Isso nos daria, então: "Existe outro jeito de olhar para o mundo".

Também em nossos relacionamentos, quando falamos com alguém a respeito do modo com que ele, ou ela, nos olha, não é mais comum dizermos "por que você está me olhando deste jeito?" do que, por exemplo, "Ai, não me olhe deste modo!"?

Modo, jeito, forma, maneira... existem muitas palavras diferentes para traduzir way, uma palavra que ocupa quase sempre muito mais do que uma página inteira de definições e sinônimos em qualquer dicionário.

De qualquer sorte, esta informação deve servir para, no mínimo, provocar um breve momento de reflexão acerca do quanto não sabemos. Para não nos arvorarmos em sabedores, conhecedores, autoridades em tais e tais questões, uma vez que sempre há um jeito diferente de se olhar para qualquer coisa. E não podemos, em condições normais, dar conta de todas as possibilidades.

Assim, nossa escolha em relação ao modo de olhar para o mundo deve recair naquele que nos põe em contato com a paz e a alegria perfeitas, aquele modo que nos impede de dar ouvidos - e de, assim, reforçá-la - à crença na separação que, de acordo com o ensinamento do Curso, é o único problema que precisamos resolver. Ou seja, por trás de todos os problemas que vemos está a crença na separação. É só ela que nos afasta daquilo que somos verdadeiramente, dos outros, da unidade e de Deus, em nós mesmos, nos outros e na unidade.

Que tal, então, seguir a orientação da lição de hoje e descobrir um novo modo de olhar para o mundo?

Um comentário:

  1. Pareceu-me ver aqui um comentário de alguém que se arrependeu do que havia dito.

    Não há razão para tal. O espaço aqui comporta toda e qualquer manifestação. Seja para criticar, comentar, compartilhar uma vivência ou experiência, acrescentar uma contribuição, ou mais, trazer à tona alguma questão, relacionada ou não à ideia de prática para o dia, que tenha a ver com esta jornada de busca de autoconhecimento a que nos impele o Curso.

    Fiquem, todos, por favor, como já disse inúmeras vezes para se manifestar.

    Paz e bem!

    ResponderExcluir