domingo, 27 de fevereiro de 2011

A santidade não nos impede de sermos humanos

LIÇÃO 58

Estas são as ideias para revisar hoje:

1. (36) Minha santidade envolve tudo o que vejo.

É da minha santidade que nasce a percepção do mundo verdadeiro. Ao perdoar, eu não me vejo mais como culpado. Posso aceitar a inocência que é a verdade a meu respeito. Vista por meio de olhos compreensivos, a santidade do mundo é tudo o que vejo, pois só posso conceber os pensamentos que tenho acerca de mim mesmo.

2. (37) Minha santidade abençoa o mundo.

A percepção de minha santidade não abençoa só a mim. Todos e tudo o que vejo em sua luz compartilham da alegria que ela me traz. Não há nada que esteja separado desta alegria, porque não existe nada que não compartilhe minha santidade. À medida que reconheço minha santidade, a santidade do mundo também traz seu brilho para todos verem.

3. (38) Não há nada que minha santidade não possa fazer.

Minha santidade é ilimitada em seu poder de curar, porque é ilimitada em seu poder de salvar. De que mais se pode ser salvo exceto de ilusões? E o que são todas as ilusões exceto ideias falsas a respeito de mim mesmo? Minha santidade desfaz todas elas pela afirmação da verdade acerca de mim. Na presença de minha santidade, que compartilho com o Próprio Deus, todos os ídolos desaparecem.

4. (39) Minha santidade é minha salvação.

Já que minha santidade me salva de toda culpa, reconhecer minha santidade é reconhecer minha salvação. É também reconhecer a salvação do mundo. Uma vez que eu aceite minha santidade, nada pode me amedrontar. E, em razão de eu não ter medo, todos têm de compartilhar minha compreensão, que é a dádiva de Deus para mim e para o mundo.

5. (40) Eu sou abençoado como um Filho de Deus.

Aqui está minha reivindicação a todo o bem, e só ao bem. Eu sou abençoado como um Filho de Deus. Todas as coisas boas são minhas, porque Deus as destinou a mim. Não posso sofrer nenhuma perda ou privação ou dor em razão de ser Quem sou. Meu Pai me apoia, me protege e me orienta em todas as coisas. Seu cuidado por mim é infinito e está comigo para sempre. Eu sou eternamente abençoado como Seu Filho.

*

COMENTÁRIO: 

Nunca é demais lembrar que a santidade de que o Curso fala não tem nenhuma relação com a santidade tal qual nos foi ensinada pelas religiões. Uma santidade que trata de seres sobre-humanos e poderosos com qualidades de que não nos acreditamos portadores, porque  inimagináveis para nossa experiência de seres dotados de um corpo aparentemente frágil e cheio de fraquezas e necessidades, que limitam o campo de ação do espírito. E até porque nos imaginamos corpos apenas a maioria das vezes, esquecidos do espírito que nos move.

Não! A santidade a que refere o Curso é exatamente nossa condição natural: a de ser como somos, sem tirar nem pôr. Somos santos assim como somos. Aqui e agora. Não há nada a ser acrescentado nem nada a ser tirado. Isto é, mesmo vivendo aparentemente em um corpo, a santidade nos dá poderes ilimitados e permite que, se assim desejarmos, todas as nossas ações e todos os nossos pensamentos durante este nosso estar-no-mundo sejam expressão e manifestação do divino.

É isto que as ideias que revisamos neste domingo, dia 27 de feveiro, vem nos lembrar. Podemos viver nossa humanidade neste mundo a partir do contato com a santidade em nós. É por isso que somos abençoados como Filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário