quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Livrando-nos do único problema que temos

LIÇÃO 41

Deus vai comigo aonde eu for.

1. Mais cedo ou mais tarde, a ideia de hoje superará por completo a sensação de solidão e abandono que todos os separados experimentam. Depressão é uma consequência inevitável da separação. Ansiedade, angústia, uma sensação de profundo desamparo, miséria, sofrimento e medo intenso de perda também são.

2. Os separados inventam muitas "curas" para o que acreditam serem "os males do mundo". Mas a única coisa que eles não fazem é questionar a realidade do problema. No entanto, seus efeitos não podem ser curados porque o problema não é real. A ideia para hoje tem o poder para pôr fim a toda essa tolice para sempre. E é tolice, apesar das formas perigosas e trágicas que pode tomar.

3. Tudo o que é perfeito está no mais íntimo de ti, pronto para se irradiar por meio de ti para o mundo. Isso vai curar todo o pesar, e a dor, e a perda, porque vai curar a mente que pensou que essas coisas fossem verdadeiras e sofreu em função de sua sujeição a elas.

4. Tu não podes ser privado nunca de tua santidade perfeita porque a Fonte dela vai contigo aonde fores. Tu não podes sofrer nunca porque a Fonte de toda a alegria vai contigo aonde fores. Tu não podes nunca estar só porque a Fonte de toda vida vai contigo aonde fores. Nada pode destruir tua paz de espírito porque Deus vai contigo aonde fores.

5. Compreendemos que não acredites em tudo isso. Como poderias, se a verdade está escondida no mais íntimo de ti, sob uma nuvem pesada de pensamentos insanos, impenetráveis e disfarçados, que representam, não obstante, tudo o que vês? Hoje faremos nossa primeira tentativa verdadeira de ultrapassar essa nuvem escura e pesada, e atravessá-la para chegar à luz que está além.

6. Hoje haverá apenas um período de prática longo. Pela manhã, se possível assim que levantares, senta tanquilamente durante três a cinco minutos, de olhos fechados. No início do período de prática, repete a ideia de hoje bem devagar. Em seguida, não faças nenhum esforço para pensar em nada. Tenta, em vez disso, obter uma sensação de te voltares para dentro, além de todos os pensamentos vãos do mundo. Tenta penetrar bem fundo em tua própria mente, mantendo-a livre de quaisquer pensamentos que possam distrair tua atenção.

7. Se achares útil, podes repetir a ideia de vez em quando. Mas, acima de tudo, tenta ir o mais fundo dentro de ti, longe do mundo e de todos os pensamentos tolos do mundo. Estás tentando ir além de todas essas coisas. Estás tentando abandonar as aparências e te aproximar da realidade.

8. É bem possível alcançar Deus. De fato, é bem fácil, porque é a coisa mais natural no mundo. Poder-se-ia até dizer que é a única coisa natural no mundo. O caminho se abrirá, se acreditares que é possível. Este exercícios pode trazer resultados muito surpreendentes, mesmo na primeira tentativa e, mais cedo ou mais tarde, ele é sempre bem-sucedido. Entraremos em mais detalhes acerca deste tipo de prática à medida que avançarmos. Mas ela nunca fracassará por completo, e é possível o sucesso imediato.

9. Usa a ideia de hoje com frequência durante todo o dia, repetindo-a bem devagar, de preferência de olhos fechados. Pensa no que dizes; no que as palavras significam. Concentra-te na santidade que elas pressupõem em ti; na companhia infalível que tens; na proteção total que te envolve.

10. De fato, podes te dar ao luxo de rir de pensamentos de medo, ao te lembrares de que Deus vai contigo aonde fores.

*

COMENTÁRIO:

A ideia da lição para as práticas desta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, é uma de minhas preferidas, se é que se pode dizer que há alguma ideia preferida entre todas as que as lições nos oferecem. Porém, tenho uma ligação especial com esta em função de ter percebido já muitas vezes a verdade da afirmação do Curso segunda a qual só temos um problema: a crença na separação.

Ora, se todos os nossos problemas têm origem nesta crença, praticar então a ideia de hoje com toda a sinceridade e honestidade possíveis, com todo o desejo de acreditar na ideia que praticamos pode ajudar a nos livrarmos da crença na separação. Podemos, de fato, a partir das práticas começar a acreditar mesmo que Deus vai conosco aonde formos.

Mais: podemos passar a experimentar isto de forma concreta enquanto fazemos o que nos é dado fazer em qualquer instante de nossa caminhada.

Aproveitando parte do comentário feito a esta lição no ano passado, voltemos nossa atenção para a primeira frase da lição de hoje, que afirma que, mais cedo ou mais tarde, vamos nos render à ideia de que nunca nos separamos de Deus. Por que não fazer que seja mais cedo? Quanto antes voltarmos a crer na unidade tanto mais depressa seremos capazes de experimentar a alegria e a paz perfeitas que Deus reserva a Seu Filho.

7 comentários:

  1. Oi Mouss quando eu vi o titulo da licao de hoje ja me veio na cabeca de comentar que eh uma das licoes que eu mais gosto, tenho um carinho especial por ela, pq em um momento de muita afliacao em que abri o livro aleatoriamente, me veio essa licao, senti uma real sensacao de conforto, de nao se sentir sozinha, e por dias seguidos eu sempre afirmava essa frase:Deus vai comigo aonde eu for! Pronto uma sensacao de paz perfeita, eu nao sei se vc ja sentiu alguma vez um desconforto apos comer algo e entao tomou o "sal de frutas eno" e sentiu aquele alivio? Foi assim que eu me senti! rs
    Adoro essa licao!! Bjsss tks

    ResponderExcluir
  2. Moisés do Céu! Que lição é essa, hein? Todos estes anos fazendo os exercícios e ainda assim de repente parece que DESTA vez ela GRITA diretamente no nosso coração. É realmente incrível o quanto nos permitimos permanecer grande parte do tempo cegos pelos sentidos.
    Duda estivemos falando em você ontem a noite e concordo plenamente com você sobre essa sensação de alívio.
    Bem, seguindo em frente...às práticas, pois...

    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Duda, my irish friend,

    Tudo bem por aí? E o frio? Consertaram o aquecedor?

    Ainda bem que Deus está conosco aonde estivermos, não? Assim não há frio que nos leve ao desânimo, nem calor que nos leve ao desespero, não? Rsrsrsrsrs...

    É verdade o que você diz; Hoje mesmo relendo o texto da lição fiquei mais uma vez encantado com a parte que diz:

    "Tu não podes ser privado nunca de tua santidade porque a Fonte dela vai contigo aonde fores. Tu não podes sofrer nunca porque a Fonte de toda alegria vai contigo aonde fores. Tu não podes nunca estar só porque a Fonte de toda vida vai contigo aonde fores. Nada pode destruir tua paz de espírito porque Deus vai contigo aonde fores."

    Isso só pode nos trazer, de fato um grande alívio e nos dar um vislumbre da paz e da alegria perfeitas, não é mesmo?

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, não é, Nina?

    É a isso que o Curso se refere quando nos diz para esquecer o passado, porque ele não existe mais.

    Isso quer dizer que a lição que praticamos hoje não tem nada a ver com a aparentemente mesma lição que praticamos ano passado ou em todos os anos anteriores. É fácil de perceber isso porque não somos mais os mesmos que praticaram a lição anos antes.

    O mais interessante, porém, é ser envolvido pela certeza da Presença de Deus ao praticar esta lição. E qualquer uma delas quando nos entregamos inteiramente ao momento, ao divino em nós mesmos, deixando que Ele viva em nós, que Ele Se manifeste por meio de nós. Entregando-nos a Seu Amor incondicional e aceitando a alegria e a paz perfeitas que Ele nos dá: a Vontade d'Ele para nós, que é também nossa própria vontade.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mouss, hj faz um ano que estou por aqui, gostei do "Irish friend" kkk
    Gracas a Deus consertaram o aquecedor ontem,o frio ja esta suportavel, ja tivemos dias de muita neve de nem conseguir sair de casa, mas ja agora parou de nevar!!
    Essa licao eh mto boa mesmo!!
    Oi Nina, que bom ouvir sobre voce, que bom que estavam falando de mim!!Mande noticias!!
    Bjs saudades de todos!!

    ResponderExcluir
  6. Queridos:Moisés Nina e Duda,

    Concordo com vcs e quis postar agora de noite a minha sensação , pois pratiquei algumas vezes durante este dia....Senti tb como Duda uma sensação de bem estar e paz perfeita!!!!Percebi a importância de" deixar que Ele viva em nós, que Ele Se manifeste por meio de nós. Entregando-nos a Seu Amor incondicional e aceitando a alegria e a paz perfeitas que Ele nos dá: a Vontade d'Ele para nós, que é também nossa própria vontade.

    Amei esta pratica!!!!

    BJs a todos e guardem esta paz consigo assim como eu tb farei
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Maravilha, Denise...

    E que esta paz e este bem-estar permaneçam conosco todos os dias.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir