quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Se Deus é por nós, quem será contra?"

LIÇÃO 48

Não há nada a temer.

1. A ideia para hoje simplesmente declara um fato. Não é um fato para aqueles que acreditam em ilusões, mas ilusões não são fatos. Na verdade, não há nada a temer. É muito fácil reconhecer isto. Mas, para aqueles que querem que as ilusões sejam verdadeiras, é muito difícil reconhecê-lo.

2. Os períodos de prática de hoje serão muito breves, muito simples e muito frequentes. Repete simplesmente a ideia tantas vezes quanto possível. Podes usá-la de olhos abertos a qualquer momento e em qualquer situação. Recomenda-se com veemência, porém, que reserves cerca de um minuto sempre que possível para fechar os olhos e repetir a ideia lentamente para ti mesmo várias vezes. É particularmente importante que utilizes a ideia imediatamente, se alguma coisa perturbar tua paz de espírito.

3. A presença do medo é um forte indício de que estás confiando em tua própria força. A consciência de que não há nada a temer demonstra que em algum lugar em tua mente, embora não necessariamente em um lugar que já reconheças, tu te lembraste de Deus e deixaste a força d'Ele tomar o lugar de tua fraqueza. No instante em que estiveres disposto a fazer isto, de fato, não há nada a temer.

*

COMENTÁRIO:

Eis aqui uma lição curta, simples, prática e eficaz. Esta é uma lição da qual devemos nos lembrar em todos os instantes em que nos sentimos inseguros, em que nos assalta a dúvida acerca de que direção tomar, que decisão tomar. Em todos os instantes em que nos percebemos em perigo por qualquer razão que seja.

Se voltarmos nossa atenção para a introdução do Curso, vamos ler lá que nossa herança natural é o amor. Resumindo todo o ensinamento, a introdução diz:

Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.

Nisso está a paz de Deus.

Se, de fato, acreditarmos nestas três frases, imprimindo-as em nossa consciência e gravando cada uma delas nos corações, veremos com clareza que não há mesmo nada a temer em nenhuma circunstância, em nenhuma situação que se nos apresente. E mais, lembrando de uma lição recente: o que há para temer se Deus vai comigo aonde eu for?

É isto que vamos praticar com a ideia da lição desta quinta-feira, 17 de fevereiro. Uma ideia que serve para dar veracidade a um dito muito antigo e conhecido: "Se Deus é por nós, quem será contra?"

3 comentários:

  1. Esta é a lição mais curta do livro, mas talvez a mais importante e também a que mais usei na vida. Nos momentos de sufoco é sempre dela que lembro.
    Clara, precisa, objetiva e ao mesmo tempo forte, super firme, enfim...
    M A R A V I L H O S A!!!!
    Concordam?
    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo.

    Aliás, como disse, esta é uma lição que vale para todos os momentos em que aparentemente ficamos sem rumo. Pode, e deve, ser usada em qualquer situação. Mesmo ao mais leve desconforto. Da mesma forma que o ho'oponopono.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir