segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Por que não nos decidirmos pela eternidade hoje?


LIÇÃO 226

Meu lar me espera. Eu me apresso na direção dele.

1. Posso desistir inteiramente deste mundo, se assim eu escolher. Não é a morte que torna isto possível, mas a mudança do modo de pensar acerca da finalidade do mundo. Se eu acreditar que ele tem algum valor da forma com que o vejo agora, ele permanecerá assim para mim. Mas se eu não vir nenhum valor no mundo assim como o vejo, nada que eu queria manter como meu ou buscar como uma meta, ele se afastará de mim. Pois não busco ilusões para substituir a verdade.

2. Pai, meu lar espera minha volta alegre. Teus Braços estão abertos e eu ouço Tua Voz. Que necessidade tenho de me demorar em um lugar de desejos vãos e de sonhos despedaçados, se o Céu pode ser meu de modo tão fácil?

*

COMENTÁRIO:

É preciso que fiquemos atentos para a ideia que o Curso nos oferece para as práticas nesta segunda-feira, dia 13 de agosto. Ela pode nos dar a certeza e a confiança de que precisamos para continuar nossa jornada em direção da alegria e da paz completas e perfeitas, que são a Vontade de Deus para nós.

Lembremo-nos também de que, como diz uma lição anterior, Deus vai conosco aonde formos. Isto significa dizer também que tudo o que fazemos fazemos n'Ele e que é n'Ele que nos movemos conforme outra das lições que já praticamos. 

Na verdade, o Pai nos espera no lar, na direção do qual nos apressamos. Tudo aquilo por que ansiamos, tudo aquilo que mais queremos está a nossa espera, porque, apesar de nos pensarmos e percebermos separados de Deus, na verdade, nunca nos separamos d'Ele e Ele está sempre conosco. 

Há um ponto do texto - que já citei antes - em que lemos: "Deus, em Sua sabedoria, não está esperando [por nós], mas Seu Reino fica incompleto enquanto [nós] esperamos. Todos os Filhos de Deus esperam [nossa] volta, exatamente da mesma forma que [nós esperamos] pela deles. O atraso não tem importância na eternidade, mas é trágico no tempo".

Esta é uma das razões pelas quais precisamos nos apressar a tomar a decisão de voltar a casa do Pai. Quanto mais nos demoramos para tomar nossa decisão, tanto mais somos guiados pela impressão, equivocada, de que estamos separados d'Ele e que vivemos vidas separadas uns dos outros. 

Oxalá seja este o dia em que vamos nos sentir prontos para tomar a decisão. Por que esperar amanhã? Como o Curso diz, ainda no mesmo texto, "tu escolheste viver no tempo em lugar de viver na eternidade, e por isso acreditas que vives no tempo. Tua escolha, porém é tão livre quanto mutável [ou passível de ser alterada]. O tempo não é o teu lugar. Teu lugar é somente na eternidade, onde o Próprio Deus te colocou para sempre".

Por que não hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário