quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"É preciso dar para receber amor."


LIÇÃO 215

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (195) O amor é o caminho que sigo com gratidão.

O Espírito Santo é meu único Guia. Ele caminha comigo no amor. E eu dou graças a Ele por me mostrar o caminho a seguir.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

Nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, o Curso oferece para nossas práticas uma ideia a que é preciso dar o melhor de nossa capacidade de atenção. E por que digo isto? Porque, em geral, no estado comum de consciência não nos apercebemos da necessidade de sermos gratos pelo caminho que seguimos, seja ele qual for. 


E é por esta razão que nossas práticas hoje visam a nos abrir os olhos para o fato de que o caminho que seguimos é o caminho do amor. Pois, quer queiramos, quer não, quer saibamos, quer não, o caminho em que andamos é aquele que vai nos levar ao amor; o único anseio que queremos ver atendido. Mesmo que não tenhamos isto muito claro em nossa consciência.


Aproveitando, então, o que digo aí acima, vou me valer de um pequeno trecho do texto que lemos no grupo de estudos na terça-feira, como forma de chamar a atenção para a necessidade de olharmos o mundo de modo diferente, como preconiza o Curso. O trecho está no capítulo 12 e tem por título VIII. A atração do amor pelo amor.


Diz ele a certa altura: "Se buscas o amor com o fim de atacá-lo, jamais o acharás. Pois se o amor é compartilhar, como podes achá-lo a não ser a partir dele mesmo? Oferece-o e ele virá a ti, porque ele [o amor] é atraído para si mesmo". 


É para se pensar, portanto, na diferença que há entre as formas com que buscamos o amor, obedecendo as orientações do sistema de pensamento do ego - carentes, necessitados, certos de uma imperfeição que não tem nada a ver com o que somos na realidade -, buscando uma completude que não pode ser encontrada em nada, nem em ninguém, a não ser em nós mesmos, no contato com o divino interior; e a forma que o Curso busca nos ensinar, a partir da orientação do Espírito Santo.


Para o Espírito Santo, que sabe que somos completos e perfeitos em Deus, o movimento em direção ao amor é o de extensão, de doação. Pois como o Curso ensina, dar e receber são a mesma coisa. Em outras palavras, ainda de acordo com o ensinamento, só nos pode faltar aquilo que não damos. É por isso que precisamos aprender a gratidão. Pois só sendo capazes de agradecer por tudo o que se apresenta a nós pelos caminhos que escolhermos é que vamos perceber que trilhamos o caminho do amor. 


Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário