quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Deixando-nos guiar pelo espírito que nos anima


LIÇÃO 242

Este dia é de Deus. É meu presente a Ele.

1. Não conduzirei minha vida sozinho hoje. Eu não compreendo o mundo e, por isto, tentar conduzir minha vida sozinho só pode ser tolice. Mas há Alguém Que conhece tudo o que é melhor para mim. E Ele está contente em não fazer nenhuma escolha por mim, a não ser aquelas que levam a Deus. Dou este dia a Ele, pois não quero atrasar minha volta ao lar e é Ele Quem conhece o caminho para Deus.

2. E, então, Te damos o dia de hoje. Vimos com mentes inteiramente abertas. Não pedimos nada do que podemos pensar querer. Dá-nos aquilo que Tu queres que recebamos. Tu conheces todos os nossos desejos e todas as nossas necessidades. E Tu nos darás tudo aquilo de que precisamos para nos ajudar a encontrar o caminho para Ti.

*

COMENTÁRIO:

Tudo que dou é a mim mesmo que dou. Tudo o que faço é a mim mesmo que faço. "Para ter, dá tudo a todos." "Para ter paz, ensina a paz para aprendê-la." Na verdade, todas estas frases iniciais deste comentário têm a ver com as ideias essenciais do ensinamento e também com a ideia para as práticas desta quarta-feira, dia 29 de agosto. De que modo?

Vejamos. Como diz um amigo meu, é porque Deus é onipotente que ele nos faz nem mesmo precisar dele. Ou, dizendo de outro modo, independente do que fizermos, somos e vivemos na unidade com Deus. Vivemos nele e ele em nós. Nós não existimos sem ele, mas, em contrapartida, ele também não existe sem nós.

É só quando aprendermos isso que, de fato, começaremos a compreender a grandeza que nos é própria, porque própria do próprio Deus. Assim, quando damos este dia a Deus, fazemos um presente a ele, mas também damos um presente a nós mesmos, pelo reconhecimento de que é a ele que nos dirigimos, quando nos voltamos para o interior de nós mesmos, à procura de nossa verdadeira identidade, uma vez que este voltar-se para dentro de nós mesmos significa que entendemos, reconhecemos e aceitamos que não há nada fora de nós.

Não precisamos fazer nada, como o Curso ensina, a não ser nos deixarmos guiar pelo espírito que nos anima, que é o que somos, na verdade e em Deus.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário