terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Viver uma vida onde não há lugar para julgamento

 

LIÇÃO 10

Meus pensamentos não significam nada.

1. Esta ideia se aplica a todos os pensamentos de que estejas ciente, ou dos quais te tornes ciente nos períodos de prática. A razão pela qual a ideia é aplicável a todos eles é que eles não são teus pensamentos verdadeiros. Fizemos esta distinção antes e a faremos novamente. Tu ainda não tens nenhuma base para comparação. Quanto tiveres, não terás nenhuma dúvida de que aquilo que acreditavas serem teus pensamentos não significava nada.

2. Esta é a segunda vez que usamos este tipo de ideia. Apenas a forma é ligeiramente diferente. Desta vez a ideia é apresentada com "Meus pensamentos" em lugar de "Estes pensamentos" e não se faz nenhuma ligação com as coisas ao teu redor de modo evidente. Agora a ênfase está na falta de realidade daquilo que pensas que pensas.

3. Este aspecto do processo de correção começou com a ideia de que os pensamentos de que estás ciente são sem significado, estão fora de ti em vez de estarem dentro e, em seguida, enfatizou-se sua condição de passados em lugar de sua condição de pensamentos presentes. Agora enfatizamos que a presença destes "pensamentos" significa que não estás pensando. Este é simplesmente outro modo de repetir nossa declaração anterior de que tua mente é, de fato, um espaço em branco. Reconhecer isto é reconhecer o nada, quando pensas que o vês. Como tal, este é o pré-requisito para a visão.

4. Fecha os olhos para estes exercícios e começa-os repetindo a ideia de hoje para ti mesmo bem devagar. Acrescenta em seguida:

Esta ideia ajudará a me liberar de tudo aquilo em que acredito agora.

Os exercícios, como antes, consistem em investigar tua mente em busca de todos os pensamentos disponíveis para ti, sem seleção ou julgamento. Tenta evitar qualquer tipo de classificação. De fato, se achares útil fazê-lo, poderias imaginar que estás vendo passar uma procissão estranha e sortida de pensamentos, que tem pouco ou nenhum significado pessoal para ti. À medida que cada um passa por tua mente, dize:

Meu pensamento sobre __________ não significa nada.
Meu pensamento sobre __________ não significa nada.

5. A ideia de hoje pode servir obviamente para qualquer pensamento que te aflija em qualquer momento. Além disso, recomenda-se cinco períodos de prática, cada um envolvendo não mais do que cerca de um minuto de exame mental. Não se recomenda que o tempo do período seja estendido, e ele deve ser reduzido para meio minuto ou menos, se experimentares desconforto. Lembra-te, porém, de repetir a ideia lentamente antes de aplicá-la de forma específica e também de acrescentar:

Esta ideia ajudará a me liberar de tudo aquilo em que acredito agora.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a Lição 10:

Caras. caros,

A partir de minhas práticas que se estende já por vinte e quatro anos, sou obrigado - no sentido de que uma obrigação é um dever que alguém com alguma prática tem para com outro alguém que ainda está iniciando suas práticas - a lhes dizer que há de chegar um tempo para cada um e cada uma de vocês em que estas práticas não farão sentido.

Por quê?

Porque à luz do ensinamento, quanto mais nos aproximamos daquilo que buscamos - o conhecer a si mesmo, a si mesma, que é o que nos oferece o Curso -, tanto mais próximos do Ser, do Sagrado em nós, do Sagrado que somos tão somente por sermos nós mesmos, nós mesmas, ficamos. E tanto mais vai ser possível fazer o que o próprio Curso aconselha em determinado momento: abandonar tudo, inclusive o Curso, e ir de mãos, mente e coração vazios na direção de nós mesmos, nós mesmas, que dizer, na direção do que somos na verdade.

Assim, apesar deste introdução ao comentário, cabe dizer-lhes também que a ideia que praticamos hoje é, como diz a última frase da apresentação da forma de praticar, a que nos ajudará a nos libertarmos de tudo aquilo em que acreditamos agora. Não importa o que seja.

Saber que nossos pensamentos não significam nada deve nos dar, a todos e a todas, uma liberdade como nunca experimentamos, pois, equivocados, equivocadas, pensamos que não seremos capazes de continuar a viver, se não pensarmos. 

Bobagem!

Quanto mais formos capazes de abandonar os pensamentos, todos e quaisquer que sejam, tanto mais seremos capazes de manter nossa atenção no que interessa, no presente, na ação a que nos dedicamos no momento. Tanto mais seremos capazes de cultivar nossa atenção, de canalizá-la para nosso próprio bem e, por consequência, para o bem do mundo inteiro.

É claro que o ego - a imagem que construímos de nós mesmos, de nós mesmas, no mundo - vai ter dificuldades em aceitar que "meus pensamentos não significam nada", porque é a partir de seus - os do ego - pensamentos que ele constrói a ilusão de mundo em que pensamos viver. E, é claro também, que ele vai resistir à ideia, às práticas com ela.

Não importa. Tudo o que importa é nossa vontade de ir ao encontro de nós mesmos, de nós mesmas. Tudo o que importa é nossa vontade profunda de compreender, no sentido de aceitar, que, de verdade, não sabemos nada e nada do que pensamos poder fazer é possível, quando somos guiados pelo sistema de pensamento do ego.

Ao contrário, se bloqueamos os pensamentos e nos deixamos penetrar pelo sagrado, aceitando que tudo é o que é, aceitando que as coisas todas sejam como são, permitindo de modo verdadeiro e sincero, honestamente,  que as pessoas todas sejam o que são e façam o que têm de fazer, viveremos uma vida de harmonia. Construiremos uma experiência de vida ímpar, em que não há lugar para qualquer julgamento.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário