quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

O que nos pode levar à vida plena de alegria e paz?

 

LIÇÃO 12

Estou transtornado porque vejo um mundo sem significado*.

1. A importância desta ideia está no fato de que ela contém uma correção para uma distorção básica de percepção. Tu pensas que aquilo que te transtorna é um mundo assustador, ou um mundo triste, ou um mundo violento, ou um mundo doente. Todas estas características são dadas a ele por ti. O mundo em si mesmo não tem significado.

2. Estes exercícios são feitos com os olhos abertos. Olha ao teu redor, desta vez bem devagar. Tenta regular teu ritmo de forma que a passagem lenta de teu olhar de uma coisa para outra envolva um intervalo de tempo razoavelmente constante. Não permitas que o tempo da passagem se torne marcadamente mais longo ou mais curto, mas tenta, em lugar disso, manter um andamento sereno e uniforme do início ao fim. O que vês não importa. É isso que ensinas a ti mesmo quando dás a qualquer coisa sobre a qual teu olhar pouse atenção e tempo iguais. Este é um passo inicial no aprendizado de dar valor igual a todas elas.

3. Enquanto olhas ao teu redor, dize a ti mesmo:

Penso ver um mundo amedrontador, um mundo
perigoso, um mundo hostil, um mundo triste,
um mundo perverso, um mundo louco,

e assim por diante, usando quaisquer termos descritivos que te ocorrerem. Se te ocorrerem termos que parecem mais positivos do que negativos, inclui-os. Por exemplo, podes pensar em "um mundo bom", ou em "um mundo satisfatório". Se tais termos te ocorrerem usa-os juntamente com os outros. Podes não entender ainda por que estes adjetivos "amáveis" são adequados a estes exercícios, mas lembra-te de que um "mundo bom" pressupõe um "mau" e um "mundo satisfatório" pressupõe um "insatisfatório". Todos os termos que passarem por tua mente são sujeitos adequados para os exercícios de hoje. Sua qualidade aparente não importa.

4. Certifica-te de não alterares os intervalos de tempo entre as aplicações da ideia de hoje àquilo que pensas ser agradável e àquilo que pensas ser desagradável. Para os propósitos destes exercícios, não há nenhuma diferença entre eles. No final do período de prática, acrescenta:

Mas estou transtornado porque vejo um mundo sem significado.

5. Aquilo que não tem significado não é bom nem mau. Por que, então, um mundo sem significado deveria te transtornar? Se pudesses aceitar o mundo como sem significado e permitir que a verdade fosse escrita sobre ele para ti, isso te faria indescritivelmente feliz. Mas, em razão de ele ser sem significado, és impelido a escrever nele aquilo que queres que ele seja. É isto o que vês nele. É isto que não tem significado na verdade. Por baixo de tuas palavras está escrita a Palavra de Deus. A verdade te transtorna agora, mas quando tuas palavras forem apagadas, verás as d'Ele. Este é o propósito fundamental destes exercícios.

6. Três ou quatro vezes são suficientes para a prática da ideia para hoje. Os períodos de prática também não devem exceder um minuto. Podes achar até mesmo isso longo demais. Interrompe os exercícios sempre que experimentares uma sensação de inquietude.

_____________________
*NOTA DE TRADUÇÃO: Continua valendo a observação feita ontem a respeito da expressão sem significado como equivalente a sem sentido para traduzir a palavra original: meaningless.

*

COMENTÁRIO:

Explorando a LIÇÃO 12

Caras, caros,

Mais uma vez estamos diante de uma ideia que busca nos dar condições e meios para uma mudança radical em nosso modo de ver o mundo.

Sim, porque o mundo que vemos não tem absolutamente nada a ver com o mundo real. O mundo que queremos de fato. E por que digo isto?

Porque o que é visível para cada um e cada uma de nós é apenas aquilo que trazemos dentro, no interior de nós mesmos, de nós mesmas. Nada mais do que isso. 

Como assim? - Vocês poderão se perguntar.

A verdade é que este mundo que vemos é tão somente uma grande ilusão, construída ao longo de um tempo que não existe, por uma entidade, que também não existe, como o Curso quer que aprendamos: o ego.

Não é bem verdade que pensamos ver "um mundo assustador, ou um mundo triste, ou um mundo violento, ou um mundo doente"? Não é bem verdade que no momento em que vivemos, no país em que estamos, as coisas e as pessoas, algumas delas, estão dispendendo um enorme esforço para fazer o país mergulhar no caos, buscando trazer de volta uma forma de governo ditatorial, em que o comando da nação seja exercido pelo exército, pelas forças armadas, pelos militares?

Quem já viveu num país assim durante muitos anos, sabe que uma tal experiência não favorece em nada a liberdade por que todos ansiamos, não favorece a verdade e muito menos pode levar à vida plena de alegria e paz, que são, no dizer do ensinamento, a Vontade de Deus para nós e nossa própria vontade.

Não é bem verdade que ainda vivemos aparentemente sob a ameaça da pandemia do COVID-19, um vírus que está em constante mutação, visando se reproduzir e se manter, prejudicando a sobrevivência daqueles e daquelas que não têm defesas contra sua ação? 

Quem cria tudo isto? Quem dá significado ao mundo, ao país em que vive, à experiência por que passa? Quem atribui ao mundo todas estas características de que fala a lição?

Nós, cada um e cada uma de nós a seu modo. 

E, a bem da verdade, nada disso tem qualquer significado. É isso que nos transtorna, porque, por mais que pensemos estar escolhendo o melhor o tempo todo, não temos a menor ideia de como escolher. Não sabemos que nossas escolhas só podem ser escolhas verdadeiras quando nos levam na direção da paz de espírito, da alegria.

Assim, tudo o que nos transtorna é apenas nossa falta de consciência de que não é possível escolher a partir dos sentidos, a partir do sistema de pensamento do ego, o pensamento que inventa este mundo ilusório. 

Precisamos ir mais fundo ao interior de nós mesmos, de nós mesmas, para descobrir lá a paz, a alegria, a serenidade, a abundância, a saúde e a vida boa que queremos ver e viver no mundo. Praticar a ideia que o Curso nos oferece para hoje é um bom começo.

Às práticas?
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário