quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O que nos impede de nos voltarmos para Deus?


LIÇÃO 327

Só preciso chamar e Tu me responderás.

1. Não se pede de mim que aceite a salvação com base em uma fé insustentável. Pois Deus garante que Ele ouvirá meu chamado e que Ele Mesmo responderá. Deixa apenas que eu aprenda de minha experiência que isso é verdadeiro e a fé n'Ele tem de vir a mim com certeza. Essa é a fé que irá durar e que me levará cada vez mais adiante pela estrada que conduz a Ele. Pois, deste modo, ficarei certo de que Ele não vai me abandonar e de que ainda me ama, e de que espera apenas meu chamado para me dar toda a ajuda de que preciso para chegar até Ele.

2. Pai, eu Te agradeço porque Tuas promessas nunca falharão em minha experiência, se eu apenas testá-las. Permite, portanto, que eu tente testá-las e que não as julgue. Tua Palavra é uma só Contigo. Tu dás o meio a partir do qual a convicção vem, e a certeza da qual se ganha, enfim, Teu Amor duradouro.

*

COMENTÁRIO:

Comecei a leitura de outro livro de Joel S. Goldsmith. E gostaria de sugerir que aproveitemo o que ele diz logo no início do primeiro capítulo, para aprofundar a reflexão a respeito da ideia que vamos praticar nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, Só preciso chamar e Tu responderás. Uma ideia extremamente poderosa e que pode servir de grande ajuda em tudo. Uma ajuda que, de fato, não precisamos nem pedir, se já estivermos dispostos a aceitar a ideia de nos deixarmos conduzir por Deus em tudo e para tudo.

O que Goldsmith diz é o seguinte:

"Quando alguém diz que gostaria de ser um filho de Deus e de ser livre das mazelas da carne [da forma e dos sentidos], geralmente não quer dizer exatamente isso. Quer dizer que gostaria de ser livre das mazelas da carne [da forma e dos sentidos], sem abrir mão de seus proveitos e prazeres."

E é por isso, eu diria, que não tomamos a decisão de chamar por Deus, por medo de que a resposta d'Ele nos obrigue a abandonar o mundo. No mais íntimo de nós mesmos existe o desejo, a vontade, de viver em Deus, com Ele, na Unidade. Mas, no fundo, a partir da crença no sistema de pensamento do ego, ainda acreditamos que entregar-nos a Deus vai exigir um sacrifício que nossa identificação com o ego não nos julga capazes de fazer.

Ora, Deus está sempre a nossa disposição, sempre de olhos, ouvidos, coração e consciência abertos ao nosso chamado. Só nós podemos atrasar o momento em que nos daremos inteiros a Ele, entregando-lhe o que somos e o que queremos. Dando-lhe o mundo todo, porque já não encontramos nele nada que nos satisfaça. Aí, teremos, como Jesus, vencido o mundo. E tudo estará também a nossa disposição. E viveremos o mundo real, sendo nele a manifestação do amor de Deus que nos criou.

É para superar os medos que nos impedem de nos dirigirmos a Deus de mãos vazias, de peito e de mente abertos que precisamos das práticas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário