sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Abrir a consciência para o Cristo total e infinito


LIÇÃO 307

Minha vontade não pode ser desejos conflitantes*.

1. Pai, Tua Vontade é minha, e só ela. Não existe nenhuma outra vontade para mim. Não permitas que eu tente fazer outra vontade, pois isso não tem sentido e será motivo de dor para mim. Só Tua Vontade pode me trazer a felicidade, pois só a Tua existe. Se eu quiser ter só o que Tu podes dar, tenho de aceitar Tua Vontade para mim e escolher a paz na qual o conflito é impossível. Teu Filho é um Contigo em ser e vontade  e nada contradiz a verdade sagrada segundo a qual eu continuo a ser tal qual Tu me criaste.

2. E com esta prece entramos silenciosamente em um estado no qual o conflito não pode chegar, porque unimos nossa vontade santa à de Deus em reconhecimento de que elas são a mesma.

*

COMENTÁRIO:

Pensemos, nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, um pouquinho mais a respeito do tema que busca dar unidade às práticas destas dez lições por que passamos desde o último sábado. O que é a Segunda Vinda? 

Em livro de Joel Goldsmith, que leio no momento, ele diz o seguinte: 

"Muitas pessoas acreditam que em breve haverá uma outra vida do Cristo, mas estou convencido que eu e você somos essa vinda, não proporção em que o Cristo é despertado em nós. Cada um de nós está agora chegando a esse estado de consciência em que podemos aceitar a declaração de Jesus de que o Consolador virá a nós, quando cessarmos de confiar nas pessoas [no sentido de ver além de suas formas] e nas formas e meios humanos. Quando você pode abrir sua consciência para o Cristo total infinito, então Cristo, o Cristo da segunda vinda, virá para você e para mim [e para o mundo inteiro]."

Ele diz ainda que não devemos esperar uma segunda vinda no sentido literal, isto é, não devemos esperar que uma pessoa venha, revestida de um corpo, a se proclamar o Cristo que voltou, uma vez que cada um de nós já é a encarnação do Cristo, se aprendermos a olhar para nós mesmos e para todos, com a visão do espírito em nós. É importante também ter bem claro que, ainda de acordo com Goldsmith, nenhuma pessoa  que não tenha empregado seu tempo em aprender a conhecer o Cristo vai vivenciar a segunda vinda.

E, voltando em parte ao comentário anterior para esta lição, é também disso que nos fala a ideia para as práticas de hoje, ao nos mostrar que nossa vontade só pode ser a Vontade de Deus, uma vez que só a Vontade d'Ele existe. Ou, se preferirem, só Ele existe, conforme podemos ler no texto da introdução ao capítulo 10 do livro:

"Nada além de ti mesmo pode te tornar medroso ou amoroso, por que não existe nada além de ti. (...) Deus não criou nada além de ti e nada além de ti existe, pois tu és parte d'Ele. O que exceto Ele pode existir? Nada além d'Ele ocorrer, porque nada exceto Ele é real"...

O que buscamos todos, e que nos pertence por direito, como Filhos de Deus, o Cristo, que somos, está sempre ao nosso alcance. O que acontece é que não o vemos a maior parte do tempo, porque cedemos nossa atenção e poder ao falso eu, que se acredita separado de Deus, que acredita poder existir uma vontade e um poder separados da Vontade de Deus.

O Curso nos orienta a praticar no sentido de re-aprender, ou re-lembrar, de nossa ligação original a Deus, mostrando-nos que tudo neste mundo é apenas uma ilusão, porque perecível, destinado a não durar. E é só a partir da orientação que recebemos todos os dias pelas lições - e por suas práticas - que pode vir a ser possível chegarmos a compreender que o mundo não contém nada que realmente queiramos.

Isto também pode nos levar a entender por que o Curso diz que não precisamos fazer nada. Coisa que outros muitos mestres já nos disseram ao longo dos tempos. E entender que não precisar fazer nada não significa sentar-se numa rede e ficar de "papo pro ar" esperando que tudo aquilo de que pensamos precisar caia do Céu. O "não fazer nada" a que o Curso se refere tem a ver apenas com a entrega, significa entender que não é possível fazermos nada sozinhos. Pois fazemos tudo em Deus, com Ele. Significa entender, aceitar, acolher e agradecer o tempo todo por isso. Afinal, só alcançaremos a liberdade completa, como diz o Curso, e desfrutaremos de tudo o que é nosso por direito quando reconhecermos nota total e completa dependência de Deus.     

* NOTA
No original conflicting. A palavra conflicting pode ser traduzida como conflitantecontraditórioabsurdoincoerente ou ilógico, todos sinônimos que remetem a algo não unificado, algo incerto e duvidoso. Apesar de eu ter mudado a ordem da frase original, mantive o adjetivo conflitante, escolhido por Lillian como tradução para o adjetivo original, embora acredite que a ideia ficaria mais bem dita se ficasse assim: "Minha vontade não pode ter desejos contraditórios".


Nenhum comentário:

Postar um comentário