quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aprender que Deus é, literalmente, tudo o que existe


LIÇÃO 319

Eu vim para a salvação do mundo.

1. Eis aqui um pensamento do qual se retirou toda a arrogância e em que só a verdade permanece. Pois a arrogância impede a verdade. Mas, quando não existir nenhuma arrogância, a verdade virá imediatamente e preencherá o espaço que o ego deixou desocupado pelas mentiras. Só o ego pode ser limitado e, por isso, ele tem de buscar metas restritas e limitadoras. O ego pensa que aquilo que alguém ganha a totalidade tem de perder. E, no entanto, é a Vontade de Deus que eu aprenda que aquilo que alguém ganha é dado a todos.

2. Pai, Tua Vontade é completa. E a meta que brota dela compartilha sua totalidade. Que objetivo me poderia ter sido dado a não ser a salvação do mundo? E o que a não ser isto poderia ser a Vontade que meu Ser compartilha Contigo?

*

COMENTÁRIO:

Nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, a ideia para as práticas é aquela que estabelece minha função no mundo, no plano de Deus para a salvação do mundo. Para aceitar esta ideia, reconhecê-la e pô-la em prática é preciso que sejamos capazes de abrir nossa consciência à verdade. É esta abertura que vai nos fazer ver que, assim como meu papel é salvar o mundo, este papel é também teu, é o papel de todos e da cada um de nós.

Sim, viemos ao mundo para salvá-lo e tanto mais depressa o mundo será salvo quanto mais rápido tomarmos a decisão de aceitar o papel que nos cabe. Esta é a unica ideia que pode dar sentido a nossas vidas e preencher com significado nosso estar no mundo, conforme eu disse no ano passado. Há também que se aceitar a ideia de que não é preciso fazer nada, a não ser entregar a Deus - ao espírito divino em nós -, o comando de nossas vidas. 

Conforme ensina Joel Goldsmith, é bem possível chegarmos a esta entrega quando reconhecemos e aceitamos  incondicionalmente que: "nós nos chamamos de homens mas na realidade não o somos; nós somos este lugar onde Deus está para sempre Se derramando, individualizado como um tu ou como um eu".

"Na realidade, não existe um lugar onde Deus começa e o homem termina [ou vice-versa]. Aquilo que é visível de nós é Deus - nós somos Deus tornado visível. Somos aquele ponto onde Deus Se focaliza em um indivíduo, mas ainda assim de uma maneira infinita. Não existe um lugar onde o homem e Deus possam ser separados". Por isso podemos dizer que onde existe um homem lá está Deus. 

O que é necessário, pois, para cumprirmos nosso papel na salvação do mundo?

Entender, simplesmente, que não há mundo. Não há nada que precise ser salvo. Para tanto, recorrendo mais uma vez a Goldsmith, basta que não resistamos ao "mal". "Não resistir ao mal" significa realmente dizer que o erro não é real e que, se resistirmos a ele, vamos torná-lo real e dar início ao conflito. Combater o mal acaba fazendo dele uma realidade, conferindo-lhe um poder e uma força que podem tornar impossível vencê-lo.

É por isso que precisamos nos voltar para o espírito divino em nós a cada situação, até aprendermos que o mal não é uma coisa, uma pessoa ou uma situação, mas, sim, uma interpretação equivocada de alguma atividade de Deus, porque Deus é literalmente tudo o que existe.

Simples, não? Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário