terça-feira, 29 de maio de 2012

Sois o templo de Deus e o Espírito habita em vós.



LIÇÃO 150

Minha mente contém só o que penso com Deus.

(139) Aceitarei a Expiação para mim mesmo.

(140) Pode-se dizer que só a salvação cura.

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça-feira, dia 29 de maio, chegamos à última das lições desta quarta revisão, com duas ideias vitais para facilitar o aprendizado e para tornar mais suave a caminhada rumo ao conhecimento de nós mesmos, que é o caminho que este Curso oferece como forma de permitir que alcancemos a consciência do divino em nós. Pois, como diz a Bíblia: "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Cor. 3:16)

A primeira das ideias que revisamos hoje é o ponto de partida para limparmos a percepção equivocada que temos de nós mesmos, do mundo e de todas as coisas do/e no/ mundo. Aceitar a Expiação é permitir que o erro se desfaça. Qualquer erro. Conseguimos isso por meio das práticas, desaprendendo o que o mundo nos ensinou e aprendendo a respeito do que somos na verdade. 


Para aqueles que em algum momento entraram em contato com a ideia das práticas do ho'oponopono, é preciso salientar que "ho'oponopono" e "Expiação" são sinônimos. As práticas, pois, com esta primeira ideia podem, e o fazem, de fato, nos levar ao início do aprendizado de que o mundo - e tudo e todos que aparentemente estão nele - é neutro.

Aceitar a Expiação é começar a aprender que, na verdade, não existem erros. Dizendo de outra forma, aceitar a Expiação, o que equivale a desfazer os erros, é retirar o julgamento de toda e qualquer experiência, permitindo que ela seja apenas o que é: simplesmente uma experiência, que vai nos oferecer um resultado, a partir de uma escolha ou decisão que tomamos. 


É o resultado que a experiência mostra que vai determinar se nossa escolha foi acertada ou equivocada, não no sentido de julgamento, mas apenas no sentido da constatação daquilo que a experiência nos trouxe. Se o resultado dela nos afastou da alegria e da paz, então é preciso escolher outra vez. Lembrando-nos sempre de que, para escolher de novo, é necessário acolher o resultado, reconhecer que ele era a única coisa que podia ter acontecido e ser grato por ele e pela experiência.

Como eu já disse no passado, aceitar a Expiação também significa começar a aprender a ser agradecido por toda e qualquer experiência que se apresente, entendendo que todas elas são apenas a materialização aparente de um desejo nosso, de uma escolha que fizemos nalgum momento, conscientes dela ou não. Se o resultado da experiência não é algo que nos põe em contato com a alegria, se é algo que nos tira a paz de espírito e nos afasta de nós mesmos e dos envolvidos na experiência e se resistimos ao que se apresenta a nós, a sensação de se estar separado fica mais aguda. Daí a necessidade de acolher e agradecer por todas as experiências e por todos os resultados delas, sejam elas quais forem, sejam quais forem os resultados.

As práticas da segunda ideia tratam de nos devolver a liberdade e o poder para experimentar o mundo sem susto, sem medo, ao nos ensinarem a perceber claramente que tudo o que pensamos a respeito da cura e das doenças, neste mundo, é apenas ilusão, sonho. A segunda ideia, ao devolver nossa condição original de Filhos de Deus, nos restitui a santidade, a pureza e a inocência em que fomos criados, das quais nunca nos separamos, a não ser na percepção equivocada do sistema de pensamento do ego, o falso eu, a imagem de nós mesmos que construímos para viver a experiência deste mundo. 


Às práticas?



Um comentário:

  1. Querido Moisa,

    estou num momento que exige exatamente isso, decisao, essa licao de hoje com seu excelente comentario vieram de encontro. Muito apropriada para esta fase em que me encontro.

    Muito obrigada por me guiar na Expiacao.

    Amei seu comentario.
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir