quarta-feira, 2 de maio de 2012

A gratidão pode nos mostrar as dádivas de Deus



LIÇÃO 123

Agradeço a meu Pai por Suas dádivas para mim.

1. Sejamos gratos hoje. Chegamos a atalhos mais suaves e a estradas mais planas. Não há nenhum pensamento de voltar atrás e nenhuma resistência inflexível à verdade. Continua a existir um pouco de indecisão, algumas pequenas objeções e um pouco de hesitação, mas podes muito bem ser grato por teus ganhos, que são muito maiores do que imaginas.

2. Agora, um dia dedicado à gratidão acrescentará o benefício de alguma compreensão da extensão verdadeira de todos os ganhos que conseguiste; as dádivas que recebeste. Alegra-te hoje em gratidão amorosa, teu Pai não te entrega a tua própria sorte, nem te deixa vagar sozinho no escuro. Sê grato por Ele te salvar do ser que pensaste ter feito para tomar o lugar d'Ele e de Sua criação. Dá-Lhe graças hoje.

3. Dá-Lhe graças porque Ele não te abandona e porque Seu Amor permanecerá brilhando em ti para sempre, eternamente imutável. Agradece também por seres imutável, pois o Filho que Ele ama é tão imutável quanto Ele Próprio. Sê grato por estares salvo. Alegra-te por teres um papel a cumprir na salvação. Sê grato por teu valor transcender enormemente tuas dádivas desprezíveis e julgamentos mesquinhos daquele a quem Deus designou como Seu Filho.

4. Hoje, em gratidão, elevamos nossos corações acima do desespero e erguemos nossos olhos agradecidos que não olham mais para baixo, para o pó. Entoamos a canção de agradecimento hoje, em louvor ao Ser que Deus quer que seja nossa Identidade verdadeira n'Ele. Hoje sorrimos para todos que vemos e caminhamos com passos leves enquanto vamos fazer o que nos é designado fazer.

5. Não vamos sozinhos. E damos graças porque em nossa solidão um Amigo vem nos falar da Palavra salvadora de Deus. E graças te sejam dadas por ouví-Lo. Sua Palavra é insondável se não for ouvida. Ao agradeceres a Ele, os agradecimentos também são teus. Uma mensagem não ouvida não salvará o mundo, por mais poderosa que possa ser a Voz que fala, por mais amorosa que possa ser a mensagem.

6. Graças sejam dadas a ti, que ouviste, pois vens a ser o mensageiro que leva a Voz d'Ele contigo e permite que Ela ecoe por todo o mundo. Recebe os agradecimentos de Deus hoje enquanto Lhe dás graças. Pois Ele quer te oferecer as graças que dás, já que Ele recebe tuas dádivas com gratidão e as devolve mil vezes e cem mil vezes maiores do que foram dadas. Ele abençoará tuas dádivas compartilhando-as contigo. E, então, o poder e a força delas aumentam, até encherem o mundo de alegria e gratidão.

7. Recebe os agradecimentos d'Ele e oferece a Ele o teu durante quinze minutos duas vezes hoje. E vais perceber claramente a Quem ofereces os agradecimentos e a Quem Ele agradece enquanto tu agradeces a Ele. Esta meia hora sagrada dada a Ele te será devolvida na proporção de anos para cada segundo; poder para salvar o mundo eras mais rapidamente por teus agradecimentos a Ele.

8. Recebe os agradecimentos d'Ele e compreenderás quão amorosamente Ele te guarda em Sua Mente, quão profundo e ilimitado é Seu cuidado por ti, quão completa é Sua gratidão a ti. Lembra-te de pensar n'Ele de hora em hora e dá-Lhe graças por tudo o que Ele deu a Seu Filho, para que ele possa se elevar acima do mundo lembrando de seu Pai e de seu Ser.

*

COMENTÁRIO:

Uma amiga, não lembro exatamente quem,  há algum tempo, fez um comentário a respeito de uma filosofia, um modo de vida, que adota apenas o agradecimento como prática espiritual, afirmando que se aprendêssemos simplesmente a dizer "Obrigado!" por toda e qualquer coisa que nos aconteça, ou que se apresente a nossa experiência, isso seria suficiente para mudar toda a nossa percepção das coisas, das pessoas e de tudo no mundo. O que equivale a dizer que apenas isso bastaria para mudar o mundo por completo, uma vez que teríamos mudado o modo de olhar para ele.

Em geral, somos - a maioria de nós - mal-agradecidos, quer por descuido ou desatenção, quer propositadamente por não nos sentirmos muito à vontade com o sentimento de gratidão, ou por nos sentirmos diminuídos quando recebemos um favor ou ajuda de quem quer que seja. Na verdade, dizemos muitas vezes que nem sabemos como agradecer. No entanto, a bem da verdade, basta dizer "Obrigado!"

É a isto que se refere a lição que praticamos nesta quarta-feira, dia 2 de maio, uma lição a que podemos chamar, como eu já disse antes, de uma oração de graças, em que as práticas enfatizam a necessidade de agradecermos a Deus por tudo o que recebemos, reconhecendo que Ele nos dá sempre tudo aquilo que pedimos, mesmo quando não sabemos o que pedir, ou mesmo quando aparentemente aquilo que recebemos não é aquilo que pensamos que gostaríamos de receber.

A gratidão por tudo o que recebemos, seja o que for, é a melhor maneira de que podemos nos valer para aceitar as dádivas que Deus nos dá. Ela também é o meio pelo qual temos acesso a novas escolhas, quando o que recebemos não parece ser o que pedimos. É a gratidão que pode nos levar à compreensão do papel que nos cabe no plano de Deus para a salvação. E ainda é ela que nos oferece uma forma prática de nos tornarmos mensageiros de Deus, portadores da graça, pelo reconhecimento e pela aceitação da condição de Filhos de Deus.

Quando somos capazes de sentir gratidão por tudo o que se apresenta em nossa vida, adquirimos a certeza de que podemos mudar nossas escolhas sempre que necessário. Quando somos capazes da gratidão, apesar de toda indecisão e de todas as pequenas objeções e hesitações, resquícios de nosso aprendizado do mundo, já não oferecemos mais uma resistência férrea à verdade e podemos, sem sombra de dúvidas, aprender a agradecer por tudo o que recebemos depois de termos decidido aceitar nosso papel no plano de Deus para a salvação. Começamos a compreender melhor. É a possibilidade deste aprendizado que a lição de hoje nos oferece.


Às práticas?



2 comentários:

  1. UAU!!!!!!!!
    Não consegui postar o comentário antes. Dava erro...Devia ser porque precisava praticar bastante antes, hoje. Por isso...UAU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Thanks
    Bjs

    ResponderExcluir