segunda-feira, 14 de maio de 2012

Praticando uma lição que dispensa comentários


LIÇÃO 135

Se me defendo, sou atacado.

1. Quem se defenderia a menos que pensasse que foi atacado, que o ataque foi real e que sua própria defesa poderia salvá-lo? Mas nisto está toda a loucura da defesa; ela dá realidade plena às ilusões e depois tenta lidar com elas como se fossem reais. Acrescenta ilusões às ilusões tornando, deste modo, a correção duplamente difícil. E é isto o que fazers quando tentas planejar o futuro, reforçar o passado ou organizar o presente do modo que desejas.

2. Tu ages a partir de crença segunda o aquel tens de te proteger do que está acontecendo porque o que acontece tem de conter aquilo que te ameaça. Uma sensação de ameaça é um reconhecimento de uma fraqueza inerente; uma crença em que existe um perigo capaz de exigir de ti que faças a defesa adequada. O mundo se baseia nesta crença louco. E todas as suas estruturas, todos os seus pensamentos e dúvidas, suas penalidades e armamentos pesados, suas definições legais e seus códigos, sua ética e seus líderes e seus deuses, todos servem apenas para preservar a sensação de ameaça. Pois ninguém que ande pelo mundo com uma armadura pode deixar de ter o terror golpeando se coração.

3. A defesa é assustadora. Ela brota do medo e aumenta o medo cada vez que se faz uma defesa. Tu pensas que ela oferece segurança. Mas ela fala do medo tornado real e do terror justificado. Não é estranho que, enquanto elaboras teus planos e reforças tua blindagem e tuas fechaduras, não pares para perguntar o que defendes, e como, e contra o quê?

4. Vamos considerar primeiro o que defendes. Tem de ser alguma coisa muito fraca e fácil de se assaltar. Tem de ser alguma coisa que se torna presa fácil, incapaz de se proteger e que necessita de tua defesa. O que, a não ser o corpo, tem tal fragilidade que necessita de cuidados constantes e atentos, de uma preocupação profunda para proteger sua breve vida? O que, a não ser o corpo, treme e tem de ser incapaz de servir ao Filho de Deus como um anfitrião digno?

5. No entanto, não é o corpo que pode ter medo, nem ser um objeto do medo. Ele não tem nenhuma necessidade exceto aquela que atribuis a ele. Ele não necessita de nenhuma estrutura complicada de defesa, de nenhuma medicina que induza à saúde, de nenhum cuidado e de absolutamente nenhuma preocupação. Defende sua vida, ou dá-lhe presentes para torná-lo belo ou muros para torná-lo seguro, e apenas declaras que teu lar está aberto ao ladrão do tempo, que ele é percível, passível de desintegração, tão inseguro que tem de ser guardado com tua própria vida.

6. Este quadro não amedrontador? Podes ficar em paz com tal conceito de teu lar? Mas o que dotou o corpo do direito de te servir deste modo exceto tua própria crença? É tua mente que deu ao corpo todas as funções que vês nele e que fixou seu valor muito acima de um pequeno monte de pó e de água. Quem faria a defesa de algo que reconhecesse ser assim?

7. O corpo não necessita de nenhuma defesa. Nunca é demais enfatizar isto. Ele será forte e saudável, se a mente não prejudicar atribuindo-lhe papéis que ele não pode desempenhar, objetivos além de seu alcance e metas elevadas que ele não pode realizar. Tais tentativas, ridículas, embora apreciadas de maneira profunda, são as fontes para os muitos ataques loucos que fazes contra ele. Pois ele parece não ser capaz de atender tuas expectativas, tuas necessidades, teus valores e teus sonhos.

8. O "ser" que precisa de proteção não é real. O corpo, sem valor e dificilmente digno da menor defesa, precisa apenas ser percebido como bem distante de ti e ele se torna um instrumento saudável e útil por meio do qual a mente pode funcionar até que a utilidade dele acabe. Quem quereria conservá-lo quanto sua utilidade se acabar?

9. Defende o corpo e atacas tua mente. Pois vês nela os defeitos, as fraquezas, os limites e as faltas das quais pensas que o corpo tem de ser salvo. Tu não verá a mente como estando separada das condições corpóreas. E imporás ao corpo toda a dor que advèm da noção da mente como limitada e frágil, e separada das outras mentes e separadas de sua Fonte.

10. São estes os pensamentos que necessitam de cura e o corpo reagirá com saúde, quando eles estiverem corrigidos e substituídos pela verdade. Esta é a única defesa do corpo. Porém, é nisto que procuras a defesa dele? Tu lhe ofereces um tipo de proteção da qual ele não ganha absolutamente nenhum benefício, mas apenas acrescenta aflição à aflição de sua mente. Tu não curas, mas simplesmente eliminas a esperança de cura, pois deixas de ver aonde a esperança tem de estar se ele for significativa.

11. Um mente curada não planeja. Ela executa os planos que recebe por ouvir a sabedoria que não lhe pertence. Ele espera até ser instruída quanto ao que deve ser feito e, em seguida, passa a fazê-lo. Ela não depende de si mesma para nada exceto para sua adequação para o cumprimento dos planos que lhe foram designados. Ela está segura na convicção de que obstáculos não podem impedir seu avanço na direção da realização de qualquer objetivo que sirva ao plano maior estabelecido para o bem de todos.

12. Uma mente curada está livre da crença de que tem de planejar, apesar de não saber qual é o melhor resultado, o meio pelo qual ele se realiza, nem como reconhecer o problema para cuja solução se fez o plano. Ela tem de fazer mau uso do corpo até reconhecer que isto é verdadeiro. Mas, quando ela aceita isto como verdadeiro, ela, então, está curada e abandona o corpo.

13. A escravização do corpo aos planos que a mente não-curada estabelece para se salvar tem de provocar náuseas no corpo. Ele não é livre para ser o meio de ajudar em um plano que vai muito além de sua própria proteção e que necessita de seu serviço por algum tempo. Nesta função assegura-se a saúde. Pois todas as coisas que a mente emprega para isto funcionarão perfeitamente, e, com a força que lhe é dada, ela não pode falhar.

14. Talvez não seja fácil perceber que planos de iniciativa própria são apenas defesas, de acordo com o objetivo que todas elas foram feitas para realizar. Elas são o meio pelo qual uma mente assustada quer empreender sua própria proteção com o sacrifício da verdade. Não é difícil perceber isto claramente em algumas formas que estes auto-enganos assumem, nos quais a negação da realidade é bem clara. No entanto, muitas vezes não se reconhece o planejamento como uma defesa.

15. A mente envolvida em planejar por si mesma está ocupada em estabelecer o controle dos acontecimentos futuros. Ela não pensa que será suprida, a não ser que faça suas próprias provisões. O tempo se torna uma necessidade futura, a ser controlada pelo aprendizado e pela experiência obtidos de acontecimentos do passado e das crenças anteriores. Ela ignora o presente, pois se baseia na ideia de que o passado ensina o suficiente para permitir que a mente determine seu curso futuro.

16. A mente que planeja está, deste modo, se recusando a permitir a mudança. Aquilo que ela aprendeu antes se torna a base para suas metas futuras. Sua experiência passada orienta sua escolha do que vai acontecer. E ela não vê que tudo aquilo de que ela necessita para garantir um futuro bem diferente do passado está aqui e agora, sem a continuidade de quaisquer ideias antigas e crenças doentias. A expectativa não desempenha absolutamente nenhum papel pois a confiança atual determina o caminho.

17. As defesas são os planos que tentas fazer contra a verdade. O objetivo deles é selecionar aquilo que aprovas e ignorar aquilo que consideras incompatível com tuas crenças a respeito de tua realidade. O que sobra, no entanto, é, de fato, inútil. Pois tua realidade é que é a "ameaça" que tuas defesas querem atacar, esconder e derrotar e crucificar.

18. O que poderias não aceitar, se apenas soubesses que tudo o que acontece, todos os acontecimentos, passados, presentes e por vir, são planejados de forma benigna por Aquele Cujo único propósito é teu bem? Talvez tenha compreendido mal o plano d'Ele, pois Ele nunca te ofereceria dor. Mas tuas defesas não te deixam ver que a bênção amorosa d'Ele brilha em cada passo que já deste. Enquanto fazias planos para a morte, Ele te conduzia suavemente à vida eterna.

19. Tua confiança atual n'Ele é a defesa que garante um futuro tranquilo, sem um traço de pesar e com alegria que aumenta constantemente, à medida que esta vida se torna um instante santo, estabelecido no tempo, mas prestando atenção apenas à imortalidade. Não deixes que nenhuma defesa a não ser tua confiança atual determine o futuro, e esta vida se torna um encontro significativo com a verdade, que somente tuas defesas querem esconder.

20. Sem defesas, tu te tornas uma luz que o Céu reconhece com gratidão como sendo a dele. E ela te levará adiante por caminhos indicados para a tua felicidade de acordo com o plano antigo, iniciado quando o tempo nasceu. Teus seguidores unirão sua luz a tua e ela aumentará até que o mundo seja iluminado pela alegria. E nossos irmãos abandonarão alegremente suas defesas incômodas, que não lhes serviam de nada e só podiam aterrorizar.

21. Hoje vamos apressar este momento com a confiança atual, pois isto é parte do que se planejou para nós. Teremos certeza de que tudo aquilo de que precisamos nos é dado para a nossa realização disto hoje. Não fazemos nenhum plano acerca de como isto se dará, mas percebemos claramente que nossa não-defensividade é tudo o que se exige para que a verdade desponte em nossas mentes com segurança.

22. Duas vezes, hoje, durante quinze minutos descansamos de planejamentos inúteis e de todo pensamento que impeça a verdade de penetrar em nossas mentes. Receberemos, hoje, em lugar de planejar, para podermos dar em vez de organizar. E receberemos verdadeiramente ao dizermos:

Se eu defendo, sou atacado. Mas na não-defensividade serei forte e
aprenderei o que minhas defesas escondem.

23. Nada mais que isso. Se houver planos a fazer, serás informado deles. Ele podem não ser os planos que pensavas serem necessários, e também não ser, de fato, as respostas aos problemas com os quais pensavas te defrontar. Mas eles são respostas a outro tipo de pergunta, que continua sem resposta embora necessite ser respondida até que a Resposta venha a ti afinal.

24. Todas as tuas defesas forma planejadas para o não-recebimento daquilo que receberás hoje. E à luz e à alegria da pura confiança, vais te perguntar por que razão pensaste alguma vez que tens de te defender da liberdade. O céu não pede nada. É o inferno que faz exigências extravagantes de sacrifício. Hoje, durante estes momentos, tu não desistes de nada, quando, indefeso, te apresentas ao teu Criador como realmente és.

25. Ele Se lembra de ti. Hoje nós nos lembraremos d'Ele. Pois este é o tempo da Páscoa em nossa salvação. E tu despertas de novo daquilo que parecia ser morte e desespero. Agora a luz da esperança renasceu em ti, pois agora vens, sem defesa, aprende o papel para ti no plano de Deus. Que planos inúteis ou crenças mágicas ainda podem ter valor, quanto tu recebes tua função da Voz pelo Próprio Deus?

26. Tenta não moldar este dia da maneira que acreditas te beneficiaria mais. Pois não podes imaginar toda a felicidade que vem para ti sem teu planejamento. Aprende hoje. Todo o mundo dará este passo gigantesco e celebrará tua Páscoa contigo. Ao longo do dia, quando pequenas coisas tolas parecerem despertar a defensividade em ti e tentarem a tecer planos, lembra a ti mesmo que este é um dia especial para o aprendizado e reconhece isto com o seguinte:

Esta é minha Páscoa. E eu quero mantê-la santa. Não me
defenderei, porque o Filho de Deus não precisa de nenhuma
defesa contra a verdade de sua realidade.

*

COMENTÁRIO:

Eis-nos de volta, nesta segunda-feira, dia 14 de maio, à lição cujo texto é o mais longo dentre todos os que praticamos até hoje, como já disse inúmeras vezes. Daí o sentido de não se fazer nenhum comentário a ela, que se basta. 


Tudo o que posso dizer, como, aliás, já o fiz antes, é que nunca será demais ler e reler vezes sem conta tudo o que a ideia para as práticas de hoje nos apresenta como uma forma de esclarecer todas as dúvidas que impedem a cura e a purificação de todas as nossas experiências neste mundo. 


Ela serve para aprendermos, entre outras coisas, como recomendava uma lição anterior, a liberar o mundo de tudo aquilo que pensávamos, ou pensamos, que ele é, quando ainda nos limitamos a olhar para ele com os olhos do corpo, quando o percebemos apenas a partir dos sentidos e das impressões de uma mente que ainda acredita na separação. 


Ela serve ainda para facilitar que sejamos devolvidos a nossa condição verdadeira de inocência, de pureza e de segurança absoluta em Deus. Outra de nossas lições anteriores dizia que ninguém que queira verdadeiramente alcançar a verdade pode falhar. Assim, se buscamos, de fato, chegar à verdade do que somos em Deus e com Ele, para que precisaríamos de defesas? Esquecemo-nos de que só a verdade liberta? 


Às práticas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário