domingo, 20 de maio de 2012

Aprender a abandonar os ensinamentos do mundo



REVISÃO IV

Introdução

1. Agora revisamos de novo, desta vez conscientes de que nos preparamos para a segunda parte do aprendizado de como se pode aplicar a verdade. Hoje, vamos começar a nos concentrar no preparo para o que virá a seguir. É este nosso objetivo para esta revisão e para as lições que se seguem. Desta forma, revisamos as lições recentes e o pensamento central delas de tal modo que facilitará a prontidão que queremos alcançar agora.

2. Há um tema central que unifica cada passo nesta revisão que empreendemos, que pode ser declarado simplesmente nestas palavras:

Minha mente contém só o que eu penso com Deus.

Isto é um fato e representa a verdade do Que tu és e do Que teu Pai é. É este pensamento pelo qual o Pai deu a criação ao Filho, estabelecendo o Filho como co-criador com Ele Mesmo. É este pensamento que garante plenamente a salvação para o Filho. Pois em sua mente não pode habitar nenhum pensamento a não ser aqueles que seu Pai compartilha. A ausência do perdão bloqueia este pensamento de sua consciência. No entanto, ele é verdadeiro para sempre.

3. Comecemos nossa preparação com alguma compreensão das muitas formas pelas quais a ausência do verdadeiro perdão pode ser cuidadosamente escondida. Em função de elas serem ilusões, elas não são percebidas como sendo apenas o que são: defesas que protegem teus pensamentos rancorosos de serem vistos e reconhecidos. O propósito deles é te mostrar outra coisa e impedir a correção por meio de auto-enganos feitos para tomarem o lugar dela.

4. E, não obstante, tua mente contém só o que pensas com Deus. Teus auto-enganos não podem tomar o lugar da verdade. Não mais do que uma criança que joga um pedaço de pau no oceano pode mudar o movimento das marés, o aquecimento da água pelo sol, a lua de prata sobre ela à noite. Por isto começamos cada um de nossos períodos de prática nesta revisão aprontando nossas mentes para compreenderem as lições que lemos e perceberem o sentido que elas nos oferecem.

5. Começa cada dia com tempo dedicado à preparação de tua mente para aprender o que cada ideia que vais revisar pode te oferecer em termos de liberdade e paz. Abre tua mente e a purifica de todos os pensamentos que querem enganar e deixa que apeenas este a ocupe por inteiro, e elimina o resto:

Minha mente contém só o que penso com Deus.

Cinco minutos com este pensamento serão suficientes para ajustar o dia de acordo com a linhas que Deus designou e para colocar todos os pensamentos que receberás naquele dia sob o comando da Mente d'Ele.

6. Eles não virão só de ti, pois todos serão compartilhados com Ele. E, assim, cada um deles trará a mensagem de Seu Amor para ti, devolvendo mensagens do teu para Ele. Então, a comunhão com o Senhor dos Anfitriões será tua, como Ele Próprio quer que seja. E, enquanto Sua Própria completude se junta a Ele, da mesma forma Ele Se une a ti que ficas completo quando te juntas a Ele e Ele a ti.

7. Depois de tua preparação, lê simplesmente cada uma das duas ideias designadas para ti para serem revistas naquele dia. Fecha os olhos, em seguida, e dize-as lentamente para ti mesmo. Não há nenhuma pressa agora, pois usas o tempo com a finalidade para a qual ele foi destinado. Deixa que cada palavra brilhe com o significado que Deus lhe dá, tal qual ela te foi dada por Sua Voz. Deixa que cada ideia que revisas naquele dia te dê a dádiva que Ele colocou nela para a que a tivesses d'Ele. E não usaremos nenhum formato para nossa prática a não ser este:

8. Traze a tua mente, a cada hora do dia, o pensamento com o qual o dia começou e passa um momento tranquilo com ele. Em seguida, repete as duas ideias que praticas no dia, sem pressa, com tempo suficiente para perceber as dádivas que elas contêm para ti e deixa que elas sejam recebidas no lugar destinado a elas.

9. Não acrescentamos nenhum outro pensamento, mas deixamos que estas sejam as mensagens que são. Não precisamos mais do que isto para nos dar felicidade e descanso, tranquilidade sem fim, completa convicção e tudo o que nosso Pai quer que recebamos como a herança que temos d'Ele. Terminamos cada dia de prática, à medida que revisamos, da forma que começamos, repetindo em primeiro lugar o pensamento que tornou o dia uma momento especial de bênção e de felicidade para nós e que, por nossa fidelidade devolveu o mundo das trevas à luz, da aflição à alegria, da dor à paz, do pecado à santidade.

10. Deus dá graças a ti que praticas desta forma o cumprimento de Sua Palavra. E, ao entregares tua mente às ideias para o dia mais uma vez antes de dormir, Sua gratidão de envolve na paz aonde Ele quer que fiques para sempre, a qual aprendes agora a reclamar novamente como tua herança.

*

LIÇÃO 141

Minha mente contém só o que penso com Deus.

(121) O perdão é a chave para a felicidade.

(122) O perdão oferece tudo o que quero.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, dia 20 de maio, damos início a uma nova revisão, a quarta. Com ela teremos, mais uma vez, a oportunidade de praticar, para fixar em nossas mentes, as ideias que aprendemos nos últimos vinte dias e que podem nos colocar mais de foma mais rápida e fácil no caminho que leva à salvação.

As ideias que vamos revisar servem também como uma preparação para a segunda parte do aprendizado, pois nos estimulam e ensinam a maneira de abandonar os ensinamentos do mundo, cuja existência, ilusória, está embasada em uma separação nunca aconteceu e que não leva a lugar nenhum.

Como o próprio Curso diz, cada uma das ideias que praticamos, por si só, praticada de forma correta, com honestidade, seria suficiente para nos levar ao auto-conhecimento, para nos devolver à consciência a verdade acerca do que somos,  e nos dar a capacidade de assumir o compromisso com nossa própria salvação e, por consequência, com a salvação do mundo inteiro.

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário