quinta-feira, 24 de maio de 2012

A crença na percepção equivocada faz o mundo



LIÇÃO 145

Minha mente contém só o que penso com Deus.



(129) Além deste mundo há um mundo que eu quero.

(130) É impossível ver dois mundos.


*


COMENTÁRIO:

As ideias que revisamos nesta quinta-feira, dia 24 de maio, conforme eu disse nos dois últimos comentários a esta lição feitos em anos passados, são a sequência natural das ideias de nossa revisão de ontem. São elas que explicam a razão pela qual não há nada que, de fato, queiramos neste mundo. Ele não é verdadeiro. Pelo menos não da maneira como o percebemos.

Elas também servem para assegurar que não nos sintamos perdidos em um mundo que é apenas fruto de uma ilusão da percepção equivocada. Uma percepção que tem por ponto de partida a crença na possibilidade de uma existência separada do que somos verdadeiramente e, por consequência, separada de Deus e de todas as manifestações d'Ele.

A segunda ideia de nossa revisão de hoje, repetindo o que disse nos comentários anteriores, ao garantir que não é possível ver dois mundos, nos assegura a existência de apenas um mundo verdadeiro: aquele que está além do que vemos na ilusão e que é o que queremos.

E, mais uma vez - para nos lembrarmos -, o que o Curso nos pede não é que desistamos deste mundo, mas que o troquemos por um mundo muito mais satisfatório, mais pleno de alegria. Um mundo que pode nos oferecer a paz. Para tanto, basta escolhermos mudar nossa forma de pensar a respeito do mundo que vemos. Como todos já aprendemos, não há nada a mudar fora de nós. Só dentro.

Precisamos nos lembrar também de que o mundo que vemos apenas reflete nossa forma de pensar, que, por sua vez, é influenciada por nossas crenças para se tornar o reflexo de nossa escolha do que queremos ver. É só a partir de um ponto de vista equivocado que podemos pensar em mundo no qual possam existir o ódio e o amor ao mesmo tempo.

As práticas ensejam a mudança na forma de pensar, de que precisamos para limpar nossa consciência do auto-engano a que nos induz o sistema de pensamento do falso eu, em que este mundo de ilusões se baseia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário