terça-feira, 3 de abril de 2012

Na verdade, não existe nada entre Deus e nós


LIÇÃO 94

Eu sou como Deus me criou.

1. Continuamos, hoje, com a única ideia que traz a salvação completa, a única declaração que torna todas as formas de tentação ineficazes, o único pensamento que torna o ego mudo e inteiramente desfeito. Tu és como Deus te criou. Os sons deste mundo estão em silêncio, as cenas deste mundo desaparecem e todos os pensamentos que este mundo já teve são eliminados para sempre por esta única ideia. Aqui a salvação se realiza. Aqui se restabelece a sanidade.

2. A luz verdadeira é força e força é inocência. Se continuas a ser como Deus te criou, tens de ser forte e a luz tem de estar em ti. Aquele Que garante tua inocência também tem de ser a garantia da força e da luz. Tu és como Deus te criou. As trevas não podem esconder a glória do Filho de Deus. Tu te encontras na luz, forte na inocência na qual foste criado e na qual permanecerás por toda a eternidade.

3. Hoje, dedicaremos mais uma vez os primeiros cinco minutos de cada hora de vigília à tentativa de sentir a verdade em ti. Começa estes momentos de busca com estas palavras:

Eu sou como Deus me criou.
Sou Seu Filho eternamente.

Tenta, agora, alcançar o Filho de Deus em ti. Este é o Ser que nunca pecou nem fez uma imagem para substituir a realidade. Este é o Ser que nunca abandonou Seu lar em Deus para andar pelo mundo de modo incerto. Este é o Ser que não conhece nenhum medo, nem poderia imaginar a perda ou o sofrimento ou a morte.

4. Não se pede nada de ti para alcançar esta meta, exceto que abandones todos os ídolos e auto-imagens; que vás além da lista de características, tanto boas quanto ruins, que atribuis a ti mesmo; e que aguardes, em expectativa silenciosa, pela verdade. O Próprio Deus promete que ela será revelada a todos que a pedirem. Estás pedindo agora. Não podes falhar, porque Ele não pode falhar.

5. Se não cumprires o requisito de praticar durante os primeiros cinco minutos de cada hora, lembra-te pelo menos de hora em hora:

Eu sou como Deus me criou.
Sou Seu Filho eternamente.

Dize a ti mesmo com frequência hoje que és como Deus te criou. E certifica-te de responder, a qualquer um que pareça te irritar, com estas palavras:

Tu és como Deus te criou.
Tu és Seu Filho eternamente.

Aplica todos os esforços, hoje, para fazer os exercícios de hora em hora. Cada um que fizeres será um passo gigantesco na direção de tua liberação e um marco no aprendizado do sistema de pensamento que este curso anuncia.

*

COMENTÁRIO:

A ideia que o Curso nos oferece para as práticas nesta terça-feira, dia 3 de abril nos devolve a consciência da pureza e da inocência do Filho de Deus, e, com elas, a salvação que sempre esteve, está e estará a cargo de cada um de nós. Ou como dizia uma lição anterior: Minha salvação vem de mim. Lembram? 

Na verdade, não existe nada entre Deus e eu, entre Deus e nós - cada um de nós e todos nós. Continuamos a ser como Ele nos criou. Toda ideia de separação é apenas parte de uma grande fantasia, uma ilusão em que acreditamos quando pensamos ser possível nossa existência separada de Deus, o que é a mesma coisa que acreditar que podemos viver separados de nós.

A ideia que praticamos hoje, repetindo o que já disse muitas outras vezes, é a única que pode anular todas as nossas fantasias e apagar e limpar todos os equívocos que nos fazem pensar em nós mesmos como separados uns dos outros e de Deus. Vamos voltar a esta ideia mais vezes no decorrer das práticas, porque entendê-la, reconhecer nela a verdade a nosso próprio respeito e a aceitá-la, para viver a experiência do mundo a partir dela, vai nos levar a alcançar a salvação para nós mesmos e para o mundo.

Às práticas, pois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário