segunda-feira, 2 de abril de 2012

Olhar para nós e para o(s) outro(s) de modo diferente


LIÇÃO 93

A luz e a alegria e a paz habitam em mim.

1. Tu pensas ser o lar do mal, das trevas e do pecado. Pensas que, se alguém pudesse perceber a verdade acerca de ti, ficaria repugnado e fugiria de ti como de uma cobra venenosa. Pensas que, se aquilo que é a verdade acerca de ti te fosse revelado, serias acometido de um horror tão intenso que te precipitarias para a morte pela tua própria mão, por ser impossível continuar a viver depois de ver isso.

2. Estas são crenças estabelecidas de forma tão firme que é difícil te ajudar a perceber que elas estão embasadas no nada. Que cometes erros, é óbvio. Que procuras a salvação de maneiras estranhas; que estás enganado, que enganas e tens medo de fantasias tolas e de sonhos perversos; e que reverencias ídolos feitos de pó -, tudo isto é verdadeiro de acordo com o que acreditas agora.

3. Hoje, vamos questionar isto, não a partir do ponto de vista daquilo que pensas, mas a partir de um ponto de referência muito diferente, a partir do qual tais pensamentos inúteis não têm significado. Estes pensamentos não estão de acordo com a Vontade de Deus. Ele não compartilha contigo estas crenças bizarras. Isto é suficiente para provar que eles estão errados, mas tu não percebes que isto é verdade.

4. Por que não ficarias em êxtase ao te ser assegurado que todo o mal que pensas que fizeste nunca foi feito, que todos os teus pecados não são nada, que és tão puro e santo quanto foste criado e que a luz e a alegria e a paz habitam em ti? Tua imagem de ti mesmo não pode se opor à Vontade de Deus. Tu pensas que isto é a morte, mas é a vida. Pensas que estás destruído, mas estás salvo.

5. O ser que fizeste não é o Filho de Deus. Por isto, este ser absolutamente não existe. E qualquer coisa que ele pareça fazer e pensar não significa nada. Ele não é nem ruim, nem bom. Ele é irreal, e nada mais do que isso. Ele não luta com o Filho de Deus. Ele não o fere, nem ataca sua paz. Ele não muda a criação nem transforma a inocência eterna em pecado e o amor em ódio. Que força pode possuir este ser que fizeste, se ele contradiria a Vontade de Deus?

6. Tua inocência é garantida por Deus. Isto tem de ser repetido vezes sem conta até ser aceito. É verdade. Tua inocência é garantida por Deus. Nada pode tocá-la ou mudar aquilo que Deus criou eterno. O ser que fizeste, mau e pecador, não tem significado. Tua inocência é garantida por Deus e a luz e a alegria e a paz habitam em ti.

7. A salvação pede apenas a aceitação de um único pensamento: - tu és como Deus te criou, não o que fizeste de ti mesmo. Seja qual for o mal que possas pensar que fizeste, tu és como Deus te criou. Sejam quais forem os erros que cometeste, a verdade acerca de ti é imutável. A criação é eterna e inalterável. Tua inocência é garantida por Deus. Tu és e serás para sempre exatamente como foste criado. A luz e a alegria e a paz habitam em ti porque Deus as colocou aí.

8. Em nosso períodos de exercícios mais longos hoje, que seriam mais proveitosos se feitos nos primeiros cinco minutos de cada hora de vigília, começa declarando a verdade acerca de tua criação:

A luz e a alegria e a paz habitam em mim.
Minha inocência é garantida por Deus.

Em seguida, descarta tuas auto-imagens tolas e passa o resto do período de prática tentando experimentar o que Deus te dá, em lugar daquilo que decretas para ti mesmo.

9. Tu és aquilo que Deus criou ou aquilo que fizeste. Um único Ser é verdadeiro; o outro não existe. Tenta experimentar a unidade de teu único Ser. Tenta compreender o significado da Santidade d'Ele e do amor a partir do qual Ele foi criado. Tenta não atrapalhar o Ser que Deus criou como tu, escondendo Sua grandeza atrás dos ídolos minúsculos do mal e do pecado que fazes para substituí-Lo. Permite que Ele venha para aquilo que Lhe é Próprio. Eis-te aqui; Tu és Isto. E a luz e a alegria e a paz habitam em ti porque isto é verdade.

10. Tu podes não estar disposto ou até mesmo não ser capaz de utilizar os primeiros cinco minutos de cada hora para estes exercícios. Contudo, tenta fazê-lo quando puderes. Lembra-te ao menos de repetir estes pensamentos a cada hora:

A luz e a alegria e a paz habitam em mim.
Minha inocência é garantida por Deus.

Em seguida, tenta dedicar pelo menos cerca de um minuto para fechar os olhos e perceber claramente que isto é uma declaração da verdade a teu respeito.

11. Se surgir uma situação que pareça ser perturbadora, dissipa rapidamente a ilusão do medo repetindo estes pensamentos mais uma vez. Se fores tentado a ficar com raiva de alguém, dize-lhe silenciosamente:

A luz e a alegria e a paz habitam em ti.
Tua inocência é garantida por Deus.

Hoje, podes fazer muito pela salvação do mundo. Hoje, podes fazer muito para te aproximar do papel que Deus estabelece para ti na salvação. E podes fazer muito, hoje, para trazer a tua mente a convicção de que a ideia para o dia é, de fato, verdadeira.

*

COMENTÁRIO:

A ideia para as práticas desta segunda-feira, dia 2 de abril,  tem tudo a ver com o ensinamento que o UCEM nos oferece para substituir as lições que o mundo ensina. A luz e a alegria e a paz habitam em mim. E em cada um de nós. O tempo todo. Aonde estivermos. Sempre. 


É por isso que precisamos aprender a olhar para nós mesmos e para "o(s) outro(s)" com olhos diferentes. Precisamos aprender, a partir da ideia de hoje, a oferecer os lírios do perdão a todos que encontrarmos, a todos aqueles em que pensarmos e a todos de quem nos lembrarmos. Para vermos que "a luz e a alegria e a paz" que habitam em nós são as mesmas que habitam em todos.


As práticas com esta ideia devem ser uma forma de limpar de nossa consciência qualquer ideia que nos separe uns dos outros, qualquer ideia que nos separe daquilo que somos na verdade e, por consequência, da alegria que é Vontade de Deus que compartilhemos na unidade com Ele.


Às práticas?



Um comentário:

  1. Caros, caras,

    Só voltei aqui para dizer que hoje, cedinho, ao abrir o livro, no original em Inglês, para a lição do dia, ocorreu-me que talvez ficasse melhor traduzir a ideia para as práticas de hoje por:

    Luz e alegria e paz habitam em mim.

    em lugar de se colocar os artigos a luz, a alegria e a paz.

    O que vocês acham?

    Aproveito para agradecer a Dani pelo comentário feito à lição do dia 31 de março. É bom saber que você continua conosco, Dani.

    Beijabraços a todos(as).

    ResponderExcluir