quarta-feira, 11 de abril de 2012

Chegar ao conhecimento de nós mesmos e de Deus



LIÇÃO 102

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.

1. Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento compra alguma coisa para ti e ainda podes acreditar que ele compra o que tu queres para ti. Mas agora esta crença está certamente abalada, pelo menos o suficiente para permitir que a questiones e para que suspeites que ela realmente não faz sentido. Ela ainda não desapareceu, mas faltam-lhe as raízes que outrora a ligavam firmemente à escuridão e escondiam os lugares secretos de tua mente.

2. Hoje tentamos afrouxar ainda mais seu controle enfraquecido e perceber de forma clara que a dor é sem sentido, não tem uma razão e não tem nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente nada. Ela não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece não existe, como ela mesma. És escravo do nada. Liberta-te hoje para te unires à Vontade feliz de Deus.

3. Continuaremos, por vários dias, a dedicar nossos períodos de prática a exercícios planejados para te ajudar a alcançar a felicidade que a Vontade de Deus colocou em ti. Aqui é o teu lar e aqui está tua segurança. Aqui está tua paz e aqui não existe nenhum medo. Aqui está a salvação. Aqui, enfim, está o descanso.

4. Começa teus períodos de prática hoje com esta aceitação da Vontade de Deus para ti:

Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade
para mim e a aceito agora como minha função.

Em seguida, busca esta função no fundo de tua mente, pois ela está lá, esperando apenas tua escolha. Não podes deixar de encontrá-la, quando aprenderes que ela é tua escolha e que compartilhas a Vontade de Deus.

5. Sê feliz, pois tua única função aqui é a felicidade. Tu não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destas pausas de cinco minutos a cada hora, para com frequência hoje para dizer a ti mesmo que agora aceitas a felicidade como tua única função. E fica certo de que, ao fazê-lo, te unes à Vontade de Deus.

*

COMENTÁRIO: 

Repetindo: em determinada altura do texto, o Curso nos oferece a pergunta: "O que queres: ter razão ou ser feliz?" Em geral, distraídos e vivendo o transe das escolhas que nos oferece o sistema de pensamento do ego, buscamos ter razão, esquecendo-nos de que nossa afirmação como pessoas, como seres humanos, é muito mais efetiva quando escolhemos a felicidade ou a alegria, mesmo tendo de abdicar de um ponto de vista, para sermos instrumentos da caridade e do amor que é a escolha que nos aconselha sempre o Espírito Santo, o divino em nós.

É esta pergunta que vamos aprender  a responder nesta quarta-feira, dia 11 de abril, com as práticas da ideia de hoje, que nos convida a reconhecer, aceitar e a tomar a decisão de compartilhar da Vontade de Deus de felicidade para nós. Uma vontade que já aprendemos a reconhecer como sendo também a nossa. E que facilita enormemente a tomada da única decisão possível: a decisão pela felicidade, ou pela alegria e pela paz completas.

Na verdade, enganamo-nos a maior parte do tempo quando acreditamos que buscar ter razão pode ser motivo de alegria ou trazer algum tipo de felicidade, ou de paz. Como diz o ditado antigo "o coração tem razões que a própria razão desconhece". E neste mundo de impermanência nenhuma coisa é - nem fica - da mesma forma que foi quando a vimos pela vez primeira. Ou como diz Lulu Santos na canção: "nada do que foi será igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo".

Por isso nossas práticas nos põem em contato também com a única função que temos aqui. Aquela que Deus nos dá: a felicidade, o perdão, a salvação, e a alegria. Tudo isto é apenas a Vontade de Deus para nós. Felicidade, perdão, salvação e alegria, como já vimos anteriormente, são a mesma coisa. A única coisa que pode nos levar ao conhecimento de nós mesmos e, por consequência, ao conhecimento de Deus, de Quem nunca nos separamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário