sexta-feira, 6 de abril de 2012

Indo mais perto da verdade acerca do que somos


LIÇÃO 97

Eu sou espírito.

1. A ideia de hoje te identifica com teu Ser único. Ela não aceita nenhuma identidade dividida, nem tenta combinar fatores opostos em unidade. Ela simplesmente declara a verdade. Pratica esta verdade hoje tantas vezes quantas puderes, pois ela levará tua mente do conflito aos campos serenos da paz. Nenhum arrepio de medo pode vir ao pensamento, pois tua mente, ao abandonar as ilusões de uma identidade dividida, está perdoada da loucura.

2. Declaramos mais uma vez a verdade a respeito de teu Ser, o Filho santo de Deus Que descansa em ti, cuja mente foi restituída à sanidade. Tu és o espírito dotado amorosamente de todo o Amor de teu Pai e de paz e de alegria. Tu és o espírito que O completa a Si Mesmo e compartilha a função d'Ele como Criador. Ele está sempre contigo e tu estás com Ele.

3. Hoje tentamos trazer a realidade ainda mais perto de tua mente. Cada vez que praticares, a consciência é trazida pelo menos um pouco mais perto; algumas vezes poupa-se mil anos ou mais. Os minutos que dás se multiplicam muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele. A salvação é um milagre, o primeiro e o último; o primeiro que é o último, pois ele é único.

4. Tu és o espírito em cuja mente habita o milagre no qual todo o tempo para; o milagre no qual um minuto gasto na utilização destas ideias se torna um tempo que não tem nenhum limite e que não tem fim. Dá, por isto, estes minutos de boa vontade e conta com Aquele Que prometeu depositar a intemporalidade ao lado deles. Ele oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele necessita hoje, para te ajudar a compreender com Ele que és o espirito que habita n'Ele e que chama, por meio de Sua Voz, todas as coisas vivas; oferece Sua visão a todos que pedem; substitui o erro pela simples verdade.

5. O Espírito Santo ficará contente em tomar cinco minutos de cada hora das tuas mãos e carregá-los por este mundo que sofre, em que a dor e a infelicidade parecem reinar. Ele não ignorará nem sequer uma única mente aberta que queira aceitar as dádivas curadoras que eles trazem, e Ele as depositará em todos os lugares em que Ele sabe que elas serão bem-vindas. E elas aumentarão em poder curador cada vez que alguém as aceitar como seus pensamentos e as usar para curar.

6. Deste modo cada dádiva a Ele será multiplicada mil vezes e dez mil vezes mais. E, quando ela te for devolvida, ultrapassará em força a pequena dádiva tanto quanto a radiância do sol ultrapassa o diminuto lampejo que um vagalume faz por um momento incerto e que se extingue. O brilho estável desta luz permanece e te conduz para fora das trevas, e não serás capaz de esquecer o caminho outra vez.

7. Começa estes exercícios felizes com as palavras que o Espírito Santo te diz e deixa que elas ecoem por todo o mundo por intermédio d'Ele:

Eu sou espírito, um Filho de Deus, livre de todos os limites, seguro
e curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.

Manifestada por teu intermédio, o Espírito Santo aceitará esta dádiva que recebeste d'Ele, aumentará seu poder e a devolverá a ti.

8. Oferece a Ele alegremente cada período de prática hoje. E ele falará contigo, lembrando-te de que és espírito, um com Ele e com Deus, com teus irmãos e teu Ser. Escuta, esperando Sua garantia cada vez que disseres as palavras que Ele te oferece hoje e deixa que Ele diga a tua mente que elas são verdadeiras. Usa-as contra a tentação e escapa de suas tristes consequências, se cederes à crença de que és alguma coisa diferente. O Espírito Santo te dá paz hoje. Recebe Suas palavras e oferece-as a Ele.

*

COMENTÁRIO:

Neste dia 6 de abril, a sexta-feira santa da tradição cristã, o Curso nos oferece, depois das últimas duas lições que praticamos, a única ideia que pode nos pôr diretamente em contato com o Ser único que somos, em e com Deus, em harmonia com tudo o que existe. A única ideia que pode nos levar para muito mais perto da verdade a respeito do que somos, contrariando tudo aquilo que o mundo quer que acreditemos acerca de nós mesmos e de nossa função nele.

Como eu disse também em anos passados ao comentar a esta lição, as práticas deste dia põem a nossa disposição o melhor instrumento de que podemos nos valer para varrer, de uma vez por todas, de nossa mente todos os conceitos e imagens equivocadas de nós mesmos, que o sistema de pensamento baseado apenas nas necessidades do falso eu [o ego do Curso, que é apenas uma ideia equivocada de nós mesmos separados da Fonte] nos oferece, substituindo-os pela verdade a nosso próprio respeito.

Neste dia, a partir desta ideia, entramos em contato com a verdade acerca de nós mesmos. Aprendemos, hoje, de que modo a aceitar a orientação de Deus por meio do Espírito Santo em nós mesmos. São nossas práticas da lição de hoje que vão nos levar a reconhecer,  compreender, acolher e aceitar em nossa mente o Ser único que somos. 


Pois, aproveitando também parte do comentário que fiz em separado para a lição de ontem no ano passado, a ideia que praticamos hoje pode nos ajudar a compreender que aquele "eu" que procura já é o Deus que procura. Que o Espírito que procura é sempre Aquele Espírito que encontra. Que não como forçar Deus a mostrar Sua Face, uma vez que Sua Face é minha Face Original. Ou como o próprio Curso diz: já somos aquilo que buscamos. 

Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário