domingo, 18 de abril de 2010

Só posso receber aquilo que dou

LIÇÃO 108

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.

1. A visão depende da ideia de hoje. A luz está nela, pois ela concilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz exceto a solução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados em um único conceito que é inteiramente verdadeiro? Mesmo este desaparecerá, porque o Pensamento por detrás dele aparecerá como uma alternativa para tomar seu lugar. E agora tu ficas em paz para sempre, pois o sonho acaba assim.

2. A luz verdadeira que torna possível a visão não é a luz que os olhos do corpo veem. É um estado de espírito que se tornou tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E, deste modo, o que é o mesmo é visto como único, enquanto que aquilo que não é o mesmo permanece não percebido, pois não existe.

3. Esta é a luz que não apresenta nenhum oposto e a visão, por estar curada, tem poder para curar. Esta é a luz que leva tua paz de espírito a outras mentes, para compartilhá-la e ficar contente que elas sejam uma só contigo e consigo mesmas. Esta é a luz que cura porque ela traz a única percepção, baseada em um único ponto de referência, do qual um só significado emerge.

4. Nisto, vê-se dar e receber como aspectos diferentes de um único Pensamento cuja verdade não depende do que se vê como primeiro, nem do que parece estar em segundo lugar. Nisto, compreende-se que ambos acontecem simultaneamente, que o Pensamento continua a ser íntegro. E nesta compreensão está a base sobre a qual se conciliam todos os opostos, porque eles são percebidos a partir do mesmo ponto de referência que unifica este Pensamento.

5. Um único Pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos. Isto é o mesmo que dizer que uma única correção será suficiente para todas as correções, ou que perdoar inteiramente a um único irmão é suficiente para levar a salvação a todas as mentes. Pois estes são apenas casos especiais de uma única lei que se aplica a todos os tipos de aprendizado, se eles forem orientados por Aquele Que conhece a verdade.

6. Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem particular utilidade porque é algo que pode ser posto à prova muito facilmente, e ser percebido como verdadeiro. E quanto este caso particular prova que sempre funciona, em qualquer circunstância em que seja posto à prova, o pensamento por detrás dele pode ser generalizado a outras áreas de dúvida e de visão dual. E, a partir daí, ele se estenderá para chegar, finalmente, ao único Pensamento que é a base de todos os outros.

7. Hoje, praticamos o caso específico de dar e receber. Usaremos esta lição simples a respeito do óbvio porque ela traz resultados que não podemos perder. Dar é receber. Hoje tentaremos oferecer a paz a todos para ver quão rapidademente a paz volta para nós. Luz é tranquilidade e nesta paz a visão nos é dada e podemos ver.

8. Então, começamos os períodos de prática com a instrução para hoje e dizemos:

Dar e receber são a mesma coisa na verdade.
Eu vou receber o que estou dando agora.

Em seguida, fecha os olhos e pensa durante cinco minutos no que queres oferecer a todos para que seja teu. Poderias, por exemplo, dizer:

Ofereço serenidade a todos.
Ofereço paz de espírito a todos.
Ofereço mansidão a todos.

9. Dize cada uma destas frases lentamente e, em seguida, para, e espera para receber a dádiva que ofereceste. E ela virá para ti na medida em que a deste. Vais descobrir que tens o retorno exato, pois é isto que pediste. Também pode ser útil pensar em alguém a quem oferecer tuas dádivas. Ele representa os outros e, por intermédio dele, dás a todos.

10. Nossa lição muito simples para hoje te ensinará muito. Causa e efeito serão muito melhor compreendidos deste momento em diante e vamos avançar muito mais rápido agora. Pensa nos exercícios para hoje como avanços rápidos em teu aprendizado, que se torna ainda mais rápido e mais seguro cada vez que dizes, "Dar e receber são a mesma coisa na verdade".

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, 18 de abril, temos mais uma vez a oportunidade de apagar de nossas mentes os programas obsoletos do ego, segundo os quais perdemos tudo aquilo que damos. A ideia que o Curso apresenta para nossas práticas se presta para eliminar de uma vez por todas esta distorção, na qual se baseiam praticamente todas as negociações e relacionamentos do mundo. Ela serve ainda para nos livrar do medo da escassez e da perda.

A ideia que vamos praticar vai nos liberar de todo e qualquer apego, por nos dar a base para acreditarmos que, na verdade, só temos de fato aquilo que damos. Não precisamos nos preocupar mais com o que temos ou com o que "aparentemente" não temos. Aprendemos com ela que temos tudo. Por isto podemos dar tudo. Pois tudo o que dermos é o que vamos receber. E multiplicado.

Mais do que apenas um pensamento, uma ideia, o que praticamos pode facilmente se provar verdadeiro. Basta que nos disponhamos a dar qualquer coisa para percebermos imediatamente que a recebemos de volta. Muitas vezes, multiplicada. Experimentemos, pois, para que as dúvidas acabem. Não há possibilidade de erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário