quarta-feira, 28 de abril de 2010

A que visam nossas práticas?

LIÇÃO 118

Para revisão pela manhã e à noite:

1. (105) A paz e a alegria de Deus são minhas.

Hoje, aceitarei a paz e a alegria de Deus, em uma troca feliz
por todos os substitutos que invento para a felicidade e para a paz.

2. (106) Que eu me aquiete e escute a verdade.

Que minha voz insignificante se cale e me permita ouvir a Voz poderosa
pela Própria Verdade me assegurar que sou o Filho perfeito de Deus.

3. Para a hora:

A paz e a alegria de Deus são minhas.

Para a meia hora:

Que eu me aquiete e escute a verdade.

*

COMENTÁRIO:

Eckhart Tolle, seu livro O Poder do Agora, diz que o maior obstáculo que temos de enfrentar para alcançar o Ser, Aquilo que de fato somos, é nossa "identificação com a mente". É esta identificação, diz ele, que "faz com estejamos sempre pensando em alguma coisa. Ser incapaz de parar de pensar é uma aflição terrível, mas ninguém percebe porque quase todos nós sofremos disso e, então, consideramos uma coisa normal. O ruído mental incessante nos impede de encontrar a área de serenidade interior, que é inseparável do Ser. Isso faz com que a mente crie um filtro interior que projeta uma sombra de medo e sofrimento sobre nós".

É o aprendizado de uma forma de calar a voz de nossa mente e de fazer cessar por alguns instantes o ruído mental que nossas práticas diárias miram. Não é diferente a oportunidade que as ideias para a revisão deste dia 28 de abril nos oferecem. Alguns momentos em que paramos para ouvir a Voz do Ser e experimentar a paz e a alegria de Deus como nossas.

Um comentário:

  1. A propósito do comentário que incluí na lição de hoje, a reunião do grupo, ontem à noite, foi uma experiência, no mínimo, muito gratificante.

    Apesar de nossa conversa se ter desviado, de certa forma, do texto da página 36, que lemos, as contribuições dadas pelas percepções dos presentes apenas reforçaram a ideia de correção da visão de Eckhart Tolle.

    Na verdade, ainda com suas palavras como referência, podemos concluir, como ele, que diferentemente do que pensamos, não somos nós a usar a mente. A mente é que nos usa, uma vez que, viciados em pensar desvairadamente, não conseguimos calá-la. Ou raramente nos damos conta da necessidade de. E mais raramente ainda o fazemos. Isto é, de fato, consideramos normal e estamos habituados a pensar e pensar e pensar e.... Esquecidos de perguntar "quem ou o que pensa" em nós. Ou por nós.

    Parar por alguns instantes e voltar-se para o próprio interior pode, verdadeiramente, nos pôr em contato com a paz e alegria de Deus. Como isto é tudo o que queremos de fato, precisamos "mesmo" - e urgentemente - nos aquietar se quisermos escutar a verdade.

    Boas práticas a todos.

    ResponderExcluir