terça-feira, 13 de abril de 2010

Aprender e praticar o que somos em Deus

LIÇÃO 103

Deus, sendo Amor, é também felicidade.

1. A felicidade é uma característica do amor. Ela não pode estar separada dele. Tampouco pode ser experimentada onde não exista amor. O amor não tem limites, estando em todos os lugares. E, por isto, a alegria também está em todos os lugares. A mente, porém, pode negar que isto seja verdade, acreditando que há, no amor, brechas por onde o pecado pode entrar, trazendo dor em vez de alegria. Esta crença estranha quer limitar a felicidade redefinindo o amor como limitado e inserindo oposição naquilo que não tem limites nem opostos.

2. O medo fica, então, associado ao amor e seus resultados se tornam a herança de mentes que pensam que aquilo que elas fazem é verdadeiro. Estas imagens, que, na verdade, não têm nenhuma realidade, testemunham o medo de Deus, esquecendo que, sendo Amor, Ele tem de ser alegria. Hoje, tentaremos mais uma vez trazer este erro básico à verdade e ensinar a nós mesmos:

Deus, sendo Amor, é também felicidade.
Temê-Lo é ter medo da alegria.

Começa teus períodos de prática, hoje, com esta associação, que corrige e crença falsa de que Deus é medo. Ela também enfatiza que a felicidade te pertence, em razão daquilo que Ele é.

3. Permite que esta correção seja posta em tua mente em cada hora de vigília hoje. Depois, acolhe toda a felicidade que ela traz à medida que a verdade substitui o medo e a alegria se torna o que esperas para tomar o lugar da dor. Deus, sendo Amor, ela te será dada. Reforça esta expectativa com frequência ao longo do dia e silencia todos os teus medos com esta garantia, benigna e totalmente verdadeira:

Deus, sendo Amor, é também felicidade.
E é felicidade que eu busco hoje.
Não posso falhar, pois busco a verdade.

*

COMENTÁRIO:

Nesta terça-feira, dia 13 de abril, o Curso nos põe frente a frente com o que somos, com o que nos define e com o que define Deus, que é o que Ele é, assim como é o que somos.

Um ditado antigo, tirado da Bíblia, se não me engano, diz: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Este ditado pode ser reescrito a partir da ideia que praticamos hoje. Podemos pensar: - Se Deus é Amor e felicidade, quem poderá nos impedir de alcançar a felicidade, se ainda somos tal qual Deus nos criou? E, se não podemos ser diferentes nem existir separados d'Ele, o que podemos ser que não Amor?

Pratiquemos, então!

2 comentários:

  1. Oi Moisa, estou super em falta aqui com o seu blog.. mas sigo com os estudos do UCEM na casa da Sania. A licao de hj deveria ser um mantra para nos, que insistimos em nos sabotar da felicidade devido ao ego. Sabe que quando as coisas estao indo bem demais penso: nao pode ser, alguma coisa vai estragar.. nos mesmos sabotamos nossa felicidade, e a crenca da felicidade infelizmente ainda e tida como tabu para nos, como se devessemos sofrer sempre. Pois hj vejo que somente EU posso trazer felicidade a minha vida, tomando consciencia de meus atos e policiando meu ego que persiste em me desviar do caminho da felicidade, que e Deus!
    Uma semana iluminada pra vc e a todos!
    da amiga que esta longe, mas nao distante, Cris

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cris,

    Não se preocupe com isto, não. Além do mais só ficamos "em falta" com nós mesmos, pois como do livro diz, "tudo está sempre certo exatamente da maneira como está", em qualquer situação, o tempo inteiro, sempre. É só o ego, que em seu auto-engano, em sua pretensa onipotência, imagina poder e quer controlar tudo.

    Mas é muito bom ter notícias suas. É claro que você já soube que a Dani esteve aqui em casa com a Renata. Um prazer indescritível conhecê-las. É para a gente ficar mesmo com a certeza de que não existe a separação. Nunca houve e nunca acontecerá. Não é mesmo?

    Agora estou esperando sua visita e a da Sania.

    Quanto à lição, você está certa. Podemos e devemos usar a ideia como um mantra, pelo menos hoje. Amanhã o Curso nos oferecerá outro, que certamente vai nos levar para mais perto de nós mesmos, distância que, aliás, é a única que precisamos percorrer.

    Obrigado por se fazer presente e compartilhar.

    ResponderExcluir