LIÇÃO 107
A verdade corrigirá todos os erros em minha mente.
1. O que pode corrigir as ilusões senão a verdade? E o que são erros a não ser ilusões que permanecem não reconhecidas pelo que são? Aonde a verdade penetra os erros desaparecem. Eles simplesmente se desvanecem, sem deixar nenhum traço pelo qual serem lembrados. Eles desaparecem porque, sem a crença, não têm vida. E por isto desaparecem no nada, voltando ao lugar de onde vieram. Do pó ao pó, eles vêm e vão, pois só a verdade permanece.
2. Podes imaginar o que é um estado mental sem ilusões? Como ele seria? Tenta te lembrar quando houve um momento - um minuto talvez, talvez até menos - em que nada surgiu para interromper tua paz, em que tiveste certeza de que eras amado e estavas em segurança. Tenta, então, visualizar como seria ter este momento estendido ao fim do tempo e à eternidade. Em seguida, deixa que a sensação de paz que sentiste seja multiplicada cem vezes e, depois, multiplicada cem vezes mais.
3. E, agora, tens uma ideia, não mais do que um leve indício, do estado em que tua mente descansará quando a verdade vier. Sem ilusões não pode haver nenhum medo, nenhuma dúvida e nenhum ataque. Quando a verdade chega toda a dor acaba, pois não há espaço para que pensamentos passageiros e ideias mortas permaneçam em tua mente. A verdade ocupa tua mente por completo, liberando-te de todas as crenças no efêmero. Elas não têm nenhum espaço porque a verdade veio e elas não estão em lugar algum. Não podem ser encontradas porque agora a verdade está em todos os lugares para sempre.
4. Quando a verdade chega, ela não fica por um instante para desaparecer ou para se transformar em alguma outra coisa. Ela não muda e nem altera sua forma, nem vem e vai e vai e vem de novo. Ela fica exatamente como sempre foi, e se pode contar com ela em toda necessidade, e se ter confiança perfeita nela em todas as aparentes dificuldades e dúvidas que geram as aparências que o mundo apresenta. Elas simplesmente se retirarão quando a verdade corrigir os erros em tua mente.
5. Quando a verdade chega, ela abriga em suas asas a dádiva da fidelidade perfeita e do amor que não vacila diante da dor, mas olha para além dela, com serenidade e certeza. Eis aqui a dádiva da cura, pois a verdade não precisa de nenhuma defesa e, por isto, nenhum ataque é possível. As ilusões podem ser trazidas à verdade para serem corrigidas. Mas a verdade permanece muito além das ilusões e não pode ser levada a elas para transformá-las em verdade.
6. A verdade não vem e vai, nem muda, nem varia, ora com uma aparência, ora com outra, esquivando-se de ser apreendida e fugindo à compreensão. Ela não se esconde. Ela fica na luz, exposta, obviamente acessível. É impossível que qualquer um possa buscá-la verdadeiramente e não ser bem-sucedido. Este dia pertence à verdade. Dá à verdade o que é dela por direito e ela te dará o que é teu. Não foste feito para sofrer e morrer. Teu Pai quer que estes sonhos desapareçam. Deixa que a verdade corrija todos eles.
7. Não pedimos aquilo não temos. Pedimos simplesmente aquilo que nos pertence, para podermos reconhecê-lo como nosso. Hoje praticamos sob a atmosfera feliz da certeza que nasce da verdade. Os passos trêmulos e trôpegos da ilusão não são nossa atitude hoje. Estamos tão certos do sucesso quanto estamos certos de que vivemos e temos esperança e respiramos e pensamos. Não duvidamos de que caminhamos com a verdade hoje e de que contamos com ela para tomar parte em todos os exercícios que fizermos neste dia.
8. Começa pedindo, Àquele Que vai contigo nesta tarefa, que Ele esteja em tua consciência enquanto vais com Ele. Tu não és feito de carne e sangue e ossos, mas foste criado pelo mesmo Pensamento que deu a dádiva da vida a Ele também. Ele é teu Irmão e tão idêntico a ti que teu Pai sabe que Vós sois o mesmo. É a teu Ser que pedes que vá contigo, e como Ele poderia estar ausente do lugar em que estás?
9. A verdade corrigirá, em tua mente, todos os erros que te dizem que poderias estar separado d'Ele. Hoje tu falas com Ele e fazes a promessa de deixar que a função d'Ele se realize por teu intermédio. Compartilhar a função d'Ele é compartilhar Sua alegria. Sua confiança está contigo, enquanto dizes:
A verdade corrigirá todos os erros em minha mente,
E eu descansarei n'Aquele Que é meu Ser.
Deixa, então, que ele te conduza suavemente à verdade, que te envolverá e te dará uma paz tão profunda e serena que voltarás ao mundo habitual com relutância.
10. E, não obstante, ficarás contente em olhar para este mundo mais uma vez. Pois trarás contigo a garantia das mudanças que a verdade, que vai contigo, trará ao mundo. Elas aumentarão com cada dádiva de cinco breves minutos que deres, e os erros que envolvem o mundo serão corrigidos à medida que permitires que sejam corrigidos em tua mente.
11. Não te esqueças de tua função para hoje. Cada vez que disseres com confiança a ti mesmo, "A verdade corrigirá todos os erros em minha mente", falarás por todo o mundo e por Aquele Que quer liberar o mundo, da mesma forma que Ele quer te libertar.
*
COMENTÁRIO:
Proponho-lhes começar a reflexão a respeito da ideia que a lição deste sábado, dia 17 de abril, quer que pratiquemos pensando em uma frase de Guimarães Rosa, que diz: "Só há explicações simples para o manejo das coisas, as pessoas fogem sempre de si". Isto é, em geral, sabemos aonde procurar a verdade, mas a evitamos. Em geral, sabemos o que precisamos fazer, mas teimamos, aconselhados pelo ego, em fazer aquilo que nos afasta de nós mesmos e nos separa dos outros, por consequência.
Como dizia uma lição anterior, ainda temos receio do que podemos encontrar em nós, quando nos voltarmos para nós mesmos em busca da verdade, que só pode estar lá. Iludidos, enganados pelo ego e pelo mundo ilusório que nos apresenta a percepção, acreditamos que podemos, de fato, mudar a criação e as criaturas, privando-as da inocência e da pureza que sua condição natural. Acreditamos que podemos nos ter transformados em monstros, impuros e cobertos de pecados que não merecem perdão, porque não há perdão possível para o que pensamos ter feito.
Não podemos! O Filho de Deus foi, é e será sempre como Deus O criou. Nada do que façamos, na ilusão da separação, pode manchá-lo, condená-lo a uma condição que não seja a de, mais dia menos dia, viver a alegria e a felicidade perfeitas, que são a Vontade de Deus para ele. E, por extensão, para todos e cada um de nós.
Podemos encerrar este comentário, preparando-nos para as práticas, com uma observação de Nilton Bonder que diz o seguinte: "... todos os grandes avanços no campo do pensamento do homem sobre si mesmo serão sempre dessa ordem: falar distintamente sobre o já sabido". O que fecha a ideia inicial. Não há nada a se buscar fora de nós mesmos. Não existe nada fora de nós mesmos. Por isto, precisamos praticar a ideia de que só "a verdade corrigirá todos os erros em minha mente", para aceitá-la primeiramente, aprendendo-a aos poucos, sem receio de quaisquer ilusões que ainda tenhamos a nosso respeito. Nenhuma delas é verdadeira. Só a verdade pode nos salvar. Não há para onde correr. Não há por onde fugir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário