domingo, 11 de abril de 2010

A condição natural dos Filhos de Deus

LIÇÃO 101

A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.

1. Continuaremos, hoje, com o tema da felicidade. Esta é uma ideia fundamental para se compreeder o que a salvação significa. Tu ainda acreditas que ela pede sofrimento como penitência por teus "pecados". Isto não é verdade. No entanto, tens de pensar que é, enquanto acreditares que o pecado é real e que o Filho de Deus pode pecar.

2. Se o pecado for real, então a punição é justa e não se pode escapar dela. Desta forma, não se pode comprar a salvação a não ser pelo sofrimento. Se o pecado for real, então a felicidade tem de ser ilusão, pois ambos não podem ser verdadeiros. Os pecadores só garantem morte e dor e é isto que eles pedem. Pois eles sabem que isto os espera e os buscará e os achará em algum lugar, em algum momento, de alguma forma que saldará a dívida que têm para com Deus. Em seu medo, eles querem escapar d'Ele. E, não obstante, Ele os perseguirá e eles não podem escapar.

3. Se o pecado for real, a salvação tem de ser dor. A dor é o custo do pecado e não se pode jamais escapar do sofrimento, se o pecado for real. A salvação tem de ser temida, pois ela matará, ainda que lentamente, e levará tudo embora antes de conceder o benefício agradável de morte a vítimas que são pouco mais do que ossos antes que a salvação fique saciada. Sua ira é ilimitada, impiedosa, mas inteiramente justa.

4. Quem buscaria punição tão cruel? Quem não fugiria da salvação e não tentaria abafar a Voz que a oferece de todas as formas que pudesse? Por que alguém tentaria aceitar Sua oferta? Se o pecado for real, sua oferta é a morte, e distribuída de maneira cruel para corresponder aos desejos perversos dos quais o pecado nasceu. Se o pecado for real, a salvação se transforma em teu inimigo implacável, a maldição de Deus sobre ti, que crucificas o Filho d'Ele.

5. Tu precisas dos períodos de prática hoje. Os exercícios ensinam que o pecado não é real e que tudo o que acreditas que tem de vir do pecado nunca acontecerá, porque não tem nenhuma causa. Aceita a Expiação com uma mente aberta, que não acalenta nenhuma crença duradoura de que transformaste o Filho de Deus em um demônio. O pecado não existe. Praticamos com este pensamento tantas vezes quanto pudermos hoje, porque ele é a base para a ideia de hoje.

6. A Vontade de Deus para ti é a felicidade perfeita porque o pecado não existe, e o sofrimento é infundado. A alegria é justa e a dor é apenas um sinal de que te interpretas mal. Não temas a Vontade de Deus. Mas volta-te para ela confiante de que ela te libertará de todas as consequências que o pecado forjou com imaginação febril. Dize:

A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
O pecado não existe; não tem nenhuma consequência.

Deves começar assim teus períodos de prática e tentar, em seguida, mais uma vez, achar a alegria que estes pensamentos trarão a tua mente.

7. Dá estes cinco minutos alegremente para retirar a carga pesada que depositaste sobre ti mesmo com a crença insana de que o pecado é real. Escapa da loucura hoje. Tu estás na estrada da liberdade e agora a ideia de hoje traz asas para acelerar teu avanço, e esperança para ires ainda mais depressa em direção à meta esperada da paz. O pecado não existe. Lembra-te disto hoje e dize a ti mesmo sempre que puderes:

A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
Esta é a verdade porque o pecado não existe.

*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, 11 de abril, depois de ultrapassarmos o centésimo dia de práticas, a ideia que o Curso traz nos revela em definitivo qual é a Vontade de Deus para cada um e para todos nós. Não há nada a temer. Tudo o que podemos esperar é alcançar a meta que se desenrola a nossa frente.

Deus vai conosco aonde formos. E a alegria que Ele reserva para nós está sempre ao nosso alcance, basta nos lembrarmos da ideia que praticamos hoje. Basta que nos lembremos de nossa função. Basta que nos lembremos de que a salvação e o perdão são a mesma coisa. E que ambos são nossa função.

Basta que tenhamos em mente que nossa vontade e A de Deus são uma só e a mesma. Basta que nos lembremos de que tudo o que precisamos fazer é aceitar a Vontade de Deus para nós. Isto significa aceitar nosso papel em Seu plano para a salvação. Isto significa aceitar a alegria que é nossa condição natural de Filhos de Deus.

Pratiquemos, portanto.

2 comentários:

  1. Oi Moises,

    no meio a tantas visitas acabei me esquecendo de escrever aqui, mas aqui estou eu.
    Ficamos muito feliz em conhece-lo pessoalmente, na sua casa aconchegante, obrigada por nos receber.

    Nao sei se dara para ir nas reunioes mas minha irma talvez va, vc pode passar novamente o endereco das reunioes do UCEM na pompeia e melhor pra gente (mais perto).
    Continuo acompanhando as licoes aqui, e praticando.

    Um grande abraco
    Bj
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Dani.

    O pessoal lá da terça está ansioso para conhecer você, mas se não der não deu, fazer o quê?

    Na Pompeia o endereço é Rua Cajaíba, 696. Começamos às 17:30 horas nas segundas-feiras.

    Na Vila Mariana, o novo endereço é Rua França Pinto, 186. É um prédio e e meio difícil de ver a numeração, mas fica a cerca de dois quarteirões da Estação Ana Rosa do Metrô. Lá começamos às 20 horas, nas terças-feiras.

    Quem sabe você consegue ir com a Renata amanhã e depois a Renata passa a frequentar o grupo da Pompeia.

    Obrigadão.

    Estou aguardando a foto também.

    ResponderExcluir