domingo, 22 de julho de 2012

Uma experiência de mundo capaz de incluir tudo


LIÇÃO 204

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (184) O Nome de Deus é minha herança.

O Nome de Deus me lembra de que sou Seu Filho, não escravo do tempo, livre das leis que governam o mundo de ilusões doentias, livre em Deus, um com Ele para todo o sempre.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.


*

COMENTÁRIO:

Neste domingo, dia 22 de julho, a ideia que vamos praticar em nossa revisão revela a verdadeira herança a que temos direito na condição de filhos de Deus. Ela complementa e estende a ideia das práticas de ontem. Por isso, repetindo o que eu já disse várias vezes antes, gostaria de lembrá-los de que, assim como herdamos, de nossa família terrena, um nome que é o que nos acompanha desde o nascimento até o fim de nossa existência na forma humana, o fato de sermos Filhos de Deus também nos dá o direito de carregar o Nome d'Ele, até mesmo durante o tempo em que permanecemos em contato com o corpo que nos serve de veículo neste mundo. 

É preciso que nos lembremos ainda de que, quando nos decidimos, de fato, a voltar nossa vida "completamente para Deus", podemos ter a impressão de que alguns dos relacionamentos que mantemos, e que se baseiam na busca da satisfação no mundo, acabam. 


Algumas das pessoas que conhecemos e com quem convivemos até então se afastam e mostram uma espécie de não-reconhecimento, quando não um tipo de rejeição, àquilo [à ameaça] que passamos a representar a seus egos [o falso eu, a imagem que fazem de si], quando resolvemos aceitar nosso papel no plano de Deus para a salvação do mundo.

Uma das lições que já praticamos diz que "só o plano de Deus para a salvação funcionará". Quando reconhecemos isso, entendendo o fato de que, como também diz Keating, "somente a experiência de Deus pode colocar em perspectiva todas as outras formas de prazer ou as promessas de felicidade que várias criaturas [no e do mundo] nos proporcionam". 


O que o Curso pede que façamos não é abandonar o mundo ou as coisas e pessoas e criaturas do mundo. O que ele nos pede é que olhemos para o mundo de modo diferente, que olhemos primeiro para nós mesmos para encontrar as dádivas que recebemos, a fim de que sejamos capazes de oferecê-las, da mesma forma que Deus as oferece a todos e a cada um de nós.

Há ainda um texto que já mencionei outras vezes, intitulado "Estabelecer a meta", na página 388, para quem tem o livro, que fala claramente da necessidade de tomarmos a decisão de viver para a verdade, aceitando e reconhecendo a Vontade de Deus de alegria e paz completas para nós como nossa própria vontade. Se estabelecemos a verdade como meta, toda e qualquer situação que se apresentar vai ser vivenciada como significativa para nos levar na direção dela.

O que eu acho que posso dizer, depois de quinze anos em contato com o curso e mais de doze com as práticas diárias, é que quando escolhemos de verdade voltar "nossas vidas completamente para Deus", vamos ser capazes, a partir da fidelidade a nós mesmos e a nossa decisão de praticar diariamente lembrar de Deus, em nós, de perceber que tudo e todos a nossa volta são manifestações do mesmo divino que nos define. 


Vamos finalmente aprender que a separação nunca existiu, não existe e não poderá jamais existir. É isso que vai nos permitir construir uma experiência de mundo diferente. Uma experiência que não exclui nada, mas, ao contrário, inclui tudo. 


OBSERVAÇÃO: Quem estiver atento vai perceber que este comentário é praticamente o mesmo feito para esta lição no ano passado, apesar das pequenas e necessárias modificações que fiz. Boa prática a todos!

2 comentários:

  1. Querido Moisa, estou quietinha aqui, porém, continuo prAticando e lendo seus lindos comentArios.
    Obrigada
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida,

      Bom saber que você ainda está aqui. Melhor ainda que continua com as práticas.

      Obrigado pelas palavras carinhosas.

      Beijos.

      Excluir