sábado, 28 de julho de 2012

A escolha que nos cabe fazer por direito de filhos



LIÇÃO 210

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (190) Escolho a alegria de Deus em vez da dor.

A dor é uma ideia minha. Não é um Pensamento de Deus, mas um pensamento que tive separado d'Ele e de Sua Vontade. A Vontade d'Ele é alegria e apenas alegria para Seu Filho. E é isto que escolho em lugar do que fiz.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

A ideia da lição 190 - Escolho a alegria de Deus em vez da dor. - é a ideia para nossas práticas neste sábado, dia 28 de julho. Esta escolha é a decisão que precisa ser feita agora, de acordo com o que lhes disse ontem. Uma decisão que precisamos tomar e reafirmar a todo instante, minuto após minuto, hora após hora, dia após dia. Uma escolha que podemos manter simples e facilmente com as práticas diárias.

Como eu disse antes, esta é uma escolha que nos oferece uma forma simples de manter a vigilância sobre os pensamentos, pois sempre que algo em nossa mente parece - uma ideia, um pensamento, um medo, um arrepio indefinível, por menos que dure, - nos afastar da alegria a vigilância sobre nossos pensamentos vai permitir que sejamos capazes de perceber que nos afastamos daquilo que, segundo o Curso, é a Vontade de Deus para nós, que é também a nossa. Esta é uma escolha que nos cabe fazer por direito de filhos de Deus.

A dor, o sofrimento, a morte, a miséria, a escassez, a escuridão, a fome, a discórdia e todos os aparentes "males" do mundo são apenas efeitos de nossos pensamentos que "criam" de modo equivocado - mais certo seria dizer inventam. São efeitos da crença na ideia de que é possível fazermos qualquer coisa separados de Deus. 

As práticas de hoje, portanto, nos oferecem de novo mais um instrumento para o aprendizado e a prática do "orai e vigiai" a que nos exorta o texto biblíco desde muitos anos. Se aprendermos a manter uma vigilância constante e permanente sobre os pensamentos, livrando-os de qualquer sombra de medo,  já não haverá possibilidade de que eles "criem" de forma equivocada, pois a sintonia com o Pai será ininterrupta e seremos capazes da comunicação perfeita com Ele.


Às práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário