terça-feira, 24 de julho de 2012

Por que as profecias quase sempre se realizam?



LIÇÃO 206

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (186) A salvação do mundo depende de mim.

Deus me confiou Suas dádivas, porque sou Seu Filho. E quero levar Suas dádivas aonde Ele deseja que elas estejam.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

Vocês já se deram conta de, já repararam, que a maioria das profecias sempre se realizou, ou quase sempre se realiza e de que é bem possível que aquilo que se prenuncia vai, quase que com certeza, nalgum momento, se realizar? 


Por quê? - vocês hão de se perguntar. 


O que se pode dizer a respeito? O que se pode pensar? 


Ao fazer a pergunta que abre este comentário, lembrei-me de um filme relativamente recente, intitulado "O Pagamento", com Ben Affleck e Uma Thurman, ao mesmo tempo em que me veio à lembrança o título que dei ao comentário a esta lição no ano passado. Lembram? 


É óbvio que, de acordo, com o ensinamento do UCEM o que vivemos neste mundo não passa de ilusão, porque o mundo só existe como projeção daquilo que pensamos, para materializar as informações, as experiências, as situação pelas quais queremos - e pensamos precisar - passar  para confirmar aquilo em que acreditamos a respeito de mundo e a nosso próprio respeito. 


Na verdade, a partir disto, é bastante lógico se concluir que tudo aquilo que pensamos, tudo aquilo em que acreditamos vai se concretizar, quer neste momento, quer em algum momento do futuro, próximo ou distante, uma vez que nossos pensamentos, nossas crenças, nossos medos, se materializam em forma de experiências, problemas, situações por que precisamos passar, como eu disse acima, para confirmar que temos razão para acreditar naquilo em que acreditamos. 


É por esta razão que o protagonista do filme chega à conclusão de que é necessário se destruir a máquina que ele tinha criado - uma máquina que podia prever o futuro. Pois o futuro tende a materializar aquilo que prevemos, se acreditamos na previsão. Embora, no fundo, saibamos que o que o mundo nos oferece é apenas uma experiência de ilusões, baseadas na imagem de nós mesmos que inventamos - o falso eu, o ego do Curso -, que não é o que somos de fato, é esta experiência de ilusões que compõe a aparente realidade que o mundo nos apresenta. 


É apenas modificando nossas crenças que podem modificar a experiência das ilusões, a experiência deste mundo, transformando-o no lugar para viver "o sonho feliz", em lugar de lidar com um pesadelo que se torna a cada dia mais apavorante, a se acreditar nas previsões dos pessimistas de plantão. 


Assim é que chegamos à ideia para as práticas deste dia 24 de julho, terça-feira, que nos ensina que A salvação do mundo depende de mim. Para que possamos aprender a vigiar nossos pensamentos, para que a ilusão de mundo que construímos para nós mesmos e para todos os que habitam este mundo conosco seja a ilusão de um mundo perdoado, um mundo de alegria, de paz e de amor. 


Às práticas?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário