sábado, 16 de julho de 2011

Vivemos para lembrar de ser o que somos

LIÇÃO 197

Só posso ganhar a minha gratidão.

1. Eis aqui o segundo passo que damos para libertar nossa mente da crença em uma força externa contrária a tua. Fazes esforços de bondade e de perdão. No entanto, tu os transformas em ataque novamente, a menos que encontres gratidão externa e agradecimentos generosos. Tuas doações têm de ser recebidas com reverência a fim de que não sejam retiradas. E, assim, pensas que as dádivas de Deus, na melhor das hipóteses, são empréstimos; na pior, enganos que te privariam de defesas para garantir que quando Ele atacar não deixe de matar.

2. Quão facilmente aqueles que não sabem o que seus pensamentos podem fazer confundem Deus e culpa. Nega tua força e a fraqueza tem de se tornar a salvação para ti. Vê a ti mesmo como prisioneiro e as grades se tornam teu lar. E também não deixarás a prisão ou reivindicarás tua força até que culpa e salvação não sejam vistas como uma só e que liberdade e salvação sejam vistas como unidas, com a força a seu lado para ser buscada e reclamada, e encontrada e plenamente reconhecida.

3. O mundo tem de te agradecer quando lhe ofereces a liberação de tuas ilusões. Contudo, teus agradecimentos também te pertencem, pois a liberaão do mundo só pode refletir a tua. Tua gratidão é tudo o que tuas dádivas pedem, para serem uma oferenda duradoura de um coração agradecido, livre do inferno para sempre. É isto que queres desfazer tomando de volta tuas dádivas porque não foram reconhecidas? És tu quem as reverencia e lhes dá os agradecimentos devidos, pois és tu quem recebe as dádivas.

4. Não importa se outro considera tuas dádivas indignas. Em sua mente, há uma parte que se junta a tua para te agradecer. Não importa se tuas dádivas parecem perdidas e inúteis. Elas são recebidas aonde são dadas. Em tua gratidão elas são aceitas universalmente e reconhecidas com gratidão pelo Coração do Próprio Deus. E tuas as tomarias de volta se Ele as aceitou com gratidão?

5. Deus abençoa toda dádiva que Lhe dás e toda dádiva é dada a Ele, porque ela só pode ser dada a ti mesmo. E aquilo que pertence a Deus tem de ser d'Ele Mesmo. No entanto, nunca perceberás claramente que as dádivas d'Ele são certas, eternas, imutáveis, infinitas, que dão eternamente, estendendo amor e somando-se a tua alegria sem fim, enquanto perdoares apenas para atacar mais uma vez.

6. Retira as dádivas que dás e pensarás que aquilo que te foi dado foi retirado de ti. Mas aprende a deixar que o perdão afaste os pecados que pensas ver fora de ti mesmo e não poderás jamais pensar que as dádivas de Deus são apenas emprestadas por algum tempo antes que Ele as tome de volta novamente na morte. Pois a morte, então não fará nenhum sentido para ti.

7. E, com o fim desta crença, o medo acaba para sempre. Agradece a teu Ser por isto, pois Ele é grato a Deus e Ele agradece por ti a Si Mesmo. Cristo ainda virá a todos que vivem, pois todos têm de viver e se mover n'Ele. O Ser que Ele é está seguro em seu Pai, porque a Vontade d'Eles é a Mesma. A gratidão d'Eles a tudo o que Eles criaram não tem fim, pois a gratidão continua a ser uma parte do amor.

8. Graças sejam dadas a ti, o Filho santo de Deus. Pois da forma pela qual foste criado, conténs todas as coisas em teu Ser. E tua ainda és como Deus te criou. E também não podes turvar a luz de tua perfeição. O Coração de Deus está assentado em teu coração. Ele gosta de ti porque tu és Ele Mesmo. Toda a gratidão te pertence, em razão do que és.

9. Dá graças do mesmo que recebes. Liberta-te de toda ingratidão a qualquer pessoa que torna teu Ser completo. E ninguém fica fora deste Ser. Dá graças por todos os incontáveis canais que estendem este Ser. Tudo o que fazes é dado a Ele. Tudo o que pensas só podem ser os Pensamentos d'Ele, ao compartilhar com Ele os Pensamentos santos de Deus. Conquista agora a gratidão que negaste a ti mesmo quando esqueceste a função que Deus te deu. Mas não penses nunca que Ele deixa de dar graças a ti alguma vez.

*

COMENTÁRIO:

Vocês conhecem aquele ditado: "quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece"? Pois é verdadeiro. Quanto mais voltamos nossa atenção para práticas que visem a nos livrar de alguma coisa como indesejável, sem reconhecê-la, aceitá-la, acolhê-lha e agradecer por ela, tanto mais reforçamos a probabilidade de que ela continue a se apresentar a nossa experiência.

Mas acredito que o ditado também serve se encarado de forma afirmativa. Isto é, quanto mais voltamos a atenção para aquelas coisas que queremos alcançar, a partir da entrega de tudo e de todos ao espírito, tanto mais as coisas e pessoas que se apresentam vêm reforçar o aprendizado, ressaltando um ponto aqui, outro ali. Para nos mostrar sempre de forma mais clara aquilo que precisamos aprender.

Por essa razão apenas, porque me parece que o que eu queria dizer a respeito desta lição é exatamente o que disse antes, vou reprisar mais uma vez o comentário feito para esta lição no ano passado, com algumas pequenas modificações. Aí vai:

Vale a pena lembrar aqui o poema que trata da possibilidade de uma relação livre do engaiolamento que, em geral, buscamos em todas as relações, com tudo e com todos. O poema que citei algumas lições atrás [no ano passado]:

Eu sou eu.
Você é você.
Eu não estou neste mundo para atender
as suas expectativas.
E você não está no mundo para atender
as minhas expectativas.
Eu faço a minha coisa.
Você faz a sua.
E quando nos encontramos
É muito bom.

É para isto que lição deste sábado, dia 16 de julho, chama nossa atenção. Lembrando-nos de outra lição que diz: "tudo o que dou dou a mim mesmo", a ideia de hoje remete ao pensamento de que "só posso ganhar minha própria gratidão". Isto quer dizer que tudo o que vivo tem de ser vivido apenas para minha própria satisfação, para minha própria alegria e para minha própria salvação.

Num dos volumes da trilogia Conversando com Deus, falando pelas palavras de Neale Donald Walsch, Deus afirma que a única responsabilidade que qualquer pessoa tem é apenas para consigo mesma. Isto é egoísmo? Para o sistema de pensamento do ego, talvez. Porém, se pensarmos bem, veremos que não. Pois tudo começa em nós mesmos. Em cada um de nós.

Lembro-me de ler em um de seus livros, Uma Sabedoria Incomum, se não me engano, que, após uma palestra de Krishnamurti, Fritjof Capra foi se aconselhar com ele a respeito da questão para a qual ansiava por uma resposta. Sua questão era: "Como posso ser um cientista e ainda assim seguir seu conselho para interromper o pensamento e libertar-me do conhecido?"

Capra conta que Krishnamurti, sem hesitar, respondeu a sua pergunta em dez segundos, e de um modo que resolveu completamente seu problema. A resposta foi: "Primeiro você é um ser humano e depois um cientista. Antes você tem de se tornar livre, e essa liberdade não pode ser atingida por meio do pensamento. Ela é atingida pela meditação - a compreensão da totalidade da vida, em que cessam todas as formas de fragmentação".

Resumindo, vivemos para aprender a, ou lembrar de, ser o que somos. Isto aprendido, só podemos viver para o que somos, para o Ser. As práticas das lições são o equivalente da meditação neste nosso mundo de pressas e prazos e atribulações. Elas nos proporcionam alguns intantes a cada dia para nos voltarmos para o divino em nós mesmos em busca da "compreensão da totalidade da vida", livres de pensamentos e de expectativas, livres de "todas as formas de fragmentação". Pois, voltando a algo a que já me referi antes, ficar livre dos pensamentos é alcançar aquele estado de espírito no qual abandonamos todos os esforços para compreender a vida a partir do intelecto.

Pois, de acordo com D. T. Suzuki, "a mente que não compreende é o Buda; não existe outra".

4 comentários:

  1. "Graças sejam dadas a ti, o Filho Santo de Deus. Pois da forma pela qual foste criado, conténs todas as coisas em teu Ser. E tua ainda és como Deus te criou. E também não podes turvar a luz de tua perfeição. O Coração de Deus está assentado em teu coração. Ele gosta de ti porque tu és Ele Mesmo. Toda a gratidão te pertence, em razão do que és."
    Moisés,
    MARAVILHA !! PRATICAR, OBSERVAR, ENTREGAR, EXPERIENCIAR, VIVER SOB A LUZ E PROTEÇÃO DO PAI... GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  2. É isto aí, Helena, sem tirar nem pôr.

    O aprendizado pede o compromisso com a prática. O mundo busca nos ensinar cada vez mais a acreditar na separação.

    Só as práticas nos põem em contato com a verdade de nós mesmos, com o fato de que ainda somos como Deus nos criou.

    Obrigado por estar conosco e compartilhar sua gratidão. Nós também somos gratos.

    ResponderExcluir
  3. UAU, Mouss!
    Caprichou no comentário, hein?
    Este foi de arrasar de tão magnífico!
    Sigo praticando...
    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Nina...

    Também sigo praticando, na tentativa de aprender o que ensino e de só ensinar o que preciso aprender.

    Que bom que gostaste.

    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir