quarta-feira, 27 de julho de 2011

A vida só faz cumprir seu papel

LIÇÃO 208

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

1. (188) A paz de Deus brilha em mim agora.

Vou me aquietar e deixar que a terra se aquiete comigo. E, neste silêncio, encontraremos a paz de Deus. Ela está dentro do meu coração, que dá testemunho do Próprio Deus.

Eu não sou um corpo. Sou livre.
Pois ainda sou como Deus me criou.

*

COMENTÁRIO:

A ideia que vamos nesta quarta-feira, dia 27 de julho, pode nos ajudar a aprender a salvação e a estendê-la ao mundo, livrando-nos de todos os equívocos e permitindo que a luz de Deus brilhe sobre cada um e sobre todos nós. Aliás, isto é o que cada uma das ideias que praticamos nesta revisão pode fazer, se aprendida, aceita e aplicada, conforme o Curso nos diz.


Para aproveitar mais uma vez o comentário feito a esta lição antes gostaria de convidá-los a pensarem de novo da frase: "A vida é muito simples." O que isto lhes diz? Parece-lhes verdade? Ou lhes parece muito simplista dizer isto assim?
 
Na verdade, a partir do que sabemos de tudo o que recebemos como legado de inúmeros mestres, a vida é de fato muito simples. Nós é que a complicamos, é o que dizem quases todos. Cada um a complica a sua maneira própria. Fazendo dela um bicho-de-sete-cabeças, damos à vida uma complexidade que ela, em absoluto, não tem, se prestarmos atenção verdadeira a suas manifestações e desdobramentos.

A vida só quer ser o que é, cumprir seu papel, e é isso o que ela faz, diferentemente da maioria de nós, que se sente paralisada com apenas a menção de que é preciso antes de tudo ser, ou de agir no mundo a partir do que se é. Afinal, alguém sabe dizer o que somos?

A vida sempre cumpre seu papel independentemente daquelas dificuldades que atribuímos a seu desdobrar-se. Não há dificuldades para ela. Tudo e todos fazem parte do que ela é. Da mesma forma que tudo e todos são partes do que somos, na verdade.

Entretanto, naquilo que nos diz respeito, as coisas são diferentes. Muitas vezes, por medo de manifestar o que somos, ou por medo de ser aquilo que acreditamos ser no mais íntimo de nós mesmos, negamos a vida em nós. Passamos a cultivar, ao mesmo tempo, um medo e um desejo mórbidos de morte em qualquer das formas que acreditamos que ela se apresente. Matamo-nos uns aos outros e a nós mesmos das mais variadas maneiras.

Em nome do orgulho, como eu disse também no ano passado, deixamos de estender a mão a quem precisa receber algum conforto de nós. Em nome do medo, deixamos de nos mostrar, defendendo-nos constante e continuamente daquilo a que chamamos de ataques, mas que não passam de pedidos de ajuda. De pedidos de atenção instando-nos a mudar nossa forma de ver o mundo, a mudar nossa maneira de criar e construir o mundo, a mudar nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo para que ele possa experimentar a paz e a luz de Deus.

Pensemos nisso durante as práticas de hoje.

2 comentários:

  1. E isso Moisa! Deixa a vida ser o que e, deixa a vida me levar! Poe o sinto de seguranca e vai!!! Aproveite a viagem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Cris...

    É por isso que a gente aprende a dirigir e, depois de algum tempo, consegue fazê-lo sem a necessidade de prestar atenção aos movimentos das mãos ou dos pés.

    Sabemos que temos de curtir a viagem, de olhar para a frente, na direção para onde vamos. E podemos, às vezes, até parar e curtir a paisagem que se descortina, à medida que viajamos, passando pelos lugares.

    A vida se reveste de um novo sabor, um sabor que se renova quando somos capazes de deixar que ela seja o que é, reconhecendo, aceitando e acolhendo, agradecidos, tudo o que ela nos oferece. Porque, seja o que for que ela nos oferecer, ela só está nos dando aquilo que pedimos.

    Obrigado por comentar e ficar conosco.

    ResponderExcluir