segunda-feira, 11 de julho de 2011

A simples cortesia que o Espírito Santo nos pede

LIÇÃO 192


Tenho uma função que Deus quer que eu cumpra.

1. É a Vontade santa de teu Pai que tu O completes e que teu Ser seja o Filho sagrado d'Ele, puro como Ele para sempre, criado do amor, protegido no amor, estendendo amor, criando em seu nome, um com Deus e com teu Ser eternamente. Porém, o que tal função pode significar em um mundo de inveja, ódio e ataque?

2. Por isto tens uma função no mundo em seus próprios termos. Pois quem pode compreender uma linguagem muito fora de seu simples entendimento? O perdão descreve tua função aqui. Ele não é criação de Deus, pois é o meio pelo qual a falsidade pode ser desfeita. E quem perdoaria o Céu? No entanto, na terra, tu precisas do meio para abandonar as ilusões. A criação espera tua volta apenas para ser reconhecida, não para se completada.

3. A criação não pode nem mesmo ser concebida no mundo. Ela não tem sentido aqui. O perdão é o mais próximo da terra que ela pode vir. Pois, sendo natural do Céu, ela não tem absolutamente nenhuma forma. No entanto, Deus criou Alguém Que tem o poder de traduzir em forma aquilo que é completamente sem forma. O que Ele cria são sonhos, mas de um tipo tão parecido com o despertar que a luz do dia já brilha sobre eles e os olhos que já estão se abrindo têm as visões alegres que suas oferendas contêm.

4. O perdão olha de modo benigno para todas as coisas desconhecidas no Céu, vê-as desaparecerem e deixa o mundo um lousa limpa e sem marcas sobre a qual a Palavra de Deus pode agora substituir os símbolos sem sentido escritos aí anteriormente. O perdão é o meio pelo qual o medo da morte é vencido porque agora ele não exerce nenhuma atração violenta e a culpa desapareceu. O perdão permite que se perceba o corpo como ele é: um simples recurso de ensino, a ser deixado de lado quando o aprendizado estiver completo, mas que dificilmente muda de algum modo aqule que aprende.

5. A mente sem o corpo não pode cometer erros. Ela não pode pensar que morrerá, nem ser presa do ataque impiedoso. A raiva fica impossível e, então, onde está o terror? Que medos ainda poderiam assaltar aqueles que perderam a fonte de todo ataque, o centro da angústia e a morada do medo? Só o perdão pode aliviar a mente do pensamento de que o corpo é seu lar. Só o perdão pode devolver a paz que Deus pretendeu para seu Filho Santo. Só o perdão pode convencer o Filho a olhar novamente para sua santidade.

6. Com a ira anulada, tu, de fato, perceberás que, em troca da visão de Cristo e da dádiva da visão, não se pediu nenhum sacrifício e que apenas se retirou a dor de uma mente doente e torturada. Isto não é bem-vindo? É algo para se temer? Ou é algo a se esperar, para se encontrar com gratidão e para se aceitar com alegria? Nós somos um só e, por isto, não desistimos de nada. Mas, de fato, tudo nos foi dado por Deus.

7. Contudo, precisamos do perdão para perceber que isto é verdade. Sem a luz benigna do perdão, tateamos nas trevas, usando a a razão apenas para justificar nossa raiva e nosso ataque. Nossa compreensão é tão limitada que aquilo que pensamos entender é apenas confusão nascida do erro. Estamos perdidos em névoas de sonhos transitórios e de pensamentos assustadores, com nossos olhos bem fechados contra a luz; nossas mentes envolvidas na adoração daquilo que não existe.

8. Quem pode renascer em Cristo a não ser aquele que perdoa todos que vê, ou pensa, ou imagina? Quem poderia se libertar enquanto aprisionar alguém? Um carcereiro não é livre, pois está preso junto de seu prisioneiro. Tem de ter certeza de que ele não fugirá e, assim, passa seu tempo a vigiá-lo. As barreiras que limitam o prisioneiro passam a ser o mundo no qual seu carcereiro vive junto com ele. E é da liberdade dele que depende o caminho para a libertação de ambos.

9. Por isto, não aprisiones ninguém. Libera em vez de prender, pois assim tu te tornas livre. O caminho é simples. Todas as vezes que sentires uma punhalada de raiva, percebe claramente que seguras uma espada sobre tua cabeça. E ela cairá ou será desviada na medida em que escolheres ser condenado ou livre. Desta forma, cada um que parecer te tentar a ficar com raiva simboliza teu salvador da prisão da morte. E, assim, tu lhe deves gratidão em vez de dor.

10. Sê misericordioso hoje. O Filho de Deus merece tua misericórdia. É ele quem pede que aceites o caminho para a liberdade agora. Não o rejeites. O Amor de seu Pai por ele te pertence. Tua função aqui na terra é só perdoá-lo, para poderes aceitá-lo de volta como tua Identidade. Ele é como Deus o criou. E tu és o que ele é. Perdoa os pecados dele agora e verás que tu és um com ele.

*

COMENTÁRIO:

Todos nós temos uma função que Deus quer que cumpramos. Cada um de nós tem a sua em particular. E qual seria esta função? Qualquer uma que escolhermos. Deus não diz a cada um de nós qual é o lugar que lhe cabe em Seu plano para a salvação.

E o que Ele diz, então? Ele diz que tudo o que precisamos é experimentar a paz e viver a alegria completa e perfeita em todos os momentos. Esta é a Vontade d'Ele para cada um de nós e para todos nós. E o que isso tem a ver com a nossa função?

Ora, já vimos isso anteriormente. Lembram? Voltem, por favor, às lições 65 e 66, que dizem que "minha única função é a que Deus me deu" e que "minha felicidade e minha função são uma coisa só". Pois bem, a ideia que praticamos nesta segunda-feira, dia 11 de julho, além de nos lembrar daquelas anteriores, reafirma que há uma função para cada um de nós que Deus quer que cumpramos.

Como fazer isso? Simplesmente escolhendo ser/fazer aquilo que nos coloca em contato constante com a alegria e com a paz perfeitas e completas em todas as situações e em todos os momentos. Só isso é cumprir a Vontade de Deus. Tudo o mais é ilusão e auto-engano.

Para, portanto, de atrapalhar! Pois parar de atrapalhar é tudo o que precisamos fazer para cumprir a função que Deus tem para nós. Parar de atrapalhar significa decidir-se a olhar para o mundo, e para tudo e todos que vivem nele, permitindo simplesmente que tudo seja exatamente como é. É esta simples cortesia que o Espírito Santo nos pede.

2 comentários:

  1. Mouss, sabe q a felicidade incomoda??? Estamos acostumados a "ter que sofrer" a alguma coisa dar errado...
    Outra licao, Nina hahahha
    Ha seculos estava procurando um tapete p minha casa, e esse fim de semana finalmente meu marido decidiu comprar, ha algum tempo queria fazer uma viagem para um lugar, hj decidimos marcar a viagem... Deixar as coisas acontecerem no seu tempo, e acreditar!!!! E ser feliz pelo hj, pelas experiencias!!!
    Cada vez mais me sinto no caminho certo da entrega para Deus, tb fazendo minhas limpezas com hoponopono pq a carne e fraca, e as memorias sao muitas!
    Beijos a todos!!,

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Cristiane.

    Como diz minha irmã, repetindo o que minha mãe dizia: "cochilou, o cachimbo cai"... rsrs.

    Mas, sim, é muito importante estar atento. Quanto mais melhor. Estar presente o tempo todo, ou a maior parte do tempo possível é o que nos coloca em contato com o instante santo e nos faz experimentar a eternidade.

    Quanto à entrega, é tudo o que precisamos fazer, se lembrarmos de que o Curso nos diz claramente que não precisamos fazer nada. Isto é, não é preciso fazer nada, basta deixar tudo nas mãos do Espírito Santo.
    Lembrando sempre, é claro, que isso significa entrar em contato com o divino em nós e deixar que ele decida. Pois só ele sabe o que é melhor para nós em toda e qualquer situação.

    Obrigado por ficar conosco e comentar.

    ResponderExcluir